Prevenção ao AVC é tema de palestra durante a Semana Municipal de Prevenção às Deficiências

A Prefeitura de São Sebastião, através das Secretarias da Pessoa com Deficiência e Idoso, Educação e Saúde, promoveu no auditório do Sindipetro, uma série de palestras dentro da programação da 12ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências. O evento foi direcionado para os profissionais e alunos das áreas de saúde e educação.

A primeira palestra abordou o tema “Prevenção das Deficiências no AVC”, ministrada pela Dra. Flávia Miyashira Kubo. Dentre os temas na palestra, foi destacada a importância da prevenção e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“A informação é sempre importante, e nunca é demais. É importante também informar a população, pois 90% dos casos de AVC poderiam ser evitados, se os pacientes se cuidassem adequadamente”, explicou a Dra. Flávia Miyashira

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil. Apenas em 2015, 100.520 pessoas morreram em decorrência da doença. Segundo os últimos dados catalogados pelo Ministério da Saúde 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados, sendo  possível prevenir por meio das seguintes ações: controlar a pressão alta; fazer exercícios físicos moderados cinco vezes na semana; ter uma dieta saudável e balanceada com mais frutas e verduras e menos sal; reduzir o colesterol; manter peso adequado; não fumar e evitar exposição passiva ao tabaco; reduzir a ingestão de álcool; identificar e tratar a fibrilação atrial; evitar diabetes, adotando acompanhamento médico; e conhecendo mais sobre o AVC.

A segunda palestra abordou o tema “Os desafios do envelhecimento no Brasil e os determinantes sociais de Saúde”, ministrada pelo professor Ms. Alexandre Machado Rosa. “A questão fundamental do envelhecimento, é que no Brasil está acontecendo de forma acelerada, aqui no Litoral temos uma população mais velha. O que nos traz um panorama do fenômeno do envelhecimento no mundo, suas consequências, e a necessidade de mudanças nesses paradigmas, uma delas é deixar de ver o “velho” como doente, e trazer mais cuidado a esse público”, explicou Rosa.

A ação é desenvolvida pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso em parceria com as secretarias da Educação, Saúde, Social e outros serviços e instituições; e o público alvo é a população em geral (pessoas com deficiência, instituições de ensino particulares e públicas, entre outros).

 

O evento prossegue até amanhã. Confira a programação:

 

27/08 – segunda-feira

Local: CRAS Costa norte

9:00h –  Prevenção e primeiros socorros em acidentes- Samu e Trânsito

Fábio Luiz Silva – SAMU e Renato Machiao – Trânsito

Local: CRAS Topolândia

14:00h – Prevenção e primeiros socorros em acidentes- Samu e Trânsito

Fábio Luiz Silva – SAMU e Renato Machiao – Trânsito

 

28/08 – terça-feira

Local: CRAS Boiçucanga

9:00h – Prevenção e primeiros socorros em acidentes- Samu e Trânsito

Fábio Luiz Silva – SAMU e Renato Machiao – Trânsito

Fonte: DEPCOM/PMSS

Crédito: Celso Moraes/PMSS