Preparação para redação do ENEM é tão importante, ou mais, do que para prova objetiva

Tutores disponibiliza curso para preparar estudantes que irão realizar o exame

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela gestão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mostram uma situação alarmante quanto ao desempenho na redação dos últimos dois anos do exame: em 2016 9.490.952 candidatos fizeram a prova, mas apenas 77 atingiram a nota mil. Em 2017, este número caiu para 53.

A banca de avaliação da prova está cada vez mais exigente e criteriosa, restringindo o número de notas máximas, que fazem a diferença na corrida pela tão sonhada vaga em uma universidade. Milhões de candidatos prestam o exame todos os anos, mas menos de 1% consegue a nota mil.

Para ajudar a preparar esses candidatos, a Tutores Educação Multidisciplinar disponibiliza um curso com técnicas para ajudar o aluno a elaborar uma redação no formato ENEM, no padrão dissertação-argumentação.

No curso o aluno irá avaliar o tema da redação, elaborar o projeto de texto e escolher uma tese, fazer uma primeira versão do texto e revisá-lo, e por último passar o rascunho a limpo.  Além dessas técnicas, a Tutores disponibiliza um curso preparatório ao aluno, para que ele se saia bem na prova do ENEM.

“Pretendemos dar alguns subsídios para que os alunos não cometam erros comuns que podem ser facilmente evitados e, assim, possam melhorar seu desempenho na prova”, explica a psicóloga e consultora pedagógica Ádrinne Uchôa.

O peso da redação no ENEM

Essa redação tem como objetivo avaliar as capacidades dos estudantes que não ficam claras em questões de múltipla escolha, como o desempenho na defesa de ideias em uma estrutura de argumentação. Durante a redação são avaliadas as competências: domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta, seleção das informações, construção da argumentação e proposta de intervenção.

“Além de ter o conhecimento da estrutura da redação, o aluno precisa se manter informado, ter argumentos sólidos para debater as suas ideias e saber expressar isso no papel”, explica a consultora pedagógica.

Conseguir uma boa nota na redação tem muito mais peso na média final do que gabaritar as questões objetivas, pois o ENEM conta com um sistema de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o foco é no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. O TRI segue um critério de avaliação do conhecimento do aluno medindo o número de erros e acertos, variando o valor das questões de acordo com o nível de dificuldade. Há uma divisão entre questões fáceis, médias e difíceis.

Dessa forma, a redação do ENEM é a única parte do exame em que a nota diz respeito a cada participante de forma exclusiva e particular, por isso o seu peso é tão grande na média final.

TUTORES EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Trata-se de uma filosofia de ensino que prioriza um atendimento empático e acolhedor para atender alunos com diversas dificuldades de aprendizagem. A Tutores do Brasil é pioneira na educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, com atuação há 10 anos no mercado e diversas franquias espalhadas no país. Em São Jose dos Campos está localizada na Avenida Andrômeda, 753, sala 45, Jardim Satélite. Telefones: (12) 3207-4866 ou (12)99684-7707. Ou fanpage https://www.facebook.com/tutoressjc

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons