Prefeitura vai realizar segundo Encontro de Combate à Violência contra o Idoso

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), realiza no dia 15 de junho, às 16h, na Igreja Matriz de São Sebastião, o II Encontro de Combate à Violência contra o Idoso.

O evento conta com o apoio do Conselho do Idoso, Comitê de Vigilância à Violência (Comviv), Faculti, Polvo, CCTI Ponta da Cruz e Lar Vicentino organizações da sociedade civil que atendem idosos e das secretarias de Desenvolvimento Humano, Educação e de Saúde.

Segundo a diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho, o encontro tem como objetivo dar destaque a esse tema tão importante, informando sobre as diferentes formas de violência, bem como orientando acerca de canais de denúncia.

O encontro terá início às 16h no Salão Paroquial da Igreja Matriz, Paróquia de São Sebastião, com uma palestra da delegada Júnia Cristina Leme Macedo, com o tema “A Violência no Âmbito da Família”. Em seguida, o professor, dançarino e coreógrafo Thiago Ferrarezi, idealizador do projeto Forró para Todos, com formação em gestão de pessoas, fará uma palestra e vivência abordando o tema “Relacionamento dom Idosos: Empatia e Humanização”.

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

“O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal, orientando e alertando a população sobre esta ocorrência tão séria em todo o mundo, inclusive em nosso município”, disse Juliana.

 

Segue a programação:

 

Data: 15/06 – Igreja Matriz

 

16h – Abertura

 

16h15 – Palestra “A violência no âmbito da família” – Junia Cristina Leme Macedo (Delegada de Polícia há 20 anos, Delegada de Defesa da Mulher em São Sebastião).

 

17h30 – Palestra e vivência “Relacionamento com idosos: empatia e humanização” – Thiago Ferrarezi (Professor, Daçarino e coreógrafo, idealizador do projeto “Forró para todos”, formação em gestão de pessoas).

 

Tipos de Violência

Para denunciar é importante conhecer quais são os tipos de violência, pois esta pode apresentar-se de várias maneiras. Um exemplo clássico é o abandono, que vai desde deixar o idoso no quartinho do fundo da casa, retirando-o do convívio e relações familiares, assim como ausência de prestar socorro necessário. Outros exemplos de violência são a negligência (recusa ou omissão de cuidados necessários, como dar medicamentos ou alimentação adequada); o abuso financeiro (exploração imprópria ou ilegal, ou o uso não consentido dos seus recursos financeiros e patrimoniais); a violência física (uso da força física contra o idoso, inclusive para fazê-lo realizar algo contrária a sua vontade); violência psicológica (agressões verbais e gestuais que provoque humilhação e/ou sofrimento mental); e por último, a violência sexual (caracterizada pela ameaça ou ato físico com o idoso).

Canais de denúncia

É muito importante incentivar que as pessoas denunciem os casos de violência contra os idosos para que os órgãos de defesa possam atuar. O nosso município já dispõe de espaços próprios para as denúncias, bem como orientação às vítimas de violência e seus familiares, tais como:

· Disque 100, número nacional para denúncias de violência;

· Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Rua Ubatuba, 256 – Vila Amélia Telefone: (12) 3892-2062

· Ministério Público –– Praça Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, s/nº – Centro – Tel. (12) 3892-1616 – gaemaln@mpsp.mp.br

· Defensoria Pública – Rua Emidio Orselli, 333 – Varadouro – Tel. (12) 3892-5500

· Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) – Rua Floriano Peixoto, 200 – Vila Amélia – Tel. (12) 3892-3632

· Guarda Civil Municipal (GCM) – Rua Sebastião Silvestre Neves, 185 – Centro – Tel. 3891-2143

· Secretaria da Saúde/Vigilância Epidemiológica, por meio de notificações compulsórias dos casos suspeitos por ocasião dos atendimentos na rede –  Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391 – 1º Andar – Centro – Tel. (12) 3891-3411 / 3891-3419 – e-mail: sesau.visa@saosebastiao.sp.gov.br

· Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso, R. Prefeito Mansuetto Pierotti, 391, loja 4, Centro – Tel. (12) 3891-3400 – email: sepedi@saosebastiao.sp.gov.br

· Conselho Municipal do Idoso – Rua Prefeito Mansuetto Pierotti, 391, loja 4, Centro – Tel.: (12) 3891-3400 – conselhodoidoso@saosebastiao.sp.gov.br

Crédito: Arnaldo Klajn|PMSS

Fonte: Thereza Felipelli|DEPCOM