Prefeitura recolhe 20 toneladas de materiais em residência de acumulador

O projeto de acumuladores compulsivos mantido pela Prefeitura de Taubaté chega ao quarto ano de atividades com o acompanhamento de 17 casos e a primeira ação judicial que totalizou no recolhimento de 20 toneladas de materiais em apenas uma residência esta semana.

A ação de remoção coercitiva de materiais, mediante ordem judicial, aconteceu nos dias 24 e 25 de julho. Uma equipe composta por 30 pessoas de diversos setores da prefeitura foi mobilizada.

Durante dois dias foram retiradas da residência de uma idosa de 71 anos portadora de acumulação compulsiva 20 toneladas de materiais inservíveis e entulhos. Ela teria acumulado esse material ao longo de cerca de 15 anos.

Todos os cômodos da casa, composta por área externa, sala, cozinha, banheiro e três quartos, estavam repletos. A idosa conseguia se deslocar pelo local por meio de trilhas formadas entre os materiais. Também foram encontradas larvas de insetos, roedores vivos e mortos, lacraias, baratas e  escorpiões. A idosa continuará sendo assistida por equipes multidisciplinares e intersetoriais para o desenvolvimento de estratégias de controle do transtorno e suas implicações.

A acumulação compulsiva compreende um transtorno psiquiátrico, em que as ações dos indivíduos colaboram para a proliferação de animais sinantrópicos e consequentemente das doenças por eles transmitidas.

Desde 2015, o Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté mantém em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (Sedis) o Projeto Intersetorial Acumuladores Compulsivos. As ações incluem o levantamento dos casos problemáticos, a criação e manutenção de vínculo com os portadores, ações de remoção de inservíveis e acompanhamentos intersetoriais. As atividades também contam com o apoio de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Imagens do vídeo com a remoção dos materiais pode ser conferida no link https://we.tl/YlE5estnqn

Foto:PMT

 

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons