Prefeitura realiza 1º Jogos Intercentros para Pessoas com Deficiência

A Prefeitura de São José dos Campos realiza a partir da próxima segunda-feira (29) a 1ª edição dos Jogos Intercentros PCD (Pessoa com Deficiência). O evento, que terá dois dias de competições, reunirá mais de 130 alunos das escolinhas de modalidades esportivas de cinco unidades mantidas pela Administração.

O local a sediar o primeiro dia dos Intercentros será o Centro Comunitário da Vila Industrial (Praça José Molina, s/n), na região leste, com abertura programada para 8h15. Em 10 de novembro, a partir das 9h, será a vez do Ginásio de Esportes Dom Pedro 1º (Rua Helenira Resende Nazareth, 151), na zona sul, receber os paratletas.

“É a primeira vez que tem um evento só pra eles (deficientes), porque na natação e no judô eles sempre participavam com uma ponta (de participação), como inclusão”, disse o professor Sandro Marcelo dos Santos, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, e um dos integrantes da comissão organizadora dos jogos.

Na Vila Industrial, haverá confrontos no karatê, judô e capoeira, além das provas da natação. Já no Dom Pedro 1º, as disputas serão na bocha adaptada. As competições estão organizadas nas categorias masculina, feminina e mista, além de estarem subdivididas pelo tipo da deficiência (física, visual e intelectual).

Estão inscritos um total de 136 competidores das seguintes unidades esportivas: Centro Poliesportivo Cerejeiras, Centro Comunitário Vila Industrial, Piscina do Parque Industrial, Praça de Esportes Pedro Otávio e Centro Esportivo Palmeiras de São José.

Todas as provas terão a supervisão e o auxílio de profissionais de Educação Física capacitados. Pais e outros convidados dos paratletas poderão acompanhar as competições.

Oportunidades

A Prefeitura de São José dos Campos oferece aulas gratuitas para 9 modalidades direcionadas às pessoas com deficiência, entre elas bocha adaptada, natação, capoeira, atletismo, judô, karatê, tênis de mesa, voleibol e estimulação global (destinado às pessoas com grau elevado de deficiência).

Para facilitar na identificação do nível em que o interessado deve ser inserido dentro da modalidade desejada, a Prefeitura disponibiliza um serviço de triagem com o acompanhamento de psicólogo, fisioterapeuta e um professor de Educação Física. A análise é realizada todas as segundas-feiras no Poliesportivo Altos de Santana, entre 8h e 11h, e no Poliesportivo Vila Tesouro, no mesmo dia, de 13h30 às 16h.

Os locais que estão atualmente com vagas para as aulas são os poliesportivos Jardim Cerejeiras, Vila Tesouro e Altos de Santana. Para os demais locais que as oferecem, é necessário entrar numa fila de espera virtual. A pré-inscrição para as modalidades deve ser feita pelo aplicativo São José Viva para dispositivos móveis com plataformas iOS e Android.

Capoeira é uma das cinco modalidades que terão disputas nos Jogos; competições serão realizadas em dois dias – Foto: PMSJC
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons