Prefeitura faz limpeza do leito e das margens do córrego Vidoca

Funcionários da Prefeitura realizam limpeza do córrego Vidoca, no trecho da região oeste – Foto: Charles de Moura/PMSJC

 

A Prefeitura de São José dos Campos vai concluir, até o próximo mês, a limpeza do leito e das margens do córrego Vidoca, no trecho da região oeste.

O serviço, que está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, consiste na retirada de mato, resíduos e terra acumulados das margens do córrego e na limpeza dos muros de contenção de gabião (estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas).

Esta ação preventiva reduzirá chance de futuros assoreamentos, que são o resultado do acúmulo, ao longo dos anos, de resíduos, entulho e até mesmo terra no fundo dos rios e córregos, que passam a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em época de grande quantidade de chuva.

O trabalho, executado pelo menos uma vez por ano, contribuirá ainda para assegurar a melhoria da fluidez do Vidoca e da drenagem das vias que passam ao lado do córrego, evitando empoçamentos e alagamentos quando chove e garantindo mais segurança para os motoristas.

No ano passado, a Prefeitura já havia recuperado as encostas do Vidoca nas proximidades da ponte da rotatória do Colinas.

Mais melhorias

Também em 2017, as equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade limparam os lagos dos bairros Parque Interlagos (sul) e Pousada do Vale (leste), além da lagoa do Santa Júlia (sudeste). O mesmo serviço foi executado nos canais das avenidas Mário Covas (sul) e Fundo do Vale (centro).

Por meio da Secretaria de Gestão Habitacional e Obras, também foram realizados os trabalhos de desassoreamento e limpeza dos principais córregos que integram a bacia do rio Paraíba, com a retirada de mais de 18 mil toneladas de resíduos.

No total, foram desassoreados cerca de 30 quilômetros de extensão de córregos e rios, sendo priorizados os trechos mais críticos que não receberam o atendimento há pelo menos dois anos.

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons