Prefeitura de São José inicia ação educativa nas ciclovias

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou nesta terça-feira (10) a Operação Ciclovia, que consiste num trabalho de conscientização não só com ciclistas, mas pedestres e motoristas para uma relação mais harmoniosa nas ciclovias. Trata-se de mais uma ação do Programa Sinal de Gentileza, lançado neste ano pela Administração.

Prefeitura de São José dos Campos

A ação desta terça-feira aconteceu na ciclovia da avenida Andrômeda, na região sul, onde agentes da mobilidade e representantes do setor de Educação para o Trânsito da Prefeitura conversaram e orientaram quem passava pelo local. O morador de Santana, na região norte, Everaldo Aparecido Soares, de 51 anos, foi uma das pessoas impactadas pela ação.

Sinal de Gentileza

“É ótimo e importante. Sempre ando nas ciclovias e, infelizmente, sempre há pedestres trafegando por elas, além de motoristas que entram nos retornos das avenidas sem olharem para ver se tem algum ciclista pela ciclovia”, disse Everaldo, que costuma andar por toda a cidade de bicicleta.

“Saí lá de Santana, trouxe o carro para fazer manutenção no Jardim América (região sul) e agora volto de bicicleta para lá,” completou o ciclista.

Na ação, os profissionais da Prefeitura orientam, por exemplo, o pedestre a não andar na ciclovia. Também aconselham ciclistas a evitarem andar pela via pública quando houver ciclovia.

Educação para um trânsito mais seguro

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo está investindo em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza.

São José Unida

Além dele, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau, para diversas ações em parceria, como nas próprias blitze da Lei Seca e nos bares da cidade.

Projeto Party

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.

Objetivo é melhorar a relação entre os usuários das vias públicas – Foto: Lucas Cabral/PMSJC