Prefeitura de Niterói amplia sua rede de vídeo monitoramento em parceria com a Oi

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), órgão da Secretaria de Ordem Pública de Niterói (RJ), reforça a segurança da cidade com a parceria da Oi para a implantação e monitoramento de 400 câmeras de segurança entre fixas, móveis, de leitura de placas e mais 80 botões de alerta, equipamento que envia mensagens e imagens em tempo real ao servidor de gerenciamento. O projeto, que tem como foco garantir a integridade do cidadão niteroiense, conta com a prestação de serviços da Oi que disponibiliza também rede de dados para o uso do processo de configuração e manutenção do sistema de conectividade do monitoramento urbano do CISP, que integra a polícia militar, polícia civil, guarda municipal e polícia rodoviária federal em uma mesma plataforma.

“Sem a solução integrada de TI e dados oferecida pela Oi teríamos o policial e o guarda municipal trabalhando em ruas cegas. Ela nos permite identificar as localidades dos delitos a partir das denúncias que nos chegam por meio da nossa Central de Atendimento 153. O monitoramento assertivo, em muitos casos, evita o crime. A qualidade do time de gestão e a confiabilidade da rede da companhia nos dá segurança para a prestação do serviço”, revela Cel. Gilson Chagas, Secretário de Ordem Pública de Niterói.

O projeto arrojado de melhoria de segurança pública de Niterói tem sinalizado resultados positivos, principalmente para a população. A iniciativa é reconhecida como case de sucesso ao oferecer solução integrada de dados e vídeo-monitoramento.  “O serviço prestado hoje pelo CISP tem atraído diversas prefeituras e órgãos públicos de outros estados nas esferas estadual e federal para conhecer as soluções, as ferramentas de controle, despachos das viaturas e monitoramento da cidade. Diante da nossa realidade, a gente pretende estender a parceria com a Oi para outras secretarias do governo municipal”, frisa o secretário.

Com o crescimento do projeto de vídeo monitoramento, o Centro Integrado de Segurança Pública reforçou também a estrutura de sua Central de Atendimento 153 ampliando de uma para três estações de atendimento. O canal funciona 24 horas e dá tratamento aos temas de ordem pública, resgate de animais, crimes, assistência social entre outros temas.

“O compromisso da Oi com a Secretaria de Ordem Pública de Niterói é oferecer nosso serviço de acompanhamento contínuo e funcionamento ininterrupto das câmeras de segurança espalhadas por toda cidade contribuindo com uma estrutura de segurança mais robusta e eficiente com benefícios diretos para a população. A Oi é referência no desenvolvimento e entrega de soluções modulares e integradas para a Segurança Pública do país. Além de Niterói, estamos presentes no CIOSP de Sergipe, Governo de Pernambuco e 190 no Rio de Janeiro”, ressalta Karin Camba, diretora de Negócios Corporativos do Rio de Janeiro.

Com a intenção de melhorar cada vez mais a qualidade de segurança da cidade, a Prefeitura adota o programa Pacto Niterói Contra à Violência que envolve toda a sociedade na busca de condições mínimas de segurança e ordem pública. Entre os objetivos do Pacto está a retomada da rotina saudável de convivência dos niteroienses. “Temos um longo caminho a trilhar, mas a certeza de que estamos avançando a cada dia”, finaliza Gilson Chagas.

A Oi é referência em inovação ao desenvolver soluções digitais integradas de TI e Telecom para o mercado corporativo. A companhia atende a 5 mil grupos entre empresas públicas e privadas, distribuídas pelo país, com soluções de Segurança, IoT, Big Data, Cloud e Data Center e serviços de dados e mobilidade.