Prefeitura de Caraguatatuba inaugura base do SAMU-192 na região Norte nesta quarta-feira (19/09)

Nesta quarta-feira (19/09), a Região Norte de Caraguatatuba ganha uma base fixa do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) para ampliar as possibilidades de socorro às emergências. A instalação da nova base é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde. A inauguração da obra será às 8h30.

Em 2017, quando ainda não tinha sede própria, a base da região Norte atendeu a 1.990 ocorrências durante todo o ano. Em 2018, de janeiro até a manhã desta segunda-feira (17), registrou 1.381 atendimentos, o que gerou uma média de 190 ocorrências por mês.

Agora, esta base contará com espaço próprio, localizado na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, e servirá de apoio para que todos os atendimentos daquela região sejam feitos de forma mais ágil.

Ao todo, o SAMU Caraguatatuba conta com 53 funcionários, entre médicos socorristas, profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem), condutores e agente administrativos. Todos estes são disponibilizados em todas as unidades do SAMU por meio de rodízio.

Estará disponível para a população da região Norte uma Unidade de Suporte Básico (ambulância) para os casos de urgências pré-hospitalares, com motoristas e enfermeiros em sistema de plantão 24 horas.

O veículo possui equipamentos de vias aéreas, oxigênioterapia, imobilização provisória, kit de parto de emergência, DEA (Desfibrilador Elétrico Automático), oxímetro de pulso e rádio comunicação digital direto com a Central de Regulação, por meio de orientação de médico regulador 24 horas.

O local terá dois dormitórios (masculino e feminino), dois banheiros privativos com fluxo de descontaminação, sala de estar, cozinha e área de cobertura para ambulância com saída independente automatizada.

Todas as ocorrências serão atendidas pela equipe da base descentralizada que realiza o diagnóstico do paciente e identifica se há necessidade de remoção para unidade especializada (Casa de Saúde Stella Maris) ou se o caso pode ser estabilizado no próprio Pronto Atendimento do Massaguaçu.

A Secretaria de Saúde informa que o investimento total da obra gira em torno de R$ 220 mil.

Atendimentos SAMU 192 de Caraguatatuba

Em 2018, o SAMU de Caraguatatuba já realizou um total de 9.647 atendimentos até o último domingo (16). Todas as emergências voltadas ao SAMU devem ser direcionadas ao 192, que acionará as equipes conforme cada chamado.

Atualmente, a Região Sul também conta com uma base na Subprefeitura do Porto Novo, que já atendeu 2.433 ocorrências somente em 2018 até às 7h desta segunda-feira (17). No local, o atendimento também é feito por uma Unidade de Suporte Básico.

PMC

#PraCegoVer: Coordenador do Samu Caraguatatuba, Arthur Aranha, junto ao prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior e o coordenador de enfermagem e responsável técnico do Samu, Marcelo Santana de Melo, conversam em frente à ambulância do Samu. Foto foi registrada dentro da ambulância e mostra o veículo por dentro-Fotos: Luis Gava/PMC