Prefeitura cria hortas verticais em unidades de saúde

O programa Hortas Comunitárias, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos em unidades de saúde, está sendo ampliado. Nos locais com pouco espaço e onde não é possível desenvolver os cultivos tradicionais, estão sendo implantadas as hortas verticais.

Prefeitura de São José dos Campos

Na última segunda-feira (25), foi implantada uma horta vertical na Unidade de Reabilitação Sul, no Jardim Satélite, para proporcionar acessibilidade aos pacientes.

Na próxima terça-feira (3), às 9h, ocorrerá uma oficina para implantação da horta vertical na Unidade de Reabilitação Leste, no Monte Castelo, na região central.

Hortas comunitárias

O programa Hortas Comunitárias transforma espaços ociosos em locais de cultivo que são cuidados por voluntários, usuários das unidades de saúde e funcionários.

O projeto também tem o objetivo de incentivar a organização de grupos da comunidade para o trabalho em regime de economia solidária como forma alternativa de produção de alimentos destinados aos membros das famílias e moradores do entorno.

O programa é desenvolvido pelas secretarias de Saúde (Programa de Nutrição) e de Urbanismo e Sustentabilidade (Assessoria de Educação Ambiental), com o objetivo de estimular a alimentação saudável e incentivar o cultivo de hortaliças, ervas e temperos, produzidas de forma orgânica.

Os terrenos que possuem hortas recebem mudas, ferramentas, composteiras, equipamentos de proteção individual, e sementes. Já os voluntários recebem treinamentos sobre como cultivar as horas.

Atualmente, o programa está presente em 36 estabelecimentos da Prefeitura, sendo 27 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), além de escolas municipais, CAPs Sul, CASP Centro-Norte, CRMI, sede da Secretária de Saúde e agora na Unidade de Reabilitação Sul.

As hortas verticais começaram a ser implantadas nas unidades onde não há espaço para cultivo; prática garante alimentação saudável, mais saúde e interação entre os munícipes e os profissionais da Prefeitura – Foto: Divulgação