Praças e áreas verdes de São José ganharão espaço canino

A Prefeitura de São José dos Campos lançou edital de licitação para a construção de 5 espaços caninos em praças e áreas verdes da cidade. A abertura das propostas acontece na próxima quarta-feira (30).

O projeto atende a demandas da população e tem por objetivo proporcionar uma área de livre acesso para que os cães possam ficar soltos e brincar livremente, sob a supervisão de seus responsáveis.

A proposta, que se encaixa no conceito de cidade para pessoas e de qualificação dos espaços urbanos, incentiva a socialização entre famílias e seus cães, promovendo mais convivência, atratividade e diversidade de usos nas praças e áreas verdes, gerando mais segurança e bem-estar para as pessoas.

Espaços caninos

Os espaços terão 2 metragens, com 400 ou 900 metros quadrados, conforme a área disponível no local da implantação.

Serão áreas gramadas, com a presença de árvores, ou incremento da arborização se necessário, visando favorecer o sombreamento, e com a instalação de bancos, lixeiras para depósito de dejetos, bebedouros caninos e equipamentos de treinamento e diversão (pneu, salto, passarela, obstáculos etc). O espaço terá dois portões de acesso, criando uma antecâmara, para impedir a fuga de cães.

O projeto sustentável prevê cercado feito de mourões de madeira plástica, matéria-prima que também será utilizada nas placas de sinalização. O piso intertravado na entrada, que se conectará ao passeio público, também contribuirá para a infiltração da água no solo.

A concepção e o projeto básico de arquitetura foram elaborados pelo Departamento de Projetos Urbanísticos da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, observando orientações sobre cuidados com profissionais da área no Centro de Controle de Zoonoses. A equipe realizou uma análise técnica de viabilidade nos locais propostos, conciliando os usos existentes.

Prefeitura de São José dos Campos

Na primeira etapa do projeto, os espaços serão implementados no Jardim Aquarius, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Esplanada, Floradas de São José e Jardim Satélite. A pretensão da Prefeitura é expandir o projeto para mais áreas da cidade.

Atualmente, o município conta também com um espaço especial para cães dentro Parque da Cidade Roberto Burle Marx, chamado Espaço 4 Patas, porém neste modelo com controle de acesso. O funcionamento é de terça-feira a domingo e nos feriados, das 6h às 18h. Mais informações neste link.

Bem-estar animal

A iniciativa também se alinha às políticas públicas do município voltadas ao bem-estar animal, das quais fazem parte programas como o Pet Feliz – programa permanente de castração e cadastro de cães e gatos, feiras de adoção, campanhas de vacinação, entre outras.

Os espaços terão 2 metragens, com 400 ou 900 metros quadrados, conforme a área disponível no local da implantação – Foto: Ilustração