António Guterres nomeia Maurizio Giuliano diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro

 

Maurizio Giuliano, diretor do UNIC Rio de Janeiro – Foto: acervo pessoal

Maurizio Giuliano, diretor do UNIC Rio de Janeiro – Foto: acervo pessoal

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou o italiano Maurizio Giuliano como diretor do Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC) no Rio de Janeiro, Brasil. Ele assumiu o cargo nesta quinta-feira (20 de abril).

Fluente em quatro idiomas e com mais de dez anos de experiência com informação pública, Maurizio trabalhou com assuntos humanitários em diversos países da África, além de ter atuado no Oriente Médio, Timor Leste e México.

 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou o italiano Maurizio Giuliano como diretor do Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC) no Rio de Janeiro, Brasil. Ele assumiu o cargo nesta quinta-feira (20 de abril).

Anteriormente, Maurizio foi chefe de proteção de civis da Missão das Nações Unidas de Estabilização Multidimensional Integrada no Mali (MINUSMA), apoiando o representante especial do secretário-geral e trabalhando com a Missão e a Equipe de País das Nações Unidas (UNCT, na sigla em inglês) para melhorar o frágil panorama de proteção do país. Entre 2015 e 2016, chefiou o escritório da Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU na cidade de Bunia, na República Democrática do Congo, onde liderou os esforços humanitários para identificar necessidades, planejar respostas, mobilizar fundos e dar assistência e proteção aos mais necessitados.

Maurizio Giuliano tem mais de 10 anos de experiência com informação pública, comunicação e advocacy, adquirida no sistema ONU e externamente. Foi Chefe de Comunicações do UNICEF no México entre 2011 e 2013. De 2005 a 2011, trabalhou com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários em vários países, incluindo República Centro-Africana, Chade, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Sudão, sendo porta-voz de diversos dirigentes da ONU, trabalhando para apoiar as pessoas mais vulneráveis, incluindo durante graves emergências humanitárias.

Em 2004 e 2005, Maurizio trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  (PNUD) no Afeganistão e na Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Paquistão. A primeira experiência na ONU foi em 2000 como voluntário na Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET), trabalhando como assessor de informação pública na cidade de Baucau.

Entre 1997 e 2004, atuou como jornalista e escritor freelancer. Tem dois livros publicados sobre relações internacionais e política latino-americana, assim como artigos acadêmicos e jornalísticos em diversos países.
Maurizio Giuliano é mestre em estudos latino-americanos na Universidade de Cambridge e graduado em Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford. É fluente em português, inglês, francês e espanhol.

Maurizio Giuliano pode ser contactado no email giuliano@un.org ou no telefone (21) 2253.2211

| UNIC Rio




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *