Por que os apartamentos do tipo estúdio estão em alta?

Cada vez mais apartamentos com estilo de estúdio estão sendo construídos para atender a um público que deseja morar sozinho. Confira outros motivos que fazem desta edificação um verdadeiro sucesso de procura.

Você já ouviu falar nos apartamentos do tipo estúdio? Apesar de a sua construção e modelo não serem recentes, eles estão em alta ultimamente, sendo os queridinhos de quem mora sozinho. Um dos motivos seria o perfeito combo formato por espaço e economia — explicaremos os motivos mais à frente.

Em busca do apartamento ideal, muitos jovens almejam acomodações que supram as suas necessidades básicas, como o conforto e a possibilidade de montar miniescritório. Nos dias atuais, o home office está em alta, por isso, é uma preocupação pertinente.

Quer descobrir o porquê dos apartamentos do tipo estúdio estarem em alta? Então, você está no lugar correto! Neste artigo, daremos a definição desse tipo de edificação e demonstraremos as razões do sucesso dela. Vamos lá?

O que são apartamentos do tipo estúdio?

O apartamento estilo estúdio surgiu como grande tendência arquitetônica no final dos anos 2000. A ideia era abrigar pessoas solteiras, que desejavam morar em locais de alto padrão, ou seja, próximos de metrôs, estação de ônibus, pontos turísticos, universidades e grandes empresas, localizados na região central.

Por isso, o perfil comum de quem mora nesses apartamentos são jovens de até 30 anos da classe média. Muitas vezes, são universitários ou estão ingressando no mercado de trabalho.

Quanto aos cômodos, os apartamentos com estilo de estúdio costumam ter: sala, banheiro e quarto. Em alguns casos, a sala é acoplada ao quarto. Já em outros, não há uma divisão específica entre esses locais, com todo o espaço sendo aberto.

Por que esses apartamentos estão em alta?

Existem alguns motivos claros que fazem os apartamentos com estilo de estúdio serem cobiçados atualmente. Continue com a leitura para conhecer alguns deles.

1 – Valor do aluguel é bem mais em conta

Este, talvez, seja o maior chamativo dos apartamentos estilo estúdio. Por serem bem menores que os tradicionais, isso faz com que o aluguel também seja menor. Resumindo: seu metro quadrado nas metrópoles tem uma variação de preço mais baixa.

Na maioria dos casos, os condomínios também costumam ter um valor reduzido, pois, geralmente, não possuem vaga na garagem. O resultado é uma mensalidade bem abaixo da média.

2 – Construções em locais privilegiados

Como citado anteriormente, esse estilo de apartamento é construído em locais de alta procura, como centros e outros bairros bem localizados. Essa característica também faz com que eles sejam mais achados em grandes metrópoles, como Londres, Nova Iorque e São Paulo. Dessa forma, ter acesso a pontos estratégicos torna-se mais fácil para quem deseja alugar esse tipo de residência.

3 – Permissão da sonhada liberdade

Os apartamentos do tipo estúdio são construídos para abrigar apenas um morador. Como já foi citado, muitas vezes, os cômodos não costumam ter divisórias, mas isso não impede a liberdade proporcionada de morar em um cantinho especial.

Para quem ainda leva uma vida acadêmica ou já está no mercado de trabalho, isso é essencial para ter momentos de calmaria, principalmente, com o aumento exponencial do home office, no qual a casa torna-se um verdadeiro escritório.

4 – Relação com a nova organização social

A nova organização social tem ditado algumas tendências, como morar sozinho e construir lugares que não ocupem muito espaço, ou seja, que não necessitam de grandes áreas para ficarem prontos.

Em um único andar de um prédio, por exemplo, é possível construir vários apartamentos deste estilo. Além de serem mais econômicos para os locatários, isso beneficia os espaços das grandes cidades, que não precisam ser ocupados com novas construções.

Instagram