Por que Curitiba é uma das melhores cidades para morar?

Descubra o que faz a capital do estado ser uma das melhores cidades do país.

São muitos os critérios que fazem uma cidade ser boa para viver. Para instituições oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Organização das Nações Unidas (ONU), essa referência é o IDH.

Essa sigla significa Índice de Desenvolvimento Humano e leva em conta fatores que influenciam a qualidade de vida dos moradores de um local, como longevidade, renda, educação e saúde.

Quanto mais próximo de 1, melhor é o IDH de um local. No Brasil, uma das cidades com melhor IDH é Curitiba, que, em 2010, estava com 0,823 de pontuação. Você sabe por que a capital do Paraná é uma boa cidade para viver?

Compre sua passagem de ônibus para Curitiba e descubra por si só as vantagens da cidade. Enquanto isso, contamos alguns dos motivos pelos quais a capital é uma boa opção para viver.

Árvores por todos os lados

Curitiba é uma das cidades mais arborizadas do país. Estima-se que 26% da capital seja formada por áreas verdes, e o que é melhor: elas são muito bem conservadas e limpas!

A cidade conta com 75 bairros, 21 parques, 15 bosques, além de praças e jardins que enfeitam as regiões, ajudam os curitibanos a respirarem melhor e terem boas opções de lazer.

Facilidade de transporte

Não há metrô na capital paranaense, mas nem por isso os curitibanos têm dificuldades para se deslocar pela cidade. Pelo contrário: o sistema de transporte urbano de Curitiba é um exemplo para o resto do país, sendo que a frota de ônibus circula por túneis para evitar o engarrafamento.

O transporte coletivo também é limpo e pontual, atendendo à cidade e à região metropolitana diariamente.

Cultura e lazer

Curitiba é a capital do estado. Por isso, é uma cidade grande, com diversas empresas e infraestrutura. Para quem busca diversão, pode apostar em opções de sobra! Há cinemas, teatros, museus, casas de espetáculos, danceterias, bares, restaurantes, etc.

A variedade de opções de lazer e entretenimento agrada a todos os públicos, gostos e idades, espalhando-se pelos bairros da cidade.

Segurança

Curitiba é considerada uma das cidades mais seguras do país, entre as 10 capitais com menos homicídios, segundo o “Atlas da Violência 2019”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Claro que, apesar de a informação ser positiva, não dá para marcar bobeira! É preciso deixar o celular guardado no bolso enquanto caminha nas ruas, levar os pertences próximo ao corpo e ficar de olho na movimentação ao redor.

Opções gastronômicas

A gastronomia é um dos pontos altos de Curitiba. Há opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos. O bairro Santa Felicidade, por exemplo, é conhecido por sua grande variedade de estabelecimentos que fazem a alegria do paladar dos curitibanos e dos turistas.

Outra região com grande variedade gastronômica é São Francisco, no centro histórico da cidade, com arquitetura tombada pelo patrimônio e ruas largas de pedra. O mercado municipal também merece uma visita, uma vez que conta com ingredientes típicos de Curitiba, mas também oferece variedades de todos os cantos do mundo.

Mercado de trabalho

Como toda grande cidade, Curitiba conta com escritórios dos mais variados serviços e nichos. Desde 2019, o município tem estruturado-se para tornar-se a capital nacional das fintechs, startups de tecnologia e finanças que trazem facilidades para o dia a dia.

A ideia é aproveitar a expertise e a tradição do Vale do Pinhão para converter a região num polo financeiro e tecnológico promissor. Tem tudo para dar certo: até 2019, eram mais de 1.250 empresas do ramo empregando 19 mil pessoas.

Instagram