POLÍTICA E POESIA, LIVRO BEIRAGE TRAZ LITERATURA FRACTAL PARA BIBLIOTECAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A união entre poesia e política pode parecer improvável, mas essa é a proposta do livro “Beirage”, de George Furlan, com lançamento entre os dias 20 a 28 de março em biblioteca de São José dos Campos. Com textos criados a partir de manchetes de jornais e reportagens, o livro de poemas e prosas suscita a literatura fractal em busca de revelar o homem contemporâneo, tendo na poesia um caráter político. O lançamento será no dia 20 de março às 9h, na Biblioteca Hélio Pinto Ferreira e tem entrada franca. O projeto é beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultural.

O projeto” Literatura Fractal e Acessibilidade” volta-se ao público leitor maior de 16 anos e aos leitores com deficiência visual, com parte da tiragem impressa em Braille. O livro buscará promover o diálogo reflexivo sobre padrões de consumo e as relações humanas na contemporaneidade, o protagonismo social e apropriação de espaços públicos. Cerca de 20% da tiragem será doada para espaços de educação, como as Bibliotecas Hélio Pinto Ferreira, Helena Molina, Jaime Cortez e a Associação SORRI-SJC.

Sobre a Literatura Fractal: Criada a partir da publicação de Manifesto fractal, em 2002 por Héctor Piccoli, com a proposta de resgatar o ritmo e a musicalidade do verso poético e fazer do poema a arma duma revolução contra a monotonia e impassibilidade em que vive grande parte da sociedade diante dos acontecimentos. Nesse ínterim, a poesia assume que é indissociável de sua época, dos episódios e de seu contexto antropológico, passa a ter um caráter político, sendo veículo de denúncias e manifestos, como ferramenta de transformação social.

O livro: Beirage parte da inquietação de quem é posto à beira do macro sistema econômico e social por motivos quaisquer e tem como fonte de poesia: cenas recortadas do quotidiano, manchetes de jornais, reportagens televisivas, ou seja; a matéria prima são os acontecimentos, de modo a resultar no registro vibrante e reflexivo da contemporaneidade. George Furlan , ministra oficinas de criação literária em escolas da rede municipal e estadual de São José dos Campos, através do programa “Mais Educação” e “Mais Cultura nas Escolas”. Além de ator, dramaturgo  e ativista cultural; mantém sua coluna na Revista Entrementes, onde é autor do projeto Entre Versos e Prosas.

20 de março – às 9h-  (4-feira)

Biblioteca Pública Hélio Pinto Ferreira

Rua Professor Henrique Jorges Guedes, SJCampos

21 de março, às 9h – (5-feira)

Biblioteca Cassiano Ricardo

Rua Sebastião Humel, 110, SJCampos

22 de março às 9h- (6-feira)

Biblioteca Distrital Helena Molina

Praça Emília Molina, 67 – Eugênio de Melo – SJCampos

28 de março às 9h – (5-feira)

Biblioteca Pública Jansen Filho

Rua Fonseca, 410, Campo dos Alemães – SJCampos

https://beirage.wixsite.com/livro

George Furlan,
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons