Parque multi sensorial 6D proporciona estimulação cognitiva e motora em crianças autistas

A startup sul-mineira Neurobrinq, incubada no Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, participa de 1 a 7 de abril do TEAbraço 2019, em Ribeirão Preto. Durante todo o evento, o iUP 6D Parque Multi Sensorial estará dentro do Espaço Jujuba no Shopping Iguatemi. Nesta oportunidade os participantes do evento poderão conhecer de perto esta novidade nas terapias. O TEAbraço tem a proposta de disseminar informações e novos conhecimentos sobre o universo autista.

A Neurobrinq produz inovações tecnológicas voltadas para a estimulação sensorial, cognitiva e motora de crianças na primeira infância. A startup integra soluções, aplicativos e dispositivos com base em IoT (Internet das Coisas) além de possuir visão para gerar ferramentas para ajudar, clínicas e profissionais da educação e saúde.

O iUP 6D Parque Multi Sensorial atua com um painel sensorial tátil, piscina de bolinhas iluminada, colunas de borbulhar que alteram de cor, parede de escalada formada por letras do alfabeto e dispositivos sensoriais que simulam vento, chuva, bolhas de sabão, cores e aromas. A inovação está em um software que comanda tudo isso, possibilitando que o teurapeuta controle os equipamentos de acordo com a necessidade de cada criança ou grupo.

O sistema tem ainda uma funcionalidade de adicionar efeitos sensoriais em filmes, uma simples atividade de assistir um conteúdo com uma experiência envolvendo os sentidos e a emoção.

Parques já instalados

No início de 2019, a Neurobrinq inaugurou um parque multi sensorial em Mossoró-RN, na clínica da Dra. Ana Katarina Gurgel, que é psicóloga infantil, especialista no tratamento de crianças portadoras de TEA e outros transtornos de neurodesenvolvimento.

Em menos de um mês após a inauguração da sala, que tem como objetivo integrar as terapias da equipe multidisciplinar aliando a tecnologia como ferramenta e solução na integração das informações sensoriais, tornando desta forma as terapias mais assertivas. O primeiro parque multissensorial 6D do Brasil, foi instalado em Fortaleza-CE na Clínica Neuropsicocentro e representa o desenvolvimento de uma ferramenta de trabalho para psicólogos, médicos e terapeutas que atuam com o desenvolvimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sobre a Neurobrinq

A startup nasceu de uma escola de educação infantil que atua com inclusão de crianças, e que há 14 anos trabalha com a estimulação cognitiva, sensorial e motora. A equipe é formada por profissionais da área da Engenharia de controle e automação, Telecomunicações, Computação e Neurociência aplicada à educação e saúde.

Entre as ações da Neurobrinq, que merece destaque, é a participação no programa Crowd Vale da Eletrônica-edição de 2017, que conta com a parceria entre Inatel, Telefônica Open Future e Ericsson.

Parques sensoriais da Neurobrinq

São Paulo – SP (Granja Viana)

Fortaleza- CE

Mossoró- RN

Santa Rita do Sapucaí – MG (parque demonstrativo para novos negócios e de testes de novas tecnologias)