Parceria Instituto Lixo Zero Brasil e OAB São José dos Campos

Na última terça-feira (23) o Instituto Lixo Zero Brasil – Filial São José dos Campos (SP) com a Comissão do Meio Ambiente de São José dos Campos, da 36° Seção da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo, assinaram um TERMO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO para Elaboração e Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da OAB São José dos Campos.

Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

O CONCEITO LIXO ZERO consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

ZWIA – Zero Waste International Alliance

Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Lixo Zero

A parceria do Lixo Zero com a Comissão do Meio Ambiente de São José dos Campos, da 36° Seção da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo é resultante ao cumprimento da Lei n° 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei n° 12.300/2006 que institui a Política Estadual (SP) de Resíduos Sólidos e o Decreto Municipal (São José dos Campos) do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos N° 16.762/2015.

OAB de São José dos Campos

Com isto, a OAB de São José dos Campos da 36° Seção da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo, será a 1° do Brasil a ser LIXO ZERO e ter o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Foto:facebook.com/jlzsjc/

 

 

Instagram