Orquestra Jovem do Estado apresenta concerto neste sábado

Referência em excelência musical no Brasil, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo é a atração deste sábado (9) do Teatro Municipal, no centro da cidade. A partir das 19h, os músicos apresentarão um espetáculo voltado ao público jovem, mas que promete encantar todas as idades. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados a partir do dia 7 no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo ou na bilheteria do local, com 1 hora de antecedência.

O concerto terá regência de seu maestro titular, Cláudio Cruz, que já recebeu diversos prêmios e participou de vários festivais. A noite contará também com participação do violinista Felipe Bueno, vencedor do Prêmio Jovens Solistas – concurso que possibilita que jovens talentos tenham a oportunidade de atuar como solistas à frente do grupo.

No repertório, o grupo vai interpretar a Abertura Festival Acadêmico, de Johannes Brahms (1833-1897); Concerto Para Violino e Orquestra, de Max Bruck (1838-1920); Guia dos Jovens Para a Orquestra, de Benjamin Britten (1913-1976); e o famoso poema sinfônico Aprendiz de Feiticeiro, de Paul Dukas (1865-1935).

O espetáculo é uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Santa Marcelina Cultura.

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo 

Com uma exigente programação artística, a Orquestra Jovem do Estado é referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística. Desde sua reformulação, em 2012, a orquestra apresenta uma marcante identidade sonora, com uma forte coesão interna que permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores.

Regularmente, realiza turnês no exterior, com atuações elogiadas pela crítica internacional. O grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como Lincoln Center, em Nova York; Kennedy Center, em Washington; e a Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês La Côte-Saint-André, interpretando a Sinfonia Fantástica.

A orquestra é mantida pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim), escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, organização social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Teatro Municipal   

Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro    

Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados a partir do dia 7 no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Foto: Divulgação