OBRAS INFANTIS PARA O DIA DO FOLCLORE

Do Saci, da Iara e do Lobisomem até a literatura de cordel: títulos da SESI-SP Editora para celebrar e conhecer a cultura popular 

Lendas, canções, danças, artesanato, literatura e brincadeiras de crianças que são passadas de geração para geração: assim é formada a cultura popular. Para preservá-la e incentivá-la, no dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore.  

Dia do Folclore

Em destaque a essa data especial, a SESI-SP Editora selecionou títulos para que os leitores possam conhecer mais sobre a cultura popular brasileira. Uma das obras indicadas é o lançamento da SESI-SP Editora O Saci, de Monteiro Lobato, com ilustrações exclusivas de Cátia Vidinhas, disponível em e-book. A publicação conta a história do divertido encontro entre Pedrinho e o Saci. Afinal, o que será que Pedrinho vai descobrir sobre as lendas do folclore? O Saci, com certeza, irá contar a Pedrinho misteriosos segredos da floresta! 

“O folclore somos nós!”

Os títulos Arca da mata e Arca da cidade também estão entre as sugestões. Nestas obras da série “O folclore somos nós!”, cada personagem conta sua própria história e aventuras. Na Arca da mata, são apresentadas lendas como a do Curupira, da Iara, da Cuca, do João-de-Barro e da Naiá. Já a Arca da cidade conta com histórias do Boto, do Lobisomem, do Boi-Bumbá, do Guaraná, do Bicho-Papão, entre outros. Esses títulos estarão disponíveis no formato e-book a partir de setembro.  

Com um grande legado, a literatura de cordel é propagadora de lendas e contos populares. Por isso, outra grande sugestão para o Dia do Folclore é o livro, em formato impresso, A lenda do Batatão. Utilizando a estrutura do cordel e inspirando-se na xilogravura, o título traz a história do mito Batatão, ligado à cultura nordestina, em um enredo engenhoso e fiel à rica tradição oral. 

FICHA TÉCNICA 

Título: O Saci 

Autor: Monteiro Lobato 

Ilustradora: Cátia Vidinhas 

Editora: SESI-SP Editora 

Ano: 2020 | Lançamento  

Páginas: 120 

Título: Arca da mata 

Autores: Paulo de Camargo e Roberta Ibañez 

Ilustrador: Orlando Pedroso 

Editora: SESI-SP Editora 

Ano: 2016 

Páginas: 56 

Título: Arca da cidade 

Autores: Paulo de Camargo e Roberta Ibañez 

Ilustrador: Orlando Pedroso 

Editora: SESI-SP Editora 

Ano: 2016 

Páginas: 56 

Título: A lenda do Batatão 

Autor: Marco Haurélio 

Ilustrador: Jô Oliveira 

Editora: SESI-SP Editora 

Ano: 2013 

Páginas: 48 

Dia do Folclore

SESI-SP EDITORA 

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-book, audiobook e impresso), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias e de obras de interesse geral. Acumula mais de 60 prêmios das mais renomadas instituições: são onze Jabutis, quatro HQ Mix, três Selos Cátedra 10 da Unesco, entre outros. Em 2019, as obras Se eu abrir esta porta agora…Romeu e Julieta e Fractais tropicais foram vencedoras do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que, durante os últimos anos, também concedeu a mais de 40 livros do catálogo da SESI-SP Editora o Selo Altamente Recomendável. Conheça nossas publicações: www.sesispeditora.com.br.  

Instagram