O primeiro robô treinador do mundo já existe e já assinou contrato com um time de basquete

O clube de basquete Parma e o fabricante de robôs Promobot criaram um treinador de robôs. O robô Promobot se tornará um treinador analítico do time, de acordo com um contrato assinado pelos representantes de ambos os lados em 10 de outubro.

Promobot

Os robôs Promobot são usados ​​como consultores, guias, administradores e concierges, substituindo ou dando suporte a funcionários “vivos”. Eles são capazes de reconhecer rostos e fala, responder perguntas, trabalhar com documentos e se conectar a serviços de terceiros. Os deveres do treinador robô incluirão a coleta e análise de dados durante os jogos. Com a ajuda de redes neurais, o Promobot processará indicadores estatísticos dos jogadores, calculará as melhores combinações de jogadores de basquete na quadra e fornecerá isso ao treinador. O técnico estará presente em todos os jogos em casa do Parma.

Sergey Boguslavsky, Presidente do BC “PARMA”: “Hoje em Perm acontece algo sem precedentes, nada como isto aconteceu antes – assinamos um contrato com o primeiro técnico de robôs do mundo. Estou certo de que nosso novo assistente tornará os jogos do PARMA ainda mais inteligentes e mais bem-sucedidos “.

O primeiro do mundo

É a primeira vez na história dos esportes que um robô se torna um participante pleno do jogo, junto com treinadores, juízes e jogadores. Em 2016, os engenheiros japoneses introduziram um robô com quem uma pessoa pode treinar em um jogo de tênis de mesa, mas a posição de analista é ocupada por um robô pela primeira vez.

Diretor de desenvolvimento da Promobot Oleg Kivokurtsev: “Os robôs de serviço removem parte das tarefas rotineiras do humano, liberando tempo para coisas mais importantes. Portanto, nossos robôs já estão trabalhando como consultores, guias, concierges – em todas essas profissões, as pessoas gastam desnecessariamente sua energia fazendo as mesmas tarefas. O treinador do time também gasta seus recursos e atenção na análise geral de estatísticas, lembrando de combinações de jogadores e outras tarefas “rotineiras” durante o jogo. O Promobot vai executar essa função rapidamente e de forma precisa, dando ao treinador uma análise já pronta” 

Quanto tempo até chegar no Brasil?

Essa pode ser uma realidade no Brasil também, já que esse mesmo modelo de robô já está por aqui através da parceira da Promobot, a Umbô. Algum time se habilita?

A empresa “Promobot” foi fundada em 2015. Hoje, a Promobot é o maior fabricante de robôs de serviço autônomo no norte e leste da Europa. Os Promobots trabalham em 35 países como administradores, promotores, consultores, guias e concierges, substituindo ou apoiando funcionários “vivos”. Os robôs Promobot podem ser encontrados no metrô de Moscou, no Dubai Mall, no aeroporto de Baltimore, nas lojas da IKEA e nos escritórios da Vodafone.

Umbô

A Umbô é uma empresa nacional parceira certificada da Promobot, que implementa soluções de atendimento personalizado por meio dos robôs-humanoides. Aposta na ideia de unir eficiência de atendimento com experiência e emoção para fidelizar o cliente ao longo do seu contato com a marca numa loja ou num ponto físico.

Em operação há um ano, a startup realizou mais de 20 projetos variados na área de saúde, educação, varejo e eventos.

No mercado brasileiro, a Umbô oferece serviço de customização dos robôs Promobot, integração com sistemas ERP/CRM, formulação do processo/script de atendimento, treinamento e curadoria dos robôs. Para feiras e eventos, a empresa ajuda com desenvolvimento de cenários de atuação para maximizar o efeito de ativação da marca.

Instagram: @umbo_brasil

Youtube: Umbô Brasil

Imagem de StockSnap por Pixabay