O escritor João Carlos Marinho é homenageado pelo SescTV

SescTV presta homenagem ao escritor João Carlos Marinho, que morreu no último domingo, aos 83 anos, ao exibir entrevista com ele para o episódio Literatura Infantil Não Tão Infantil Assim, da série Super Libris, dirigida escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero. Considerado uma referência na renovação da literatura infanto-juvenil brasileira, que começou nos anos de 1970, o autor do livro O Gênio do Crime (1969), fala sobre as particularidades desse tipo de literatura e das dificuldades em defini-la como um único conceito. A produção será exibida nos dias 19/3, terça, às 17; 20/3, quarta, às 13h30; 21/3, quinta, às 10h30; 22/3, sexta, às 20h30; e 23/3, sábado, às 19h. Assistida também em sesctv.org.br/avivo ou on demand no site do canal.
Marinho diz que a literatura infantil é aquela que atende ao público desde a infância até os 12 anos, e é despida de experiências da vida relacionadas à fase adulta, como o trabalho, as decepções e o amor. Ele    destaca a literatura juvenil, e revela que, quando ele era adolescente, os jovens de sua idade liam autores mais fáceis para adultos, como Júlio Verne (1828 – 1905) e Edgar Rice Burroughs (1875 – 1950).  Ele lembra que, naquela época, lia histórias em quadrinhos e isso não o impediu de se interessar por outros tipos de leituras. “Eu adorava Monteiro Lobato e fazia dele a principal leitura de minha infância”.
Marinho recorda a proibição, nas escolas públicas na época da ditadura, de dois de seus livros: O Gênio do Crime (1969) e O Meu Caneco de Prata(1971); fala sobre as encomendas das editoras, atualmente, por temas, principalmente quando o assunto está em evidência, e sobre a função da ilustração em suas obras.  A experimentação na literatura também é discutida por ele.
Marinho participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro As Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato.
Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Super Libris
Literatura Infantil Não Tão Infantil Assim
Dias: 19/3, terça, às 17; 20/3, quarta, às 13h30; 21/3, quinta, às 10h30; 22/3, sexta, às 20h30; e 23/3, sábado, às 19h.
Classificação indicativa: Livre
Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 29’
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv
Foto: Piu Dip