O carnaval chegou a São José dos Campos com Bloco Caxambu

Cerca de 500 pessoas se preparam para curtir bloco pré-carnaval na cidade

 

No próximo sábado (16), o Bloco do Caxambu vai desfilar pelas ruas do centro de São José dos Campos, reunindo ritmistas, foliões e entusiastas para uma grande festa de aquecimento para o carnaval. Com uma estrutura similar aos blocos de rua do Rio de Janeiro, o desfile vai contar com uma bateria de 30 ritmistas, cantores e percussão, além de uma equipe de organizadores.

 

A trajetória será de um quilômetro, passando pela Avenida São João. A concentração será na Choperia Sapucaí, às 14h, sendo também o ponto de partida do desfile. A segunda parada será no bar do Sampaio, terminando o percurso no Disc Bebidas, em frente ao Parque Vicentina Aranha.

 

Este ano estima-se a presença de mais de 500 pessoas, com público de todas as idades, adultos, jovens e crianças. No dia, amigos e famílias irão curtir um repertório variado de músicas: marchinhas de carnaval, sambas enredo, pagode, rock nacional e até funk carioca.

 

Sobre o Bloco do Caxambu

 

A primeira edição do bloco aconteceu em 2016, quando Rodolfo Silva (29), mais conhecido como Caxambu, apelido que dá nome ao bloco, decidiu começar o seu carnaval com o pé direito. Reuniu alguns amigos e saiu batucando de bar em bar, pelas ruas de São José dos Campos.

 

Sem prever tamanha aceitação, em seu primeiro ano, a brincadeira reuniu cerca de 50 pessoas. Desde então, esse número só cresce: 150 em 2017 e 200 em 2018. Além dos amigos e família, o bloco ganhou notoriedade de bares da região e de outros públicos, que passaram a acompanhar o evento nos anos seguintes.

 

Durante essa jornada, os primeiros idealizadores uniram-se a outros projetos musicais que tinham o mesmo propósito: a Bateria Rapina, da Universidade do Vale do Paraíba, e aos integrantes da oficina do Bloco Comigo Ninguém Pode. Com a formação de uma diretoria, o bloco deixou de ser um encontro de amigos, para ser mais uma opção cultural para a região do Vale do Paraíba.

 

Data: 16 de fevereiro (sábado)

Horário: 14h às 20h

Percurso: início na Choperia Sapucaí, na Rua Luis Jacinto, e ponto final no Disc Bebidas, na Rua Eng. Prudente Meireles de Morais

Público: adultos, jovens e crianças

Fotos: Divulgação