Núcleo de Educação Ambiental da Suzano capacita professores para criação de horta móvel em creche de Jacareí (SP)

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano promove no dia 18 de junho uma capacitação para os professores da creche Johery Correia de Azevedo, no Parque Santo Antônio, em Jacareí (SP). O intuito é oferecer embasamento teórico aos educadores para a criação de uma horta em caixotes no local, que deve beneficiar 154 crianças de até três anos de idade.

A capacitação será realizada no período da manhã. Durante os encontros serão transmitidos conceitos sobre plantio, preparo da terra, irrigação e a estrutura da horta. Após a capacitação, os educadores farão, junto com as crianças, o plantio de hortaliças como alface e espinafre, além de temperos como cebolinha e salsa, que poderão ser utilizados na merenda escolar. O contato direto das crianças no desenvolvimento da horta também abre espaço para trabalhar temas relacionados à natureza e meio ambiente dentro da sala de aula.

O sistema de cultivo da horta em caixotes traz vários benefícios, dentre eles a possibilidade de mover os cultivos pelo local, facilidade para cultivar jardins e hortas em pequenos espaços, além da satisfação de colher verduras e temperos orgânicos fresquinhos.

No ano passado, o NEA promoveu uma iniciativa semelhante na creche da EMEI São Silvestre, engajando educadores, alunos e a comunidade. “A parceria com creches da cidade é importante para difundir conceitos sobre sustentabilidade, alimentação saudável e preservação ambiental, desde os primeiros anos das crianças. São ensinamentos que impactarão em longo prazo a qualidade de vida dos alunos e suas famílias”, diz Camila Reggiani da Silva, consultora de Meio Ambiente da Suzano.

A iniciativa fortalece a atuação do NEA, que há 15 anos atua na região do Vale do Paraíba (SP) como um importante difusor de conhecimento de cunho socioambiental entre crianças, adolescentes e a comunidade..

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Foto: Em 2018 uma ação semelhante foi realizada na creche da EMEI São Silvestre