Nokia prevê chegada do 5G ao Brasil em 2019 através de banda larga fixa

Os brasileiros terão acesso à quinta geração de redes móveis já em 2019. Conforme relata o site TeleSíntese, a previsão é da Nokia – fabricante de equipamentos de rede e fornecedoras das operadoras brasileiras –, que afirma que a rede começará a ser usada para entregar banda larga fixa, com velocidades entre 200 Mbps e 400 Mbps.

Segundo o CTO da companhia para a América Latina, Wilson Cardoso, as empresas de telecomunicações já estão realizando testes para a utilização do 5G. Apesar das companhias já estarem trabalhando com equipamentos habilitados para a nova rede, a indústria ainda espera a realização do leilão de 3,5 GHz pela Anatel.

A expectativa é de que o leilão aconteça no início de 2019, com a venda de 200 MHz divididos em quatro lotes. Com isso, a ativação comercial poderia acontecer em um período entre três e seis meses após as operadoras receberem os lotes de frequência.

A faixa de 3,5 GHz é considerada nobre pelas operadoras, segundo a publicação, pois se propaga bem quando usada junto com a infraestrutura da frequência de 1,8 GHz. Já os consumidores irão se beneficiar com a nova rede, que não precisa de um técnico para fazer a instalação.

 

Por JULIANA AMÉRICO

Fonte:https://olhardigital.com.br/noticia/nokia-preve-chegada-do-5g-ao-brasil-em-2019-atraves-de-banda-larga-fixa/76109