No mês do Meio Ambiente, sustentabilidade é foco de congresso em São José dos Campos

 No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o conceito “Lixo Zero”, bem como o tratamento adequado de resíduos e incentivos econômicos que estimulem aumento da reciclagem, serão debatidos durante o III Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero Brasil, que ocorrerá entre 8 e 10 de junho, no Centro da Juventude, em São José dos Campos. Rodrigo Oliveira, presidente da FRAL Consultoria, especializada no desenvolvimento no gerenciamento de obras e de sistemas de engenharia civil e meio ambiente, trará a público casos de sucesso de como reduzir a quantidade de lixo e transformar o reaproveitamento de materiais em uma prática na sociedade.

“Para se ter uma ideia, menos de 5% dos resíduos gerados nos municípios brasileiros são reciclados e bilhões de reais são perdidos todos os anos por conta da falta de aproveitamento dos materiais. Nosso objetivo é apresentar justamente a importância e a viabilidade desta ação, mostrando exemplos de quem adotou incentivos econômicos e obteve benefícios nos âmbitos ambiental, social e financeiro”, explica Rodrigo.

Inédito no Brasil, o programa Pay As You Throw (pague seu descarte) abordado pelo especialista foi implementado nos Estados Unidos e na Europa há mais de três décadas, e estimulou a conscientização em relação aos resíduos, a separação para coleta seletiva e redução de custos para os municípios. “Métodos que aplicam o conceito do ‘poluidor pagador’ são o caminho para mudarmos uma realidade em que o total de resíduos sólidos urbanos cresce acima do aumento da população”, diz. Segundo a mais recente edição do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil – 2016, elaborado pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o país gerou 1,7% mais resíduos sólidos urbanos entre 2014 e 2015, enquanto o índice populacional elevou 0,8% no período.

O congresso é aberto ao público e a participação é gratuita.

III Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero Brasil

Data: 8 a 10 de junho de 2018.
Horário: 8/6: Abertura às 19h | 9/6: 7h30 às 18h30 | 10/6: 7h30 às 14h30.
Credenciamento no local: Sexta-feira, das 14h às 18h30.
Endereço: Local: Centro da Juventude SJC, localizado na rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América – São José dos Campos/SP.
Informações: inscricoes.jlz.sjc@gmail.com

Sobre a FRAL Consultoria Ltda.
A FRAL Consultoria foi fundada em 1999 pelo Engenheiro Civil e mestre em Mecânica de Solos, Fundações e Geotecnia, Francisco José Pereira de Oliveira. Atualmente, é presidida pelo Mestre em Sustentabilidade, Rodrigo Oliveira, e especializada no desenvolvimento de projetos, consultoria e gerenciamento de obras e sistemas nas áreas de Engenharia Civil e Meio Ambiente. A empresa é especializada em meio ambiente, resíduos sólidos, recursos hídricos e geotecnia. Mais informações:http://www.fralconsultoria.com.br/

Foto: Claudio Vieira/PMSJC