Nissan usa peças impressas em 3D para facilitar montagem dos carros

A Nissan passou a utilizar em sua fábrica de Resende (RJ) o processo de impressão 3D para produzir peças que auxiliam o processo de montagem dos carros e impedem danos durante o processo produtivo.

Uma das peças projetadas e impressas dentro da fábrica é utilizada na produção do Nissan Kicks. Durante a fixação do motor à carroceria ela é posicionada pelo operador entre esses dois componentes para que o impacto entre eles não gere nenhuma avaria. A peça é retirada depois que o motor está encaixado.

“Temos trabalhado para trazer cada vez mais equipamentos que contribuam com a modernização dos nossos processos. A impressora 3D possibilita a customização de peças para as necessidades específicas das áreas”, recorda o diretor geral do complexo industrial da Nissan em Resende, Marco Biancolini.

Outro componente de impressora 3D em uso é o jig (gabarito em inglês), utilizado na montagem das portas do March e do Versa. O item evita danos na pintura quando o operador instala as travas nas portas dos veículos.

Fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/29841/nissan-usa-pecas-impressas-em-3d-para-facilitar-montagem-dos-carros