Nilo Lemos Neto entrevisa Mike Maples

Nilo Lemos Neto:  Mike Maples, ele é uma das minhas pessoas favoritas, um dos meus mentores mais antigos, não em idade biológica. Mas ele volta provavelmente 15 ou 20 anos me ensinando. E ele é o homem que, efetivamente, me ensinou a investir. E o áudio que você vai ouvir foi gravado na frente de uma platéia esgotada no Castro Theatre, em São Francisco. 

Foi uma explosão. Obrigado a todos por terem vindo. E leva alguns minutos para nos aquecermos e, depois, começamos a investir não apenas nas filosofias de sua vida, como nos pais. Ele é um ser humano tão esplêndido e possui um conjunto muito, muito amplo de habilidades. Espero que você goste dessa conversa com Mike Maples. Muito obrigado por terem vindo, pessoal. Isso vai ser ótimo. E eu vou ler algumas observações introdutórias sugeridas primeiro. Obrigado a todos por terem vindo hoje à noite. Bem-vindo ao programa de hoje à noite com o Inform no Commonwealth Club. E o que não vou fazer é sentar aqui e regurgitar coisas que já estão no livro que você acabou de comprar, porque isso é muito chato.

Então, o que eu pensei em fazer é convidar um dos meus amigos que está neste livro para se juntar a mim no palco e cavar algumas das histórias antigas, as coisas que vocês nunca ouviram.

E para apenas brincadeira, porque ele é uma das minhas pessoas favoritas. Então, quem é essa pessoa favorita? Kevin Rose é uma das minhas pessoas favoritas, mas ele tem um novo ser humano para cuidar. Então, ele não está aqui para beber com Ferriss, estou muito triste em dizer. Mike Maples, Jr. Você pode encontrá-lo no Twitter em m2jrfloodgate.com. Mike Maples, Jr. é sócio da Flood Gate, uma empresa de capital de risco especializada em investimentos e startups de micro capitalização . Ele também é o responsável por me apresentar o investimento em tecnologia, em geral. E nós vamos lá, lá atrás. Ele está na lista da Forbes Midas desde 2010 e nomeou uma das oito estrelas em ascensão da Fortune Magazine .

Antes de se tornar um investidor em período integral , isso é muito importante, Mike era um operador. Ele esteve envolvido como fundador e executivo operacional nas operações iniciais de IPO, incluindo a Tivoli Systems, adquirida pela IBM, Motive, IPO Motive adquirida pela Alcatel-Lucent.

Alguns dos investimentos de Mike incluem Twitter, Twitch.TV, ngmoco , Weebly, Chegg, Bizarre Voice, Spice Works, [inaudível], Demand Force e muitos, muitos, muitos outros. Por favor, me ajude a ser bem-vindo ao palco Mike Maples.

Mike Maples: Eu pensei que estávamos apenas conversando em uma livraria ou algo assim hoje. Eu acho que você tende a atrair uma multidão. Eu continuo esquecendo isso. 

Nilo Lemos Neto: Então, eu estava tentando nos conectar em uma linha do tempo. E acho que tivemos várias interações começando, talvez antes do ano 2000. 

Mike Maples: E eu acho que, quando começamos a conversar, foi antes de você fazer a semana de trabalho de quatro horas . Então, Tim não sabia ao certo como chamar esse livro. E eu – qualquer coisa vale? 

Nilo Lemos Neto: vale tudo. Eu posso me arrepender disso, mas sim. 

Mike Maples: Então, Tim – e às vezes estou um pouco menos sobre meus esquis do que Tim. Bem, isso depende da área. Mas de qualquer forma. Mas assim, Tim estava decidindo se chamava o livro de Semana de Trabalho de Quatro Horas ou Tráfico de Drogas por Diversão e Lucro . E eu fiquei tipo, “Tim, por que você quer escrever um livro sobre ser um drogado? Esta é apenas uma ideia terrível. É apenas uma influência terrível, apenas uma péssima idéia. ”E Tim estava tipo:“ Bem, você sabe, você realmente quer que as pessoas sejam provocadas, ponto de partida para ter acesso às idéias. ”E assim fizemos isso. Acho que chamamos de teste do gueto, onde dissemos que não vamos discutir. 

Não vamos sua opinião contra a minha. Vamos apenas testar os dois títulos e dizer, ei, compre a Semana de Trabalho de Quatro Horas . Ei, compre o Drug Dealing por diversão e lucro . E como nenhum livro existe ainda, as pessoas clicariam nele e receberiam um erro 404. Mas pudemos entender o que obteve a melhor resposta. E agora, não era mais a sua opinião contra a minha. Era exatamente como o que as pessoas respondem.

Nilo Lemos Neto: Então, nós fizemos isso – 

Mike Maples: Essa é a minha lembrança. 

Nilo Lemos Neto: Sim. Então, nós fizemos esse teste, mas ele vai ainda mais longe. Então, você apareceu, eu era mais um espectador, em uma aula que eu assisti na faculdade. 

Mike Maples: Ah, quando você estava na graduação. 

Nilo Lemos Neto: Quando eu tinha mais cabelo na cabeça. E Mike veio falar sobre lagartos-trovão, sobre os quais falaremos daqui a pouco. E isso foi parte do que despertou meu interesse no Vale do Silício, na área da baía, a emoção certamente da época, em 99. É verdade que também foi um momento emocionante para correr em direção ao precipício. Mas me trouxe aqui. E então, nossas conversas na época em que saiu a Semana de Trabalho de Quatro Horas envolveram, para minha lembrança, muitas coisas. Mas nós nos sentávamos, e eu posso estar entendendo errado, mas a de Hobie . 

Mike Maples: Hobie , sim, e Town and Country, que infelizmente não está mais conosco. Eles têm [inaudível] . 

Nilo Lemos Neto: E costumávamos comer omeletes e conversar sobre marketing e relações públicas, mas também sobre os negócios com os quais você estava se envolvendo. E o teste, para pessoas que não sabem, foi muito simples. Tínhamos vários títulos diferentes e usamos o Google Ad Words, que foi a idade de ouro do Google Ad Words. Você poderia apenas atirar em um barril de peixe. Foi tão barato. E assim, pegamos as manchetes em potencial como as manchetes reais do anúncio e, em seguida, as legendas em potencial como o texto do anúncio e, em seguida, tínhamos todos esses URLs únicos que, como você disse, não foram a lugar algum porque realmente nos interessávamos era o taxa de cliques. 

O que eu também fiz, se quisermos falar sobre negócios encerrando negócios, há muitos deles para apontar, foi para Paulo Alto, Avenida Universitária, para o Fronteira que existia na época. E para testar as capas, eu fiz maquetes que imprimi. E eu embrulhava um livro aproximadamente do mesmo tamanho que pensei que fosse o meu, colocava-o durante o que eu considerava hora do rush na Border.

Não sei bem como descobri isso. E eu ficava lá, como um segurança, acompanhando o código de incêndio, como clicar, clicar, observando o número de pessoas que o buscavam a cada 15 minutos, para que eu pudesse tentar observar o apelo visual de diferentes capas. Agora, é muito mais fácil. Você não precisa fazer isso.

Mike Maples: Eu vou roubar esse vinho. 

Nilo Lemos Neto: Ah, sim. Talvez eu precise de um pouco de bebida aqui em cima. Nós vamos chegar a isso. Mas o que eu queria fazer – 

Mike Maples: Então, eu poderia apenas interpor outra coisa sobre essas coisas. 

Nilo Lemos Neto: você deve interferir com muitas outras coisas. 

Mike Maples: Então, eu fui à Livraria Keppler e à Printer’s Inc., acho, porque eram bem conhecidas como Bell Weather Book Stores. E eu fui e comprei US $ 1.000,00 em seu livro, a Four Hour Work Week , nas duas livrarias. Naquele momento, na verdade, não estávamos realmente, mas a Bell Weather Book Stores era um tipo de cadeia de suprimentos. E assim, é um pouco como antes da App Store acontecer porque o iPhone ainda não havia saído. E assim, eu entraria nessas livrarias e ficaria com quantas cópias você tem na livraria? 

Quero comprá-los todos, porque este livro será quente. E eu estou fazendo isso fora do local. E preciso de todas as cópias que você possui, porque duvido que você tenha cópias suficientes para todas as pessoas nesta organização que corro. E então, era só eu, na época. Mas acabou que era verdade. Torna-se, oh, uau, a Livraria Keppler, a Impressora Inc., eles estão esgotando como loucos nesta Semana de Trabalho de Quatro Horas . E esse é um candidato a calor no New York Times . E então, mais pessoas o leem, e ele se torna – e, obviamente, era um bom livro. Isso ajudou. Mas era como, só de olhar para trás, como aquilo era louco.

Talvez você tenha pensado que seria um grande sucesso de vendas. Mas eu lembro que eu estava tipo, ei, vou ler esses rascunhos e ajudar da maneira que puder. E como espero que dê certo, mas tanto faz.

Nilo Lemos Neto: Eu acho que você ofereceu uma das primeiras cenas na primeira edição da Four Hour Work Week depois de ler cópias adicionais, eu vou, tudo bem. Talvez eu tenha inventado. Não tenho certeza – 

Mike Maples: Sim. Você fica tipo: “Eu preciso de alguém para fazer uma cotação.” Era como: “Ok, eu faço uma.” 

Nilo Lemos Neto: Mas quando estamos falando sobre essa alquimia, por exemplo, digamos que o Keppler, sem o meu conhecimento, há certas lojas que acionam outras coisas. E então, tem isso que eu não vou dizer magia negra, mas tem esses pontos de inflexão. Então, agora, as pessoas analisam o que você realizou e os investimentos que fez e a Lista Midas e tudo mais. E é, oh, meu Deus. Mike Maples meio que entre aspas. Mas entendo que você teve dificuldade em ser contratado como capitalista de risco quando chegou aqui. 

Mike Maples: Sim. 

Nilo Lemos Neto: Você pode falar um pouco sobre isso? 

Mike Maples: É como no Coach Bill Campbell – quantas pessoas já ouviram falar do Coach Bill Campbell antes? Um número justo? Para aqueles que não o fizeram, darei a versão rápida. Bill foi um dos primeiros executivos da Apple. E então, ele dirigiu uma empresa chamada Claris e, em seguida, Go, que se acendeu e, em seguida, ele foi CEO da Intuit. Mas provavelmente mais significativamente, ele se tornou o treinador mais famoso do Vale do Silício. 

Ele havia sido treinador de futebol antes de ser homem de negócios. E assim, ele estava no conselho do Google e da Apple. E, na verdade, eu tive a chance de trabalhar com ele no Twitter e na Demand Force, que eram as duas empresas com as quais investimos. E a música favorita de Bill era “Você nem sempre consegue o que quer”. pelos Rolling Stones. E sempre me pareceu isso, e não faremos muito do livro, mas que, às vezes, as coisas que você não está recebendo agora que pensa que deseja não eram as que realmente queria. E, portanto, não consegui contratar empresas de risco para me contratar para o Vale do Silício.

Eu era apenas um cara aleatório que havia se mudado para o Vale do Silício de Austin, Texas, nunca fez um investimento de anjo na minha vida. E Kevin Rose, um dos seus caras favoritos, também um dos meus favoritos, os dois primeiros empreendedores que já apoiei foram Evan Williams, que acabou fazendo o Twitter e, em seguida, Kevin Rose. E quando conheci Kevin, nenhuma empresa de risco me contrataria.

Ninguém pensou que eu conhecia a Internet do consumidor porque eu era um cara de software empresarial. Ninguém pensou que eu sabia investir. E eu fiquei tipo, “Kevin, olha, eu realmente preciso que você aceite meu dinheiro com isso.”

Nilo Lemos Neto: Isso é o que chamamos de abridor de alta alavancagem. 

Mike Maples: “E eu tenho medo de ter que entrar em greve de fome no seu apartamento, se você não aceitar meu dinheiro neste contrato com o Digg.” E ele acabou me deixando – Kevin e depois Jay Adelson me deixou investir no Digg. E Digg tinha uma espécie de caminho tortuoso. Mas eu olho para trás. Esse era o tipo de foguete de reforço. É engraçado. As pessoas falam sobre quem as apoiou ou o que quer. Eu acho que foi a generosidade de Kevin que me pegou. Eu sinto Muito. Eu sou pego nessa coisa. Me desculpe por isso. Então, você e eu compartilhamos um carinho semelhante pelo mesmo cara. 

Nilo Lemos Neto: Kevin é um homem querido. Além disso, uma mãe pateta filho da puta, como vocês sabem. 

Mike Maples: Bem, você sabe mais sobre essas coisas 

Nilo Lemos Neto: Eu sei mais – bem, não vamos entrar nisso. Mas como você se conectou com Kevin? Como essa reunião acabou acontecendo? 

Mike Maples: Bem, Ron Conway foi realmente generoso. Então, eu ouvi sobre esse cara chamado Ron Conway. Eu estendi a mão para ele. 

Nilo Lemos Neto: Quem, provavelmente ainda, mas foi pensado como o padrinho – 

Mike Maples: O investidor anjo mais famoso do mundo. E assim, vamos ao Oasis. Foi o oásis? Talvez o ganso. 

Nilo Lemos Neto: O que são, casas de massagem? 

Mike Maples: Não, não, um restaurante em Paulo Alto. Não, acho que foi o ganso. E então, Ron é como, “Ei, prazer em conhecê-lo.” E eu disse: “Ron, eu só quero uma chance, apenas uma chance de trabalhar com você em uma coisa.” 

“Apenas me dê uma chance. É tudo o que eu preciso. ”E ele diz:“ Ok, tanto faz. Você tem sua chance. O que isso significa? ”E eu disse:“ Bem, há uma empresa na qual estou interessada, chamada Digg. ”E eu tive minha própria convicção independente sobre isso. Mas não tem como, como eu vou entrar em contato com Kevin Rose? Eu sou apenas um cara aleatório. E então, Ron é como, ele olha para sua planilha, e é como, “Oh, sim, eu vou me encontrar com ele na próxima semana. Você quer vir comigo para ver o Digg? ”E eu fico tipo,“ Claro, vamos fazê-lo. ”E eu simplesmente sabia o que eles estavam tentando fazer. Eu ouvi muito sobre a missão deles.

E eu não estava falando sobre coisas como análise de coorte ou sobre qual era o fator de retenção e deterioração dos usuários. Era mais como vocês estão transformando o jornalismo. E isso é super importante. E é como se a sabedoria da multidão fosse aplicada às histórias. E então, acho que essa parte do motivo pelo qual Kevin me deu uma chance e Jay foi que eles sabiam que eu só me importava muito com o que estavam fazendo pelas minhas próprias razões.

Nilo Lemos Neto: Bem, acho que, do lado oposto da mesa de brunch do Hobie , quando ouvi você falar sobre startups, você sempre estava genuinamente pessoalmente interessado e empolgado com os produtos. E você passou muito tempo não apenas olhando para a estrutura do negócio, o isto e aquilo e os detalhes de quaisquer projeções, mas o próprio produto. E conhecendo Kevin tão bem quanto agora, veria isso como um fator-chave, e também muitas outras coisas para ele, além de gravitar para você dessa maneira. E quando eu lembro de nossos almoços, conversávamos sobre todas essas várias coisas. E eu apimentaria Mike com todas essas perguntas. 

Como espera, o que é uma garra de volta? O que é pro rata, não sei o que é isso? O que é isso? O que é isso? E eventualmente –

Mike Maples: Como tudo isso importa. 

Nilo Lemos Neto: Sim. São todos os macacos de olhos vendados jogando dardos. Mas eu realmente queria saber como os melhores macacos de olhos vendados jogavam os dardos. Então, estamos cavando para isso. E eu lembro que na época eu era bonita – isso aconteceu antes da Semana de Trabalho de Quatro Horas , porque, lembre-se, aquele livro tinha tiragens iniciais entre 10.000 e 12.000 cópias. Nem mesmo distribuição nacional. Ninguém esperava que ele realmente fizesse muita coisa. E eu estava ansioso para tirar umas férias. E eu pensei que essas férias de dois anos chamadas MBA poderiam ser interessantes. Então, eu estava na Stanford Business School e fiz todas essas visitas. E houve ótimas aulas. Um deles foi ensinado por Pete Wendell, capital de risco, dentro das trincheiras. Uma classe realmente excelente por um operador. Mas então, havia todo esse material teórico que eu simplesmente não conseguia suportar. 

E depois, não sei, de quatro ou cinco desses almoços, eu disse: “Espere um segundo. Talvez eu pudesse montar um MBA do mundo real e criar esse fundo da Tim Ferriss, em princípio, e gastar US $ 120.000,00 em dois anos e aprender tudo isso e desenvolver todos esses relacionamentos, e ver os US $ 120.000,00 como custos irrecuperáveis. ”

Como se fosse. É aula. Mas eu não sei se você se lembra, mas logo de cara, o que eu faço? Então, pergunto a Mike se ele estaria disposto a me deixar pegar alguns acordos para co-investir e ser uma espécie de mão-de-obra barata para tentar entregar em excesso a essas empresas. E se você quiser mencionar, você pode. Mas não vou trazer o nome da empresa. Mas havia essa empresa que você estava muito avaliada. E ele me contou sobre isso. E foi super popular, eu acho, em Taiwan ou em algum lugar. E fiquei tão entusiasmado. Eu queria colocar $ 50.000,00. Agora, lembre-se, são US $ 50.000,00 ou US $ 60.000,00 no meu primeiro ano.

E o primeiro negócio, eu queria fazer $ 50.000,00. E eu lembro do que você me disse, na época, do seu jeito Mike. Você disse: “Bem, Tim, você não acha que isso pode ser um pouco agressivo?” E eu fiquei tipo: “Não, cara. Este será o próximo Google. ”

E tudo bem E então, sim, isso não aconteceu – o que me forçou, se você quiser falar sobre a vida salvando o que você quer, perdendo – ela não foi perdida imediatamente. Isso faz parte do complicado – um aspecto complicado do material de inicialização é como se você tivesse uma perda limpa por muitos, muitos, muitos anos. Você pode ter como –

Mike Maples: Você viu isso rapidamente. 

Nilo Lemos Neto: Sim. Então, você pode ter o cenário de mortos-vivos, onde é como se eu fosse uma lenda, e você é como agora o que eu faço. Como algumas áreas em SF depois das 6:00. De qualquer forma, então, eu preciso de mais álcool, então posso desculpar todas as coisas que vou dizer. Onde eu estava? Ai sim. Então, o ponto era que eu tinha que descobrir algo chamado aconselhamento, porque eu já estava sem dinheiro no primeiro ano. E isso levou a, naquele período de tempo, muitas das melhores conexões absolutas que eu fiz, incluindo apenas para destacar algo que aparece repetidamente em Tribe of Mentors , aparece repetidamente em conversas com você.   

Existem essas catástrofes ou falhas nos negócios que realmente acabam, sem incertezas, semeando o enorme sucesso posterior. Como você mencionou o caminho tortuoso de Digg. Mas quem se importa porque você fez amizade e se tornou um aliado de Kevin Rose, que conhece todo mundo, em tecnologia, e é muito generoso em fazer apresentações. E se ele se importa com você e acredita em você, ele fará essas apresentações. Da mesma forma, acabei sendo apresentado a Garrett Camp, e aconselho Stumble Upon a não dar certo. Mas tivemos a chance de trabalhar juntos extensivamente.

E então, o que Garrett Camp fez? Ele começou uma coisa que as pessoas riram chamada Uber Cab LLC, que depois foi renomeada e se tornou Uber. Então, isso, pelo menos no papel, funcionou muito bem.

Mike Maples: Isso é mais importante do que garras. 

Nilo Lemos Neto: Sim. Mais importante que as costas da garra. Então, acima de tudo, obrigado por me pastorear, mesmo que – 

Mike Maples: Parece que você estudou rápido. 

Nilo Lemos Neto: Tanto quanto eu era um instrumento contundente, em tudo isso. Mas você poderia nos contar sobre algumas das respostas dos capitalistas de risco, essas rejeições? Gostou do que aconteceu? Você pode nos contar – você não precisa citar nomes, mas como foram essas reuniões? 

Mike Maples: Bem, eu não os culpo. Eu nunca tinha feito um investimento anjo antes. Eu era de Austin, Texas. Eu não tinha rede aqui. Eu só aparecia dizendo ei, acho que quero ser um VC. E esse não é um caminho muito simples. E assim, eu telefonava para a Sequoia Capital e dizia: “Ei, eu gostaria de entrevistar para um emprego na Sequoia Capital”. E não é assim que realmente funciona. E assim, não tenho ânimo para com ninguém. Eles provavelmente tomaram a decisão certa, na época, quais eram seus parâmetros. 

Nilo Lemos Neto: Então, você tem uma característica, ao que parece, pelo menos da maneira que se expressa, que eu não vejo em muitas pessoas. E é isso que você parece guardar muito, muito poucos rancores. Acho que nunca ouvi você expressar má vontade em relação a ninguém, especialmente hoje em dia. Isso é uma raridade. Isso é algo que você sempre teve de nascimento ou que você desenvolveu? Por que é que? 

Mike Maples: É uma perda de tempo. 

Nilo Lemos Neto: Mas como você aprendeu isso? 

Mike Maples: Como você encarnou isso? 

Nilo Lemos Neto: É apenas porque, se você – eu não sei. Eu meio que vejo como se a vida fosse curta. Você não tem muito tempo. Todo dia é um presente. E a parte do segredo da felicidade é descobrir qual é o seu presente e oferecê-lo ao mundo. E não se preocupar com todo o barulho e o hype ao seu redor que dizem o que você deve fazer. Pense por si mesmo e não gaste energia com coisas que não importam para você. E guardar rancor é um sintoma de não saber como você deseja gastar o presente de hoje. 

E assim, é difícil guardar rancor. Se você está tão focado no que eu estou animado sobre essas coisas, eu posso fazer um bom trabalho com isso, eu não posso esperar para fazer essas coisas, como é que você tem tempo para ressentimentos? Isso simplesmente não faz sentido. Isso não faz sentido. Quero dizer, existem algumas pessoas, apenas para ser honesto.

Nilo Lemos Neto: Então, você pousa no Vale do Silício. Sequoia é como – 

Mike Maples: E não era apenas o Sequoia. Foi todo mundo. Eu não estou destacando eles. Eu provavelmente não deveria tê-los escolhido 

Nilo Lemos Neto: Não estou tentando raspar as nozes por uma razão de desfazer. 

Mike Maples: Estou destacando-os porque estava tentando um sonho impossível. 

Nilo Lemos Neto: E Sequoia é como ei, Harvard, eu quero aceitação antecipada e quero começar no meio do ano, mesmo que eu não tenha os pré- requisitos , em certo sentido 

Mike Maples: E eu não tinha currículo, nem notas. 

Nilo Lemos Neto: Esse é um argumento difícil. E eles são realmente bons no que fazem. 

Mike Maples: Acontece que foi, sim, um argumento difícil. 

Nilo Lemos Neto: Mas você chega aqui, não consegue o emprego. 

Você recebe este presente de introdução através de Ron, com palavras realmente inteligentes. Espero que vocês estejam ouvindo. Como o tom é realmente, muito importante e matizado. Você acaba conhecendo Kevin Rose. Então, você investe na Evan. Agora, na época, era o Twitter ou era?

Mike Maples: Foi o podcast da Odeo . 

Nilo Lemos Neto: Então, mostre-nos como isso se desenrolou. 

Mike Maples: Bem, eu pensei – eu estava em Austin, e o que eu faria é que meus filhos estavam na escola e, portanto, não tínhamos certeza se iríamos mudar ainda. Então, eu saía todo domingo à noite e ficava até quinta-feira. E é engraçado porque, quando você está nesse padrão no avião, algumas das mesmas pessoas estão no avião como integrador de sistemas, consultores da Deloitte e outras coisas. E eu seria como, oh, são os irmãos. Ei, amigos, o que está acontecendo? Então, eu estaria nesses vôos de avião com todas essas pessoas. E eu iria de segunda a quinta-feira. 

Nilo Lemos Neto: Isso sempre é perigoso quando eu pego a garrafa. 

Mike Maples: Coragem líquida, sim. E então, pensei, ok, vou levar nove meses e descobrir se consigo encontrar algo emocionante no Vale do Silício. Então, basicamente, imigrei aqui. E a razão pela qual fiz isso é que pensei que a web estava mudando de uma Internet de páginas conectadas para uma plataforma que conectaria pessoas. E parecia que era hora de começar a festa novamente na internet. A bolha estourou. O colapso havia acontecido. E eu vi as coisas acontecerem. Vi Tim O’Reilly falando sobre a Web 2.0. Eu vi coisas sobre podcasting e captura ampla e coisas assim. E eu achava que os sucessos são claros para mim, isso é óbvio que algo importante acontece. 

E eu só tenho que ir para a Califórnia. Eu tenho que ir agora, não esperar mais um dia. E então eu faço isso. E Ev , tinha a melhor empresa de podcasting. E assim, Jeff Huber, do Google, me apresentou a ele. Ele disse que acabamos de fugir porque ele não quer trabalhar em uma grande empresa. Mas vai fazer algo de podcasting interessante. E, de alguma forma, Evan pegou meu dinheiro pela primeira vez.

Nilo Lemos Neto: Então, agora, ele pegou seu dinheiro, mas nos acompanhou, brevemente – 

Mike Maples: A propósito, esse é um bom começo para investir. 

Nilo Lemos Neto: Esse é um começo fantástico 

Mike Maples: Evan Williams e, em seguida, Kevin Rose, não é ruim. Você poderia argumentar que o segredo de se aventurar é ter sorte nos seus primeiros cinco anos, o que eu acho que é um argumento bastante forte. 

Nilo Lemos Neto: Eu acho que é uma discussão enorme. 

Mike Maples: Sim. 

Nilo Lemos Neto: Mas você, desde então, tem sido bastante consistente. Eu deveria – agora, me corrija se estiver errado, mas com a Odeo , houve um momento em que Ev , que é um cara muito bom, decidiu oferecer aos investidores a capacidade de recuperar seu dinheiro? 

Mike Maples: Sim. Então, o que aconteceu foi investir na Odeo . Eu sou tipo, ok, ótima, melhor empresa de podcast, o primeiro investimento anjo que já fiz. Acabei de conectar o dinheiro. Uma semana depois, a Apple decide que distribuirão podcasts no iTunes. E, na época, é difícil lembrar agora, mas 85 % de todos os dispositivos de reprodução eram iPods. É como o que vamos ser? O que você paga no Zoom? É como se você não tivesse um negócio. 

Nilo Lemos Neto: Ainda há pessoas tentando isso. 

Mike Maples: E assim, Ev , para seu crédito, tentou, por cerca de um ano, descobrir outro negócio. E não podíamos. E nós discutíamos e nos olhávamos, e ficamos tipo, sim, isso é bem difícil. E assim, um dia – alguns investidores estavam ficando bastante desencantados porque estão como se você estivesse apenas desperdiçando nosso dinheiro. Não há negócios aqui. E assim, Ev decide devolvê-lo a todos. E então, eu sou como, “Olha, Ev , você não me deve nada. Capital de risco é a palavra aventura como empreendimento. E você ganha alguns, perde alguns. ”Ele diz:“ Bem, esse é o tipo de acordo que fiz com alguns investidores maiores. Isso me ajudaria muito se você apenas aceitasse. 

E assim, eu disse: “Bem, desde que você deixe-me investir em sua próxima coisa.” E ele continua: “Bem, parte deste negócio é que eu ficar com esse IP que eu venho trabalhando sobre o lado . ”“ E estamos tentando decidir se chamamos Voicemail 2.0 ou TWTTR. E Jack está trabalhando nisso junto com Noah, e estamos descobrindo isso. ”E eu fico tipo,“ O que é – vamos lá, correio de voz 2.0? E por que você não coloca as vogais de volta? O Twitter sem as vogais soa como Flicker, e isso é um derivado e o que quer que seja. ”Então, acho que não tive nada a ver com isso, a propósito, mas essa foi apenas a minha reação. Então, ele diz: “Você diz o que está fazendo.” E eu fico tipo: “Tudo bem. Então, o que acontece? ”“ Com 140 caracteres ou menos, porque queríamos fazer telefones celulares e outras coisas. ”

E isso é antes do iPhone, certo? Então, eu fico tipo, “Ok. E então, o que acontece? ”E ele diz:“ É isso. É tudo o que faz. ”E eu digo:“ Qual é o roteiro? ”“ Não há roteiro. ”“ E qual é o modelo de receita? ”“ Não há modelo de receita ”.

E então, eu digo: “ Ev , tipo, por que você acha que esse é um produto muito menos um negócio, uma empresa?” E ele diz: “Ah, eu não tenho ideia se é.” Mas ele diz: “Aqui está do jeito que eu estou pensando sobre isso. Blogger, um milhão de pessoas usa o software Blogger. ”E esta é a primeira empresa de Ev foi o Blogger. Ele foi um dos pioneiros dos blogs. Ele diz: “Podcasting é meio difícil.” Você tinha que usar o Odeo Studio, tinha que gravar coisas. Você tinha que colocá-lo no feed RSS. Ele é como, “Só foi preciso mais esforço”. Ele é como, “O que acontece se você tivesse microblogs e, em vez de um milhão de pessoas com microblog, 10 milhões de pessoas com microblog?”

Ele disse: “Acho que se 10 milhões de pessoas criassem microblogs, o ônus da prova seria sobre as pessoas negativas”. E então, eu fiquei tipo: “Parece bom para mim. Eu gostaria de investir no Twitter ou no Voicemail 2.0, como você chama isso. ”E ele diz:“ Bem, não é uma empresa. Não há investimento. ”E então, alguns meses depois, talvez seis meses depois, o Twitter explode em [inaudível], o que é uma ironia deliciosa porque é de Austin, a cidade de onde eu vim. E algumas semanas depois, diz Ev – e eu pensava que era como um balão de ar quente se afastando. Não há como eu investir. Ev esqueceu, e todo mundo vai persegui-lo. E ele me ligou um dia e disse: “Ei, você quis dizer isso quando disse que queria investir no Twitter?” E eu disse: “Sim”. E ele disse: “Bem, estamos prestes a Pegue nosso primeiro dinheiro. E se você quiser fazer isso, agora é a hora.

Nilo Lemos Neto: Uau. Ev é um cara legal. 

Mike Maples: Ele é. Então, lembro disso porque os dois eram bons para mim. Como se eu fosse apenas um cara aleatório de Joe Schmoe . E os dois me deram a chance de estar em suas empresas. E sim 

Nilo Lemos Neto: Eles são bons rapazes. E a – 

Mike Maples: Sim. Eu tento lembrar que toda vez que um empreendedor nos apresenta. Eu tento lembrar a graça que esses caras me mostraram. 

Nilo Lemos Neto: E nossas histórias se entrelaçam de muitas maneiras, porque isso é – 

Mike Maples: Sim. Eu o conheci na época em que estávamos saindo neste livro. 

Nilo Lemos Neto: Exatamente. E em 2007, sul por sudoeste, implorei e implorei a Hugh Forest, que dirigia o sul pela Interactive, ou pelo menos pelo lado da programação – 

Mike Maples: Ainda é. 

Nilo Lemos Neto: Ainda é. E agora, um vizinho meu, efetivamente. E eu implorei e satisfeito. Eu disse: “Se você tiver um último minuto – sei que você não tem nenhum lugar porque já fui rejeitado várias vezes. Mas se você tiver um cancelamento, se houver algo que se mova e houver um local, entre em contato. Eu adoraria a oportunidade. ”E baixo, e eis que, em 2007, havia essa chance de, na época, colocar em perspectiva, todos os tweets do mundo sendo exibidos nessas TVs de tela grande que eram posicionado ao redor da sala de conferências. Apenas um feed se move lentamente, todo usuário do Twitter. Eu estava brevemente entre os 100 melhores. Fiquei muito orgulhoso disso, até Ashton Kutcher aparecer e chutar minha cabeça. 

Mike Maples: Eu nunca entrei no top 100. 

Nilo Lemos Neto: Bem, você só precisava de 500, a certa altura, e então se foi. 

Mike Maples: Eu deveria ter sido Mike @ Twitter . Mas eu estava tipo, vamos lá, até onde isso vai chegar? 

Nilo Lemos Neto: Bem, há tantas pessoas que têm essa história. Eles eram como se eu tivesse escolhido hawaiisteak5.0 como meu nome de usuário, porque não vai se tornar nada. E eles são como, sim, agora, eu estou preso com isso pelo resto da minha vida. Mas acabei recebendo um e-mail de Hugh. E ele é como, “Ei, se você quis dizer isso, temos uma sala cheia que teve um cancelamento. Um patrocinador não vai fazer o seu truque. Então, se você quiser, você tem 45 minutos. ” 

Mike Maples: Então, você explodiu no South By também? 

Nilo Lemos Neto: eu fiz. E o que foi realmente engraçado é que eu estava tão nervoso. Eu estava tão nervoso. Foi a minha primeira apresentação realmente sobre o livro. E foi antes do livro ser lançado. O livro saiu em abril de 2007. Isso foi em março. E eu estava na casa de um amigo porque não pagaria pelos hotéis. Todos estavam esgotados. Além disso, se você conseguir um quarto, custa US $ 1.000,00 por noite durante o South By. Então, eu fiquei na casa do meu amigo. E eu entraria na garagem dele. E eu ensaiei minha palestra na frente dos três chihuahuas dele. E eu vou explicar o porquê. A) Meu amigo tinha outras coisas para fazer e tinha um emprego de verdade. Então, ele não estava lá. Mas os chihuahuas, você tinha que ter pelo menos 10% de Tony Robbins para mantê-los engajados. E esses cães eram – 

Mike Maples: Esse é o seu segredo? 

Nilo Lemos Neto: Se eu pudesse ter 10% de Tony Robbins, estou indo muito bem. 

Mike Maples: Se você estivesse na Tribe of Mentors, essa seria sua conversa como se fosse um chihuahua? 

Nilo Lemos Neto: Sim. Meu truque secreto para o trabalho em rede é praticar com cães, porque eles não se importam muito com o conteúdo. Mas se você é monótono, eles meio que vão – e se viram e se afastam. Então, eu estava na garagem e estou fazendo esse tipo de coisa ondulada para mantê-los envolvidos. 

Mike Maples: Eu acredito totalmente nisso 

Nilo Lemos Neto: Ah, não, aconteceu. Eu lembro da garagem. E então, cheguei ao evento e tinha todos esses slides sofisticados e tudo preparado. E o que acontece? Tela azul da morte. Meu computador morre. E assim, acho que vou ter que fazer isso sem nenhum dos meus avisos. 

E eu fiz, mas havia ensaiado tanto que estava na minha cabeça. E sim, então, Hugh, também uma dessas pessoas. É como, até hoje, se Hugh me perguntar: “Ei, você poderia nos ajudar com X, Y, Z?” É como é claro, eu vou, porque é exatamente essa oportunidade. E também quero enfatizar uma coisa. As pessoas poderiam dizer, bem, a sorte estava lá com o Twitter, ao mesmo tempo. E foi absolutamente sortudo. Mas é como se todos os anos houvesse algo para esboçar. Todo mês, há algo assim que você pode redigir. Você apenas tem que procurar. Mas você ia dizer?

Mike Maples: Bem, a outra coisa é que é – acho que já conversamos sobre rancores antes. Para mim, o oposto de ter rancor é gostar de ver alguém se sair bem. E quando eu era fundador, você estava apenas tentando fazer coisas reais da empresa e fazer a empresa acontecer. E você está tipo, ok, nós vamos fazer esse passeio. E espero que funcione. Mas uma das coisas divertidas de ser um investidor é ver as pessoas se saindo bem. Você pode ver – como Logan e John, da Lyft, comeram feijão até que eles levantaram suas sementes. 

E quando tivemos nossa primeira reunião do conselho, Anne olha as finanças e diz que vocês não estão pagando um salário mínimo, e isso é ilegal na Califórnia. Eles são como nós temos que consertar isso. E assim, e agora, as pessoas falam sobre quanto dinheiro a Lyft tem e como Carl Icahn investiu e o capital do Google. Mas eu me lembro deles quando eles estavam comendo feijão. E é divertido vê-los fazer isso bem. É divertido ver você fazer isso bem. É como se não tivéssemos razão para pensar que a Semana de Trabalho de Quatro Horas seria um grande negócio. Você espera que sim.

Nilo Lemos Neto: Tínhamos muitas razões para acreditar que não seria grande coisa depois de 27 rejeições. 

Mike Maples: Mas é como toda vez que vejo – recebo uma ligação de alguém como um repórter que diz: “Ei, você faria uma citação para este artigo sobre Tim”, em alguma publicação importante. Eu sou como uau, ele está apenas matando. Fantástico. É divertido ver – é muito mais divertido gastar sua energia em obter alegria disso e ver seus amigos se saindo bem, especialmente amigos que são dignos de se sair bem e não serão mudados por isso. Isso é muito mais divertido do que lembrar quem não foi legal ao longo do caminho, sabe? 

Nilo Lemos Neto: Sim. É uma chatice. Eu tenho trabalhado no pedaço de rancor. Eu não tenho muitos Mas é bom te ver. Faz algum tempo. 

Mike Maples: Sim, como a Primavera Árabe ou quando eu pegava Sloane em um encontro, minha filha Sloane e os pais no encontro diziam: “É verdade que você investiu no Twitter? Eu os vi em Oprah. ”E então, a Primavera Árabe aconteceu. E eu fiquei tipo, uau, essa empresa está meio que trabalhando. Temos a chance de fazer bem neste. 

Nilo Lemos Neto: Então, você mencionou sua filha. Quero mencionar algo em que pensei muito desde que você me mencionou. E, como contexto para as pessoas, o que realmente tentei fazer nos últimos cinco anos é olhar a vida das pessoas que admiro de maneira holística antes de modelá-las. 

Então, o que quero dizer com isso é tentador olhar para o sucesso comercial da Pessoa X e replicar tudo o que eles fazem. Mas tudo o que você pode ver é uma pequena peça do quebra-cabeça. E então, na realidade, eles andam em ruínas em todas as outras capacidades. Então, eu tentei, com as entrevistas, os livros e a Tribo de Mentores, realmente olhar as coisas de forma holística. E me lembro de perguntar, e pergunto, mesmo que não tenha filhos, peço muito conselhos aos amigos dos pais porque estou curioso para ver como eles encaram isso.

E, a certa altura, perguntei a você, estávamos em uma caminhada e perguntei a você que conselho você daria a um novo pai ou algo que pensasse em ser pai. E, por favor, corrija-me se estiver errado, mas –

Mike Maples: Minhas versões anteriores poderiam ser melhores. 

Nilo Lemos Neto: Mas, para minha lembrança, houve dois pontos principais que você fez. E poderia haver mais, mas você disse: 1) realmente ensine seus filhos e os treine para serem otimistas, porque, sem isso, você estará perdido. E com isso, você pode pelo menos procurar ou ver soluções, forro de prata e assim por diante. E então, a segunda parte foi lembrar que seus filhos não lhe devem nada. Eles não pediram para nascer. Você escolhe – 

Mike Maples: Você se lembra, uau. 

Nilo Lemos Neto: eu me lembro. Foi significativo para mim. Realmente deixou uma marca. E seu trabalho é dar amor a eles. Não existe para não lhe dar amor. 

Mike Maples: Isso mesmo. Eu escolhi tê-los. Eles não escolheram me receber. Eles não me devem nada. E acho útil pensar nisso. Mas a parte da esperança, eu acho, é importante para eles. Infelizmente, a minha forma de encarar é que, a menos que resolvamos algum problema inovador, todos vamos morrer. Então, você pode optar por ser derrotista sobre isso, ou pode dizer que o fato de que podemos viver é apenas esse grande presente. E assim, acho que uma das coisas que você pode fazer pelos seus filhos é ajudá-los a se sentirem otimistas e felizes com o fato de que eles têm o presente de estarem vivos. 

E isso não seja derrotista sobre este mundo. Você teve o presente de hoje. E contanto que você tenha o presente de hoje, como se estivesse no caminho da luz. E se você pode dar a seus filhos o dom de serem otimistas e esperançosos em relação ao futuro e agradecidos por terem o tempo que eles terão, acho que é útil para eles, porque os filhos são julgados. E todos nós somos maus para nós mesmos em nossa própria mente, e somos julgados pelas pessoas o tempo todo. E é fácil esquecer que hoje é um presente. Seja grato por esse presente. Seja otimista de que amanhã será outro dia em que você terá outro presente.

Nilo Lemos Neto: Então, quando seus filhos ou um de seus empresários – as startups são um esporte de contato total, certo? 

Mike Maples: Sim. 

Nilo Lemos Neto: As pessoas agem de maneira importante. E coisas ruins acontecem o tempo todo. Seja com seus filhos ou com alguns dos fundadores com quem você trabalhou, quando eles estão passando por um período muito difícil, o que você diz a eles? E você pode dar um exemplo específico ou apenas um princípio geral. Mas ficaria curioso em saber como você pensaria sobre isso. 

Mike Maples: Bem, esses fundadores em que trabalhamos – alguns deles são extraordinários. E, portanto, reluto em dizer que tivemos um grande impacto. Eu acho que o que às vezes eu fiz que me orgulhei é quando eles estão nas profundezas do desespero. Empreendimentos como esse, onde não há caminho sequer. E há momentos em que você é como se tudo estivesse contra você, e como você me meteu nisso. E isso é tão terrível. E acho que fui melhor do que a maioria naqueles momentos em dizer que você tem isso. E, às vezes, eles precisam ouvir isso. 

Nilo Lemos Neto: São apenas as palavras? Ou como você entrega isso? Como o que faz ficar? 

Mike Maples: Não, eu digo a eles, olha, Twitter, não conseguimos manter os servidores funcionando. Não podíamos decidir quem era o CEO. Twitch, era Justin TV. Chegg foi Craigslist para faculdades. E então, o Facebook decidiu competir conosco, e nos envolvemos em aluguel de livros didáticos, e só tínhamos 30 dias em dinheiro. E, como o ngmoco , tínhamos 45 dias de dinheiro quando trocávamos de downloads de aplicativos para jogar gratuitamente. E Lyft começou como Zimride. E quando lançamos o Lyft, nem tínhamos certeza de que era legal. Então, eu sou tipo, pessoal, eu vi muito mais louco do que isso. Você entendeu isso. E, às vezes, um fundador precisa conhecer, procurar, empreender – gosto de dizer que gosto de investir em pessoas com quem eu gostaria de ter problemas, porque isso acontece sempre. 

E quando você estiver com problemas com essas pessoas, como será? Vai parecer que somos nós contra o mundo? Ou será como eu me envolvi com essas pessoas? E então, eu gosto de pessoas onde estou como se estivéssemos no buraco da raposa juntos. Dane-se o resto do mundo e o que eles pensam. Estavam certos. Eles estão errados. Vamos arrasar. E assim, eu acho que éramos quando eu era empresário, uma das coisas que aprendi é que meus primeiros clientes não compravam apenas o que eu estava vendendo. Eles compraram porque acreditavam no que eu acreditava.

Nós estávamos em segredo juntos. E quando trabalho com fundadores, gosto de dizer que estou em segredo. Eu acredito no segredo deles. E achamos que o resto do mundo está errado. Achamos que estamos certos. E nós vamos provar isso. E assim, quando as coisas dão errado, é como se fosse apenas um contratempo, um aumento de velocidade, qualquer que seja. Mas no final, é como se ainda acreditássemos em nossa percepção. Estavam certos. Vamos provar. Vamos provar.

Nilo Lemos Neto: E você? Se você pode pensar, nas últimas décadas, pode ser qualquer coisa, mas você poderia nos dar um exemplo de talvez um período difícil pelo qual passou e como encontrou o caminho para sair dele? Ou o que o ajudou a encontrar o caminho para sair dela? Poderia ser qualquer faceta da vida. 

Mike Maples: Meu Deus. Há um número justo. Liz e eu terminamos. Estávamos casados ​​há 17 anos e as coisas não deram certo. E parecia que eu realmente tinha falhado como pessoa e estava prestes a falhar como pai. E o que mais havia, se eu falhasse nessas coisas? Então, no que eu poderia pensar que tinha sucesso? Então, esse foi um momento difícil. Felizmente, porém, os pequenos ficaram bem. E eu tentei o máximo que pude para navegar naquela época da melhor maneira possível. E as crianças ficaram ótimas. E Liz e eu nos damos muito bem. E você ganha alguns, você perde alguns. Mas, naquele momento, parecia que tudo o que eu havia feito nessa vida estava estragado, e eu tinha explodido totalmente. 

Nilo Lemos Neto: Como você não apenas sucumbiu às profundezas do desespero e ficou lá? 

Mike Maples: Sim. E, algum dia, precisamos ter um pouco mais de vinho para conversar sobre isso, porque sei que você disse que às vezes lutava para se sentir deprimido. 

Nilo Lemos Neto: eu tenho sim. 

Mike Maples: E eu sou a pior pessoa para conversar com pessoas deprimidas porque simplesmente não entendo o conceito. E é como se eu não estivesse julgando, mas sou como se hoje fosse um presente. E eu tenho que fazer o máximo que puder com isso. E se não der certo, aproveite ao máximo o amanhã. E, a propósito, não acho que minha maneira de pensar seja melhor do que a sua. É como se você fosse mais magro do que eu. Você provavelmente poderia correr mais rápido, pular mais alto. Eu não sento lá e digo me dê suas pernas. Eu apenas percebo que somos todos diferentes. E percebo que tive algumas bênçãos na vida, e uma delas é agradecer todos os dias. E para que esse seja o melhor pedido. Não importa o que esteja acontecendo, sou como você deve ter hoje. 

Nilo Lemos Neto: Então, era apenas um bote salva-vidas que você tinha durante todo esse período do qual todas as manhãs você se lembraria? Ou como isso se manifestava diariamente? 

Mike Maples: Está sempre presente. É apenas óbvio para mim. É como respirar oxigênio. 

Nilo Lemos Neto: Cara, preciso emprestar seu código. Tudo certo. 

Mike Maples: Mas não digo que, ao me ouvir e a meus conselhos, sou muito inteligente. Só tive a sorte de ser configurado e conectado dessa maneira. 

Nilo Lemos Neto: Então, eu quero fazer uma sugestão para todos na platéia. E isso se baseia em observar Mike repetidamente. Quando alguém lhe diz: “Bem, você pode me explicar. Eu não sou um pensador rápido. Eu sou do Texas. ”Quando alguém puxa isso, você deve realmente ter cuidado. E eu emprestei isso de você. E eu acho que posso usar isso porque a maioria das pessoas pensa que as pessoas de Long Island são idiotas. Ótimo. Então, eu vou ser como me explicar de novo, porque não estou claro. Meu cérebro não se move tão rápido. Eu sou de Long Island. E todo mundo é como o que? Então, obrigado por me permitir roubar isso. 

Mike Maples: Estou feliz por poder ajudá-lo a agir de maneira simples. 

Nilo Lemos Neto: Então, eu queria mencionar, e isso é algo sobre o qual não falamos publicamente ou em privado antes, mas com o comandante John Boyd. 

Mike Maples: Sim. 

Nilo Lemos Neto: Você pode explicar quem é o comandante John Boyd e por que você é fã? 

Mike Maples: Sim. Então, o comandante John Boyd era instrutor de vôo da Força Aérea. E havia essa expressão de que, em uma luta de cães simulada, ele poderia vencer qualquer piloto em 30 segundos ou em uma quantidade de tempo escandalosamente rápida. E as pessoas estavam bem, como ele faz isso. E ele ensinou essa forma de combate, que se movia muito rapidamente. E assim, se você se coloca no tempo em que eu estava lendo sobre John Boyd, foi também quando eu estava trabalhando com Eric Reese e Steve Blank. Eric Reese era consultor da Floodgate antes de escrever The Lean Startup . Ele é famoso como eu – eu tenho esse magnetismo de autores famosos e futuros, eu acho. Então, nós estávamos conversando. 

E éramos como se algo realmente importante estivesse acontecendo aqui. Mão de obra offshore, marketing de mecanismos de busca, software de código aberto, penetração de banda larga, mercados globais. E parece que você pode colocar um produto no mercado por menos dinheiro. Você pode fazer isso mais rápido. E Steve Blank começou a falar sobre esse cara chamado John Boyd. E assim, John Boyd é esse instrutor de vôo da Força Aérea.

E ele poderia vencer qualquer um em uma briga de cães super rápido . E o insight fundamental de Boyd era que, às vezes, era possível vencer uma batalha sendo mais rápido. Então, digamos que você esteja em um MiG russo e eu esteja em um F16, e eu faço a jogada errada, mas você ainda não se mudou. E então, eu faço o movimento certo antes que você se mude ainda. Apenas o simples fato de que eu era capaz de fazer uma jogada e o curso corretos antes de você fazer o seu contra-movimento significa duas coisas. Eu posso ficar na posição certa em relação a você. Mas, mais importante, é muito desorientador para você, porque você não sabe onde estou. Eu estava aqui e agora estou lá.

E assim, a filosofia de John Boyd que me inspirou em 2005 e uma das razões pelas quais eu comecei o Floodgate foi como se você pudesse fazer isso como empreendedor e investidor. E assim, o avião de caça F16 foi projetado conforme as especificações de John Boyd. Um F16 não voa mais rápido que um MiG russo, mas muda de direção mais rapidamente.

E assim, o caça F16 era um sistema. Não era apenas o avião, que podia mudar de direção mais rapidamente. Era a mente do piloto. E a mente de um piloto ágil com um avião ágil venceria um MiG russo o dia inteiro. E então, eu era como se isso fosse o que aconteceria com as startups. E é por isso que $ 500.000,00 são os novos $ 5 milhões. E é por isso que precisamos financiar esses empreendedores ágeis, porque eles serão capazes de forçar a multiplicação. E os grandes concorrentes que arrecadaram um monte de dinheiro estão indo mais devagar e fazendo o desenvolvimento em cascata, ficam desorientados com a rapidez com que essas empresas se movem. E assim, o que eu realmente aprendi com Boyd foi o tipo de ideia de que, se você é um concorrente baseado na velocidade , pode estar errado, mas ainda assim estar mais rápido, o que o faz certo.

Nilo Lemos Neto: Certo. O que é traduzido diretamente para Blank e Eric Reese e produto mínimo viável e iteração. 

Mike Maples: Sim. 

Nilo Lemos Neto: Você poderia estar totalmente fora de base no começo, como muitos de seus maiores sucessos foram. 

Mike Maples: Certo. Portanto, 93% de nossos lucros de saída provêm de pivôs. E então, você olha para isso e diz: Nossa, quando investimos, devemos nos importar com o que é o negócio? Quero dizer, é uma pergunta legítima. Como a automação de cruzeiros, essa é uma das nossas vitórias recentes. Kyle havia iniciado o Twitch. Ganhamos muito dinheiro no Twitch. E ele inicia esta empresa chamada Cruise. É como uma barra de tejadilho que pilota automaticamente, dirige automaticamente . Eu sou como, “Kyle, isso é uma péssima idéia, porque você terá apenas 20 clientes no mundo. Existem apenas 20 empresas de automóveis que importam, e elas têm um poder de compra concentrado e podem projetar você, a menos que você seja 10 vezes melhor. Vai haver competição. ” 

Blá blá blá. Então, seis meses depois, ele disse: “Ok, você está certo. A idéia da barra de tejadilho foi burra. Eu tenho essa nova idéia. ”Eu sou como,“ Qual é a sua nova idéia? ”Ele é como se eu fosse fazer o Nissan Leaf dirigir sozinho .”

E eu fico tipo: “Então, o que você vai fazer?” Ele fica tipo: “Bem, você sabe, existem várias maneiras de monetizar isso. Você pode fazer uma frota de carros. Você pode vender os carros para as pessoas. ”Então, eu fico tipo,“ Ok, deixe-me ver se entendi, Kyle. Agora, você só vai competir contra todo mundo. Você vai competir contra Uber, Lyft, Tesla, GM e todos, Bosch. ”Ele é como,“ Sim, mas, você sabe, sou apaixonado por isso. Eu venho fazendo isso desde o MIT. Foi o meu projeto de pesquisa. E acho que esse é o caminho a seguir. E fiquei sentado lá, pensando sobre isso. E eu era como se esse cara me fizesse 84 vezes meu dinheiro na última vez em que cheguei a ele.

Acho que vou apenas lhe dar um cheque. E assim, vou à reunião de parceiros na Floodgate. E graças a Deus, não temos um sistema de votação. E eu digo: “Acho que decidi que farei este acordo com a Cruise”. E todo mundo me lê como um motim. E eles são como, “Mike, vamos lá. Entendo que um modelo de negócios pode ser vago, mas você não consegue nem articular um caminho em que isso é um negócio. E Kyle também não.

E eu fiquei tipo, “Não, mas você não entende. Ele é um fundador incrível. E ele tem idéias incríveis. Ele é muito apaixonado. ”Blá, blá, blá. Então, todo mundo é como falar com a mão, isso é estúpido, tanto faz. Então, tivemos dois novos parceiros de risco que se tornaram parceiros, Ryan e Arjun. E seis meses depois, eles são comprados pela GM por mais de US $ 1 bilhão. Ryan e Arjun dizem: “Rapaz, é realmente uma pena termos convencido você a não fazer este acordo com a Cruise.” E eu disse: “Oh, nós financiamos a Cruise.” Então, eu fiquei tipo: “É claro, nós a financiamos. “

Nilo Lemos Neto: secretamente, tenho super direitos de voto em todas as negociações. 

Mike Maples: Não. Na Floodgate, não há sistema de votação. É só que alguém tem que bater na mesa. E assim, se alguém bater na mesa e disser que eu vou me apropriar disso, e sou responsável pelo resultado de nossos retornos, o acordo acontece. Mas se todo mundo ao redor da mesa é um A- e diz que acho que é um bom negócio para você, Tim, ou você, Anne, ou você, Ryan, ou Ryan, ou você, Arjun, mas ninguém diz Vou bater na mesa, estou irracionalmente apaixonado por isso, isso não acontece. 

Então, pensamos que, no estágio super-inicial, o amor vence tudo. E é como quando você está passando por todos esses momentos, vai ter todo esse problema, é o seu amor pela idéia e pelo fundador que fará com que você supere o que quer que esteja enfrentando. E você precisa ter amor e paixão autênticos o suficiente pela idéia e pelos fundadores que deseja bater na mesa e dizer que vou defender isso. Defendo 140 caracteres ou menos, mesmo que as pessoas digam que é estúpido em 2007.

Nilo Lemos Neto: Então, você só precisa de uma pessoa que seja, em alguns casos, racionalmente exuberante e disposta a defender a idéia de um sinal de alerta? 

Mike Maples: Sim, com certeza. 

Nilo Lemos Neto: E então, isso é realmente fascinante para mim. 

Mike Maples: Sim. Não somos exatamente uma loja de private equity. 

Nilo Lemos Neto: Não, mas me parece que alguns dos melhores investidores que conheço têm uma abordagem semelhante ou íntima com isso. 

Como se eles tivessem alguém disposto a colocar tudo em risco, que já foi examinado porque foi contratado como parceiro, como tudo bem, garoto. É com você então. Mas se eles estão realmente dispostos a lutar por isso e –

Mike Maples: E, a propósito, se você é um parceiro da Floodgate, sim, você bate na mesa. Mas adivinhem? Nós acompanhamos as ofertas que você fez. E se você perder dezenas de milhões de dólares sem retorno, não é nada pessoal, mas você simplesmente não parece estar preparado para isso. 

Nilo Lemos Neto: Você não pode mais bater na nossa mesa. 

Mike Maples: Certo. Então, quando eu bato na mesa por um acordo, sei tanto quanto qualquer outro parceiro que estou assumindo a responsabilidade de bater na mesa. E todos vamos ajudar um ao outro. E não vamos dizer sim, eu te disse. Mas é como se, se eu bater na mesa, estou dizendo que me preocupo o suficiente com essa ideia e estou disposto a ter um pouco do meu histórico e credibilidade vinculados a isso. 

Nilo Lemos Neto: Como você se diferencia? Se você observar, por exemplo, 93% dos retornos provenientes de empresas dinâmicas? 

Quando você está observando um fundador ou tentando ajudar, e apenas dando a pergunta mais complicada possível. A pergunta que recebo muito é como saber quando persistir com minha ideia? Como sei quando sair? Ou como sei quando girar? Essa é uma pergunta difícil de responder. Mas quando eu conversei com Mark Andreesson há algum tempo no podcast, ele disse que às vezes as pessoas giram com tanta frequência, que é como toda vez que as vejo, estou parafraseando aqui, é como assistir um coelho descer por um labirinto. É como a cada dois dias, é uma empresa diferente.

Mike Maples: Sim. É como eles pensam que é um Mulligan, não um pivô. 

Nilo Lemos Neto: Certo. Então, como você ajuda a orientar ou mesmo avaliar um bom pivô em relação a alguém que está apenas sem foco? 

Mike Maples: Sim. E pode ser que eu tenha acabado de ter uma série de azarados iniciantes. E assim, esse é um fator potencial muito real. Mas, pelo que vejo, você está certo, não porque as pessoas concordam com você. 

Você está certo ou errado, com base no fato de o pensamento do seu primeiro princípio estar certo ou errado. Então, se eu vejo uma empresa em que ela não está funcionando, mas ainda acredito nos primeiros princípios da ideia, digo que isso é ótimo. Ainda acreditamos nos primeiros princípios e sabemos mais do que sabíamos um ano atrás. Essa é uma vantagem fundamental. Como por que não queremos dobrar isso? E assim, enquanto o que acontece com frequência é que você diz que isso não funciona. Não tem tração. Não seremos capazes de arrecadar dinheiro.

Esqueça isso. E o problema disso é que, se você vive com os resultados do pensamento de outras pessoas, é como se alguém realmente inteligente, como se eu – eu acho, se Reid Hoffman me disser que essa é uma má idéia de efeitos de rede, porque não Não estou de acordo com a teoria das redes, estou bem.

São dados. Ele é o cara mais inteligente em efeitos de rede que conheço, o melhor pensador de princípios de rede que conheço. E eu lhe ofereci um primeiro princípio: ele disse que você está errado nos primeiros princípios. Eu sou como eu provavelmente deveria ouvir isso. Mas se alguém, como no CHEG, quando alugávamos livros didáticos, as pessoas diziam que as pessoas já tentaram isso antes com livros do colégio. E quem se importa? Isso foi há cinco anos. Cinco anos atrás, não é hoje. E então, para mim, é sobre o que são apenas os seus primeiros princípios por trás do motivo de você estar animado com alguma coisa. E as razões dos seus primeiros princípios estão sendo refutadas ou dobradas?

Porque, para mim, a definição válida de um pivô é que os primeiros princípios ainda são verdadeiros, mas você aprendeu algo com os dados que o levaram a dobrar em um novo aspecto que ninguém mais conhece.

Nilo Lemos Neto: Entendi. 

Mike Maples: Mas pode ser que eu esteja dando uma boa explicação do motivo pelo qual tive sorte. Esse é um ponto de vista perfeitamente razoável para você tomar. 

Nilo Lemos Neto: Sim. Certamente é possível. Eu tenderia a avaliá-lo como, certamente, um componente de habilidade. Mas se você estiver olhando, digamos, você tem os primeiros princípios. Talvez então você tenha estratégia. Então, você tem táticas. E você tem ferramentas. Você pode olhar para uma pilha. Os primeiros princípios, em sua experiência de investimento, são principalmente tendências convergentes que as pessoas nunca viram antes? Qual seria um exemplo dos primeiros princípios, como se aplica a uma dessas empresas? 

Mike Maples: Você surfa ? 

Nilo Lemos Neto: Mal. 

Mike Maples: Eu surfo ainda mais mal. Mas eu gosto da metáfora do surf porque você pode ser um surfista habilidoso, mas na verdade não controla o surf. Você pode controlar o quadro. Mesmo se você é bom, você mal consegue controlá-lo. Mas você não pode controlar a onda. 

E, para mim, a mágica que anima a indústria de tecnologia é uma combinação da lei de Moore e da lei de Metcalf. E assim, acho que todos nos beneficiamos da magia da lei de Moore e da lei de Metcalf. E é literalmente tão poderoso quanto as ondas do oceano abaixo de você quando você surfa. E assim, vejo como se o trabalho de um fundador de uma startup fosse surfar uma onda válida. E a onda geralmente é maior que a empresa. Quando investimos na Lyft e Cruise, tínhamos a crença de que o capitalismo de rede está suplantando as empresas verticalmente integradas e que haveria transporte de rede, assim como eu acredito que haverá imóveis de rede, fabricação de rede, tudo isso.

E assim, acreditamos que as ondas que se reúnem são mais poderosas do que qualquer empresa. E o trabalho do empreendedor de tecnologia é alavancar o incrível e maciço poder de toda a fúria do oceano abaixo deles, da lei de Moore e da lei de Metcalf. Basta surfar na praia.

E dê tempo à lei de Moore. Isso violará a vantagem de qualquer operador histórico. E dê à lei de Metcalf tempo suficiente, e isso criará um modo intransponível. O Google tentou remover o Twitter com o Jaiku . Não deu certo. Não importava porque o Twitter tinha um efeito de rede. E assim, para mim, a indústria de tecnologia é mágica. Houve tulipas, no passado. Houve o acidente de 29. Houve a bolha imobiliária. Há bolhas o tempo todo. Há manias o tempo todo. Mas a tecnologia é animada por duas forças exponenciais válidas que são super poderosas. E eles são o vetor de ataque assimétrico do empresário.

Eles são a pedra no estilingue de David. E assim, procuro fundadores que tenham algum tipo de percepção contrária fundamental sobre onde uma onda está prestes a se reunir. E então, esperançosamente, eles têm o material para navegar nele. E se o fizerem, eu sou como um amor incondicional, vamos lá.

Nilo Lemos Neto: Bem, você me deu alguns conselhos relacionados muito cedo. Eu lembro – 

Mike Maples: A propósito, você precisa mais? 

Nilo Lemos Neto: Mais vinho? 

Mike Maples: Sim. 

Nilo Lemos Neto: Eu acho que tenho uma deficiência de vinho, sim. Eu adoraria mais um pouco de vinho. 

Mike Maples: Eu peguei você. 

Nilo Lemos Neto: obrigado. Você me deu alguns conselhos. Lembro que estava em um restaurante em Paulo Alto. Houve uma reunião de eventos. Reid Hoffman estava falando. Eu estava participando. E estávamos tomando vinho, assim como estamos tomando agora. E estávamos conversando sobre um acordo pelo qual fiquei confuso, porque tinha certos parâmetros primitivos para investir e estava sendo ridicularizado por meus parâmetros simplistas, pois precisava ser um usuário avançado do produto. Ele precisa combinar com a população, o tipo de público-alvo que eu tenho. 

E recebi muitas críticas por isso. E eu lembro que você me disse, bem, se é que se diz – você não usou essas palavras então, mas seus primeiros princípios, esses são seus tipos de critérios. Em alguns casos, você fará investimentos realmente bons quando as pessoas estão cagando na idéia, mas ela corresponde perfeitamente aos seus critérios.

Mike Maples: Baseado nos primeiros princípios. 

Nilo Lemos Neto: Certo. Baseado nos primeiros princípios. Por outro lado, se não corresponder aos seus primeiros princípios, e você entrar em um acordo porque será fechado amanhã, mas podemos – 

[Crosstalk]

Nilo Lemos Neto: Se você está apenas seguindo algum consenso, por menor que seja, mas não está de acordo com seus primeiros princípios, é aí que você vai perder seu dinheiro 

Mike Maples: Sim. É aqui que as pessoas falam sobre provas sociais. Eu acho que a prova social é besteira. Eu acho que é – então, meu exemplo favorito é, na verdade, um exemplo de Elon Musk. Então, eu não sei se alguns de vocês podem ter ouvido isso. 

Nilo Lemos Neto: Eu pensei que você ia dizer que acho que alguns de vocês já ouviram falar dele. Eu era justo de assumir, sim. 

Mike Maples: Sim. Então, ele fala sobre o Space X. E a maioria das pessoas pensa que o Space X é como uma NASA melhor. Mas isso não é verdade. Então, você pensa em um foguete. Quanto 0,3% do custo do foguete é o combustível. E o resto é o que queima no espaço, o que não volta. Então, Elon diz: tudo bem, se você pudesse ter um foguete reutilizável, poderia manter 99,7% do valor do foguete, trazendo-o de volta à Terra. 

E se você pudesse fazer isso, poderia ter uma melhoria de duas ordens de magnitude da economia das viagens espaciais. Esses são os primeiros princípios de pensamento. Ou quando Ev diz que se 10 milhões de pessoas escrevem microblogs, isso é 10 vezes mais. O ônus da prova está nas pessoas que são negativas. E, portanto, não preciso ver o plano de negócios para dizer que é um insight que posso obter. Por outro lado, verei muitos planos de negócios que parecem incrivelmente diretos e os elimino imediatamente porque eles não são exponenciais o suficiente e não são princípios suficientes. E todo o meu negócio não é sobre quantas vezes eu perco. É a magnitude da correção quando eu ganho. E assim, quando eu ganho, eu tenho que ganhar muito grande.

Nilo Lemos Neto: Esse é um ponto tão importante porque se aplica à vida e não apenas – 

Mike Maples: Bem, isso depende. Como se você é um cara de educação física – 

Nilo Lemos Neto: Private equity. 

Mike Maples: Você não quer ter mais do que uma taxa de perda de 15%. 

Nilo Lemos Neto: claro. 

Mike Maples: Então, você quer correr riscos, e você quer – mas eu não sou um risco. Eu sou um multiplicador de sorte. Não estou perguntando o que poderia dar errado, porque estou investindo quando vale zero. Estou perguntando o que poderia dar espetacularmente certo como um evento raro. E eu só tenho que estar certo um número razoável de vezes, desde que a idéia tenha o poder exponencial de nos levar à terra da promessa. 

Nilo Lemos Neto: Bem, isso é parte do que me atraiu sobre o arranque de jogo como você explicou-me porque é uma sucessos impulsionado negócio. Você pode estar errado demais. Mas se você tem regras decentes que têm alguma base na realidade – 

Mike Maples: Talvez sim. 

Nilo Lemos Neto: Talvez, então, contanto que você não tenha que entrar na teoria do portfólio e abafado. 

Mas, desde que você invista o suficiente nessas apostas para que possam dizer devolver o fundo ou quaisquer que sejam os parâmetros, é um jogo divertido. E, certamente, um perigoso. Mas deixe-me perguntar uma coisa, porque me lembro de quão impactante – e então, vamos às perguntas e respostas da platéia, na minha cesta rosa que eu trouxe. Se você estava ensinando – você pode escolher a idade. Poderia ser calouros de faculdade, faculdade, ensino médio, realmente não importa, pós-graduação. Se você estava dando uma aula sobre empreendedorismo, não ensinava as pessoas a serem investidores –

Mike Maples: Então, nós fazemos agora. Ensinamos um em Stanford. 

Nilo Lemos Neto: Ah, você faz? 

Mike Maples: Sim. 

Nilo Lemos Neto: Bem, isso facilita as coisas. Então o que você ensina? Quais são os diferenciadores da classe? 

Mike Maples: O que tentamos fazer é ajudar as pessoas a entenderem que há coisas que podemos aprender com esses empreendedores que criam abundância maciça. 

E é mais do que apenas ter um bom produto. Ajuste do mercado do produto, claramente importante. Mas projetar uma empresa, qual é a sua cultura? Você vai defini-lo com antecedência ou apenas deixar que isso aconteça? Qual é a sua categoria? Você vai projetar sua categoria ou simplesmente deixar que isso aconteça? Você vai buscar receita ou acumular uma faixa de clientes? E assim, o que tentamos enfatizar – tentamos enfatizar algumas coisas. Um é que grandes empresas realmente são valiosas.

E, portanto, devemos tentar pensar em construir um negócio escalável com o valor da verdade em mente, e não o que é a moda mais recente, e como arrecadamos dinheiro, ou o que é o unicórnio de papel ou qualquer coisa desse tipo. Mas então, a outra coisa com a qual nos preocupamos é que você olha para algumas dessas empresas e os problemas que elas tiveram com sua cultura, e muitas dessas pessoas vêm de Stanford ou das melhores escolas.

E é como podemos ter algum impacto onde, se apenas uma pessoa que poderia ter saído dos trilhos é um fundador nessa dimensão, não porque somos como a cultura importa. Construir uma fundação da empresa é importante. Como as pessoas se tratam é importante. E algumas dessas coisas são como uma transação em cadeia de blocos. Você entendeu errado, não pode voltar atrás. Ou como a metáfora que gosto de usar é como o estacionamento da Hertz. Se você voltar, os pneus explodirão. E então, algumas dessas coisas, você realmente não pode fazer backup. E assim, acertando na primeira vez, há muitas lições contra-intuitivas.

E é mais sobre apenas ter um bom produto. Trata-se de projetar uma empresa e uma categoria, além do produto. E ter um ponto de vista sobre como você trará abundância ao mundo e não apenas ficará rico. E assim, a classe é sobre isso e mais ou menos como – oh, a outra idéia é como, se você é o principal motor, não precisa ser apenas um empreendedor de tecnologia.

Você poderia ser o cara da lavanderia francesa, Thomas Keller. Você pode ser Elvis Presley e inventa o rock and roll. Ou você pode ser Albert Einstein e poderia ter uma teoria, ou a MLK teve um sonho. Mas é o tipo de idéia que tentamos expressar às pessoas é encontrar seu presente e expressá-lo do seu jeito. E o empreendedorismo é apenas uma maneira de expressar esse presente. Mas se eles aprenderem alguma coisa da classe, não será um empreendedor como essas pessoas. Se o empreendedorismo é o seu chamado, ótimo. Aqui está o que grandes pessoas fazem. Mas descubra sua vocação. Descubra o seu presente. Você não tem muito tempo.

Não viva a vida de outra pessoa. Não viva pelo pensamento de outra pessoa. Viva seu presente e atualize-o ao máximo.

Nilo Lemos Neto: como as pessoas ouvem isso e tenho certeza de que você entra em muito mais detalhes na classe – 

Mike Maples: Sim, há 13 palestras. 

Nilo Lemos Neto: Sim, 13 aulas. Mas, para aquelas pessoas que ouvem, se elas quisessem um lugar para começar, e dizem que eu quero fazer isso, simplesmente não sei qual é o meu presente, o que você diria a elas? Quais são os sussurros através do éter que eles deveriam prestar atenção ou quaisquer indicadores? 

Mike Maples: Eu diria que gaste tempo com pessoas incríveis e trabalhe nas coisas com elas. E você o encontrará. Mas a maioria das pessoas falha em encontrar seu presente, não porque não o encontra. É porque eles estão ocupados demais se preocupando com o que as outras pessoas pensam. E uma das coisas que eu acho inspirador é que escrevi este post uma vez, e fiquei surpreso que – então, eu o chamei de Finding Billion Dollar Secrets. E o ponto que eu estava tentando destacar era que segredos de bilhões de dólares estão por toda parte. 

Só que as pessoas não querem pegá-las do chão. Eles estão se olhando. Eles estão olhando para o status. Eles estão olhando quando eu estava no ensino médio, fui recompensado por dar ao professor a resposta para as perguntas que eles queriam. E então, fui para a faculdade certa, obtive a pós-graduação certa, consegui o emprego certo na empresa certa, morava no bairro certo, tinha os filhos de designers certos e os enviei para as escolas de designers certas e estava no país certo clubes dirigindo meu carro de designer certo.

E eles se concentram em Peter Thiel provavelmente chamaria esse comportamento mimético, essa idéia de que os desejos das pessoas são definidos pelas pessoas ao seu redor e o que causará uma boa impressão nas pessoas ao seu redor. Os melhores empreendedores que conheço são como estragar tudo isso. Eu sei por que estou aqui neste mundo. Esse segredo no chão, esse é o meu presente. Estou atendendo. Eu estou fazendo isto. E assim, para mim, é a coisa que eu diria a minha 20-year-old auto, o meu 15-year-old auto, meus filhos é descobrir o seu presente, seu presente. Não é a opinião mundial do seu presente. É seu. Isso pertence a você. E descubra o presente que lhe pertence e expresse sua gratidão pelo tempo que você oferece oferecendo esse presente.

Nilo Lemos Neto: Eu amo isso. Vocês podem ver porque eu incomodei tanto o Mike ao longo dos anos com perguntas. Falando de perguntas – 

Desconhecido: por falar em perguntas, posso adicionar mais uma? 

Nilo Lemos Neto: claro. Uau. É como o bilhete de ouro de Willy Wonka de perguntas. Obrigado. Veja isso. Doadores desonestos. Tudo certo. 

Mike Maples: Espero que muitas dessas perguntas sejam para você. Eu vou aprender muito mais com suas respostas, eu acho. 

Nilo Lemos Neto: É como o jazz improvisado de receber perguntas. Então, eu vou começar com o primeiro, e então, vamos meio que saltar entre eles. Então, oh, Deus, sempre uma pergunta em duas partes , que, a propósito, significa duas perguntas. Para onde você se mudaria além de Austin? Existem alguns lugares que eu olhei. Eu amo Austin. Eu queria me mudar para lá desde que me formei na escola, mas não consegui o emprego na Trilogy Software, uma história engraçada. Fundador da Trilogia – 

Mike Maples: Foi meu colega de quarto na faculdade. Eu poderia ter te ajudado. Eu poderia ter ligado você. 

Nilo Lemos Neto: eu não sabia o que fazer. Eu estava perdido. Um bebê na floresta. Então, Boulder, Colorado, sou um grande fã de Boulder. Eu também olhei para BC. Eu realmente gosto da Colúmbia Britânica e de áreas no Canadá. Desculpe, americanos. E havia muitos lugares diferentes que eu considerava, mas Austin tem essa força gravitacional para mim, então acabei lá, o que mudou de idéia sobre o significado da ficção versus a não-ficção. 

Realmente, era porque eu tinha insônia e não queria ligar meu aparelho de solução de problemas lendo livros de negócios e assim por diante antes de dormir. E eu descobri que a fantasia Dune , Enders Game , Stranger in a Strange Land , The Name of the Wind – leia isso, mas esteja preparado para esperar 17 anos pelo último da trilogia.

Mike Maples: Você já leu o Conde de Monte Cristo? 

Nilo Lemos Neto: eu não tenho. 

Mike Maples: Oh, meu Deus. Falando de um livro sobre rancores. 

Nilo Lemos Neto: Então, como estamos nos livros, quais livros você mais recomenda ou dá para outras pessoas? 

Mike Maples: Ultimamente, eu gostei de uma mulher chamada Bronnie Ware. Ela escreveu um livro chamado Os cinco principais arrependimentos dos moribundos . E ela era uma enfermeira que havia passado algum tempo com pessoas nos últimos 90 dias de sua vida. E ela aprenderia como eram seus arrependimentos. Ou, às vezes, ela aprendia qual era a felicidade deles. 

Então, havia um exemplo dessa mulher que era de uma família super rica e ela decidiu se casar com um artista. E a família a excomungou. E ela tem 32 anos. Ela tem câncer e morre. E ela não tem notícias da família há anos. E a mãe dela chega até ela, no final, e diz, para ser sincera, eu estava com ciúmes. Você estava vivendo a vida em seus próprios termos. E eu tenho todas essas obrigações. Eu nem gosto muito da minha vida. E eu estava meio chateada que você pudesse se casar com algum artista e ser tão feliz. E eu percebi o quão errado eu estava. Mas essa mulher que está morrendo diz que não me arrependo.

Eu tenho que estar com a pessoa que eu queria estar. E eu adoraria ter vivido mais, mas ninguém sabe quanto tempo eles terão. Pelo menos eu tive o tempo que tinha do jeito que queria, o melhor que sabia. E então, eles teriam outra pessoa que fosse o contrário. Eles estavam morrendo e diziam: “Prometa-me, Bronnie , que você não viverá a vida de acordo com o pensamento de outras pessoas, porque eu vivi minha vida inteira tentando agradar outras pessoas”.

“E se eu pudesse ter tudo de novo, não faria isso.” E assim, ela faz um ótimo trabalho em ter o exemplo da pessoa que fez isso bem sem arrependimentos, e a pessoa que é como foda, eu estou morto agora, e se eu pudesse fazer tudo de novo, faria diferente. E então, é motivador dizer, nossa, como estou me comparando com essas cinco coisas? E assim, eu gostaria que o livro porque ele algo que leva as pessoas para fora do aqui e agora e tipo de força você a enfrentar um conjunto mais amplo de questões.

Nilo Lemos Neto: Sim. Penso que, para mim, nos últimos anos, muitos amigos faleceram nos últimos dois anos, incluindo Terry Laughlin, descanse em paz, que está neste livro há apenas algumas semanas. E achei realmente, de uma maneira estranha, reafirmar a familiarização com a morte e a tristeza e o luto de maneira quase preventiva.  

Uma das minhas pessoas favoritas, tenho certeza de que você passou um tempo com ele, Matt Mullenweg, empresário incrível, mas antes de tudo, apenas um ser humano bonito, e ele perdeu o pai de uma maneira muito inesperada. E ele recomendou On Grief and Grieving para mim. E acho que é um exercício muito útil se familiarizar com os detalhes da morte e do falecimento de pessoas.

Mike Maples: E eu aprendi muito disso com Julie, que é o amor da minha vida e me suporta. E ela ajudou todas essas pessoas que tiveram câncer. E assim, como resultado, ela acaba vendo muita gente passar. E acho que mais do que ninguém, ela me ensinou que, no último tempo que você tem, toda a merda cai. Todas as expectativas, todas as coisas externas. 

E assim, você apenas espera que, quando chegar a hora, você faça o melhor que pude. Eu fiz do jeito que pude. E é por isso que acho esse livro útil. Não é porque estou preocupado com a morte. Espero viver muito tempo. Mas é como quando chegar a hora, quero dizer que fiz do meu jeito. Eu fiz o melhor que pude. Eu honrei o presente. Então, esse é um bom livro. E também há livros de negócios, mas faremos isso em outro momento.

Nilo Lemos Neto: Eu acho que é um bom lugar para se mudar. Todo mundo é legal? Se você tem que sair, você tem que sair. As pessoas são legais em ir um pouco mais? Eu estou a divertir-me. Espero que vocês estejam bem. Aqui vamos nos. Esta é uma curva à esquerda do que estamos falando. Mas estou curioso para ouvir sua resposta. Quais tecnologias emergentes ou teóricas, que realmente poderiam ser ampliadas, você acha que são mais promissoras para interrupções anti-autoritárias semelhantes a como a Bit Coin interrompe o controle governamental de dinheiro, talvez? Estou muito interessado em cripto e cadeia de blocos. Você mencionou a cadeia de blocos anteriormente. Então, eu vou – 

Mike Maples: É uma pena que não tenhamos Naval aqui. Isso seria demais. 

Nilo Lemos Neto: Sim. Mas eu ficaria curioso para ouvir, primeiro, seus pensamentos gerais sobre cripto e cadeia de blocos e, em seguida, quaisquer outras tecnologias emergentes que você considere promissoras para interrupções anti-autoritárias. 

Mike Maples: Ok. Então, espero que essa não seja uma resposta desgrenhada, mas – 

Nilo Lemos Neto: eu nem sei o que é isso, mas parece bom. 

Mike Maples: Uma história de cachorro desgrenhado é como uma história realmente longa. Nunca acaba. Então, para o bem ou para o mal, sou um pouco fã de história quando se trata de negócios. E assim, eu tive essa aula quando estava na escola de negócios. E apenas a Harvard Business School teria uma turma chamada A Vinda do Capitalismo Gerencial. 

Nilo Lemos Neto: nome sexy, sai da língua. 

Mike Maples: Mas foi uma aula fascinante, porque, por exemplo, no ano de 1820, não havia empresas nos Estados Unidos com mais de 100 funcionários porque você tinha pessoas vendendo mosquetes ou peles. Se você era realmente uma grande empresa monstruosa, era como um tear em Waltham, Massachusetts, e fios e tecidos. Bem, então, a ferrovia e o motor a vapor saem, e isso muda tudo. Então, o que as pessoas não percebem sobre pessoas como John Rockefeller, JP Morgan e Andrew Carnegie, imagine que você está fazendo o óleo padrão. E você quer competir com um cara na Pensilvânia nos preços do petróleo. 

Você não apenas pega seu telefone celular, liga para o gerente da filial e diz: abaixe os preços, acabe com esse cara. Não há contabilidade. Não há organogramas. Não há salário e gerentes. Ainda não temos o telégrafo. Nós não temos nada.

E a Rockefeller está construindo uma empresa nesse cenário. E então, o JP Morgan é como se ninguém tivesse dinheiro suficiente para possuir uma ferrovia transcontinental, então, talvez eu deva fazer isso quando você cria essas unidades fracionárias de propriedade de uma empresa. Vamos chamá-lo de estoque. Você é um cara que vende – você é um ferreiro em 1820. E alguém diz que você quer comprar ações em uma ferrovia. Você é como isso me faz bem? Estoque em alguma empresa aleatória que não existe? Por que eu iria querer isso? E assim, mas o que aconteceu foi a corporação moderna emergida.

E levou o padrão de vida da humanidade treze vezes entre 1820 e 2000. O homem mais rico da América em 1870 foi Cornelius Vanderbilt. Ele não tinha banheiros com descarga. Ele não tinha água corrente. Ele não tinha eletricidade. Você pode ter todas essas três coisas agora e ser definido como ruim.

E então, eu olho para isso e sou como as pessoas dizem que o capitalismo está ferrado. Eu sou como o que você está falando? Eu sou como se fosse um milagre. Em 1800, você teve que trabalhar uma hora para obter seis minutos de luz de leitura. Hoje, você trabalha uma hora, recebe 300 dias de luz de leitura. É um milagre. E há muitas coisas erradas sobre como as pessoas estão praticando o capitalismo. Mas livre comércio e voluntário eu tenho isso a oferecer, você tem isso a oferecer. Começamos a negociar sem que alguém interfira, esse não é o problema que temos. Bem, o que eu acho que está acontecendo hoje, e é aqui que a cadeia de blocos entra.

Nilo Lemos Neto: Estou ouvindo um pouco do Texas. Desculpa por isso – 

Mike Maples: Não, não, não. Acredito que a cadeia de blocos e coisas assim, a lei de Moore e a lei de Metcalf são as forças animadoras fundamentais do que eu gosto de chamar de capitalismo em rede. E acredito que um dia o valor será criado, não criando uma grande empresa onde você tem muitos funcionários que trabalham para você e produzem muitas coisas. 

Mas, em vez disso, serão as pessoas que criarão e administrarão o software para encontrar redes. E acho que a Tesla é uma empresa de automóveis definida por uma rede de software. Eu acho que a Apple era uma empresa de telefonia definida por rede de software. A Nokia pensou que eles venderiam widgets. A Apple pensou que não, nós vendemos software para encontrar telefone. A aposta entre Tesla e GM não tem nada a ver com quem está vendendo mais carros. É que a Tesla descobrirá a manufatura mais rapidamente do que a GM descobrirá como ser uma empresa capitalista de rede definida por software. Então, ok, agora, de volta à cadeia de blocos. Há um livro que eu gosto muito chamado The Wealth of Networks de Yochai Benkler .

Eu li cerca de 10 anos atrás. E isso influenciou muito meus investimentos. E uma das coisas sobre as quais Benkler falou foi que vamos passar da tragédia dos bens comuns para a riqueza dos bens comuns.

E os exemplos que ele usou naquela época, ele tinha Digg no livro, na verdade. E ele tinha exemplos de conteúdo gerado pelo usuário e software de código aberto. Bem, e se, assim como a bolsa de valores, houvesse uma nova maneira de praticar o capitalismo para a cooperação moderna, animada pela ferrovia e pelo motor a vapor, que é uma nova maneira de criar abundância? Porque você não poderia ter uma ferrovia nacional, a menos que tivesse uma bolsa de valores. Você não poderia ter dito, ei, quem tem dinheiro suficiente para construir uma ferrovia. Não havia uma pessoa que fez. E então, agora, acredito que a criptografia tem a oportunidade de criar a riqueza dos bens comuns.

E, em vez de uma estrutura de capital próprio organizada centralmente, você tem um conjunto de pessoas que contribuem para o seu projeto por vontade própria. E se as outras pessoas, seus colegas da comunidade, julgam seu valor atraente, são recompensados. Então, é como a riqueza dos bens comuns. Mas acho mais fácil pensar em criptografia não através das lentes de, oh, então, você vai investir em uma empresa de criptografia? Quantas ações você vai possuir? Isto é errado. É como perguntar quantos dólares vou ter na ferrovia transcontinental. Não. As unidades de estoque são uma coisa nova.

Nilo Lemos Neto: Sim, é uma unidade diferente. 

Mike Maples: Os tokens de criptografia são uma coisa nova. Eles são uma nova maneira de criar riqueza. Eles são uma nova maneira de aproveitar a riqueza das redes, em vez de empresas de propriedade vertical verticalmente integradas. E, portanto, acredito que daqui a 100 anos, tokens ou algo parecido será uma das muitas maneiras pelas quais um capitalista empreendedor pode criar abundância no mundo. E quanto mais maneiras criarmos abundância, melhor. 

Nilo Lemos Neto: Isso aniquila o capital de risco como o conhecemos? Ou apenas reconfigura-o para que vocês estejam investindo nos picaretas? 

Mike Maples: Sim. Então, eu realmente não – é engraçado. Então, eu sou amigo de Vinny Ling [inaudível] . E a primeira vez que entramos na rede, ele é como, ei, ICO faz você irrelevante. Mas estou feliz em lhe dar uma cortesia do meu tempo. 

E eu fico tipo, “Vinny, olhe, só não tenho medo do que vai ser feito comigo. A pergunta que fiz hoje é o que o JP Morgan faria se estivesse vivo. ”O JP Morgan não seria como vou ser interrompido? Oh, caramba. Ele seria como posso ofender-me com criptografia e como criar novos negócios em vez de – como Elvis não disse que vou interromper o jazz. Ele queria criar rock and roll. E quando olho para criptografia, sou como o que Elvis pensaria? O que o JP Morgan pensaria? Eu acho que a interrupção nas startups de tecnologia é uma espécie de besteira.

Nenhuma das startups de tecnologia em que investi tinha pessoas que disseram – Logan e John não disseram morte aos táxis. Eles pareciam que o compartilhamento de viagens será incrível. Vai unir as pessoas e melhorar as coisas. E a interrupção acontece depois que você vence quase por acidente. E isso não acontece porque você tenta derrotar táxis. Isso acontece porque você transcende os táxis.

Então, sempre que as pessoas dizem que vou atrapalhar alguma coisa, sou como se você não fosse um empreendedor de verdade, porque o empreendedorismo vem do amor e da criação, não da raiva e da perturbação e do que vou atacar. E assim, eu não vou ser interrompido por criptografia mais do que o próximo será cara.

Nilo Lemos Neto: Então, apenas – 

Mike Maples: Jamie Diamond pode. A propósito, eu ficaria feliz em debatê-lo a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Nilo Lemos Neto: Ah, eu gosto disso. É um estrondo na selva com Jamie Diamond. Mal posso esperar para que isso aconteça. Então, só para ninguém ser demitido, eu recebi o sinal de carinha embrulhado. Mas vou ignorar isso temporariamente. Peço desculpas. Só para que todos saibam, alguém cumpriu seu dever e vou continuar com mais algumas perguntas. E então, vamos encerrar. Eu agradeço. Todo mundo está bem com isso? Porque estou me divertindo com meu amigo, Mike. Oh, meu Deus, todas essas perguntas. Gostaria de saber se esta é a mesma pessoa. Que tecnologia nascente poderia tirar mais poder do estado? 

Onde você vê o potencial tecnológico para remover o controle do governo sobre o indivíduo? Puta merda, temos um monte de anarquistas habilitados por tecnologia aqui.

Mike Maples: A propósito, essa é uma das razões pelas quais eu gosto da The Wealth of Networks é que a The Wealth of Networks , potencialmente, cria a abertura para restabelecer a ideia do comércio como uma atividade voluntária entre as pessoas. E o papel do governo não é possuir tudo ou legislar tudo, ou distribuir folhetos para todos ou lanches Scooby gratuitos . É para proteger os direitos das pessoas. É por isso que acredito que o papel válido do governo é proteger os direitos das pessoas. E o que permitimos ao nosso governo é ter práticas incorretas sobre como eles tratam o dinheiro. Então, o Fed está apostando no suprimento de dinheiro. E está machucando pessoas honestas. Se queremos explorar isso, podemos. Mas o fato de o Fed levar o dinheiro para o bolso está escolhendo os bolsos da classe média. E não está certo. E a criptografia tem a oportunidade de dizer que o dinheiro deve ter um preço, como todo o resto. Assim como precisamos separar política e religião, precisamos separar política e economia. 

Nilo Lemos Neto: Oh, meu Deus, podemos descer tantas tocas de coelho. É ótimo. Cara, eu mal posso esperar por esse estrondo na selva com Jamie Diamond. Vai ser ótimo. Quero bilhetes na primeira fila. Tudo certo. Quais foram as características que você teve desde o início que o tornaram bem-sucedido? Vou deixar por isso mesmo. É de Jignesh – deixarei o sobrenome de fora só para não precisar obter permissão para mantê-lo no podcast. 

Mike Maples: Eu apenas acho que tive sorte de ter nascido com pais que eram realmente bons para mim e me inspiraram de maneiras surpreendentes que eu não entendi na época. Como quando eu estava na terceira série, meu pai me comprou este livro chamado How It Works at Illustrated no meu aniversário. Foram todos esses diagramas de como um produto – como funciona uma máquina de lavar louça. Como funciona um carro? 

Nilo Lemos Neto: Eu conheço este livro. É um ótimo livro. 

Mike Maples: É um ótimo livro. E ele escreve na frente, é como, “Eu sei que isso é um pouco avançado para um aluno da terceira série, mas isso fará você pensar de maneira diferente sobre a vida. E um dia você vai inventar coisas que estarão em um livro como este. Quem tem pais assim? Eu não decidi isso. Assim como, quando você é pai, seus filhos não lhe devem nada, isso não significa que você não pode ser grato quando tiver sorte e ter bons. Sim. 

Nilo Lemos Neto: Aqui, aqui. 

Desconhecido: Qual é a sua resposta, Tim? 

Mike Maples: Sim. Também estou curioso sobre isso. 

Nilo Lemos Neto: Também acho que, de várias maneiras, ganhei na loteria dos pais. Eu gostaria de poder dar uma resposta melhor. Mas a única coisa que meus pais fizeram, há algumas coisas que meus pais fizeram que eu acho que foram muito úteis em retrospecto. Agora, é todo o tipo de análise post hoc. Então quem sabe? Mas eu diria 1) nós tínhamos um banheiro com descarga e eletricidade, então, não é como se meus pais fossem pobres. 

Mike Maples: Você era mais rico que Cornelius Vanderbilt. 

Nilo Lemos Neto: Sim. Mas não tínhamos muito dinheiro extra circulando. Meus pais nunca fizeram mais do que US $ 50.000,00 por ano juntos. Enfim, a questão era duas coisas. 1) Eles disseram que não, você não pode ter a nova bicicleta, não pode fazê-lo. Não pode fazer isso. Mas eles disseram – talvez fosse por necessidade e não por engenharia, mas disseram que a única coisa que temos para o orçamento são os livros. Então, se você realmente quer um livro, vamos descobrir. E assim, costumávamos ir para a mesa restante desta livraria em nossa cidade local e pegar livros. E me lembro, até hoje, de alguns desses livros, assim como você. A Fishes of the World foi quando eu queria me tornar um biólogo marinho por mais de 10 anos por causa deste livro. 

E comprei por 70% de desconto. E eu a carregava comigo para a escola todos