NIEMEYER- A arquitetura onde o passado e o futuro se completam

A exposição é um panorama da arquitetura brasileira, do passado ao futuro. A mostra pretende relembrar nosso patrimônio e contextualizar a produção dos nossos Arquitetos de Amanhã dentro de um panorama mais abrangente.

O arquiteto, urbanista e designer Paulo Sergio Niemeyer irá expor gravuras inéditas, que farão contraponto com gravuras do seu grande mentor e bisavô Oscar Niemeyer. As maquetes criadas para a mostra durante o Fórum Mundial Niemeyer, que aconteceu em outubro, e já passou pela Casa França-Brasil, também integrarão a exposição.

Com a inauguração no dia 15 de dezembro, data que se comemora o dia do arquiteto e aniversário do mestre Oscar Niemeyer, será anunciado o lançamento do Prêmio Global Niemeyer, a Escola Niemeyer e a assinatura da Carta Niemeyer baseada no conteúdo debatido durante o Fórum Mundial Niemeyer.

“Será uma data muito especial e com muitos motivos para se comemorar”, declara Paulo Sergio Niemeyer.

A exposição tem o patrocínio da Breton e do CasaShopping.

É com grande satisfação que a Breton patrocina a mostra. O evento retrata não somente o trabalho do artista Paulo Sergio Niemeyer, como também relembra os traços e a história de seu bisavô, um dos maiores arquitetos, reconhecido mundialmente. Acreditamos no design brasileiro e queremos disseminá-lo, por isso, a nossa participação reforça esse posicionamento’, diz Giselle Rivkind- diretora de Marketing da Breton.

“É um prazer trazer uma exposição deste porte. Arquitetura de Niemeyer, é marcada pela simplicidade da linha”, declara Eduardo Machado- diretor de marketing do CasaShopping.

 

Data: 15/12/18 às 19hs

Local: CasaShopping- Bloco N – PAV 0| Avenida Ayrton Senna, 2150- Barra da Tijuca-RJ

A exposição vai até dia 31 de janeiro de 2019.

Horários de funcionamento do shopping: segunda-feira à sexta-feira das 10:00 às 21:00|sábados das 10:00 às 21:00|domingos e feriados das 15:00 às 21:00.

Sobre Paulo Sérgio Niemeyer

A atuação de Paulo Sergio Niemeyer data mais de 20 anos. Bisneto do grande nome da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer, Paulo sempre teve um convívio muito próximo a seu bisavô. Desde sua infância já corria e brincava entre projetos, croquis e giz. O talento sempre lhe foi nato. Uma vocação descoberta quando muito jovem e apurada ao longo do tempo, colaborando no desenvolvimento de projetos de Oscar Niemeyer realizados em muitas cidades brasileiras como aqueles construídos no Caminho Niemeyer em Niterói/RJ, Torre de Natal em Natal/RN , o Auditório São Paulo no Parque do Ibirapuera, em São Paulo/SP, Palácio Arariboia, Portugal Pequeno, restauro do Forte do Imbuí, Solar do Jambeiro em Niterói/RJ, Memorial Luis Carlos Prestes em Porto Alegre/RS, entre outros e no exterior a exemplo o Sede do jornal L’Humanité – Saint-Denis – França. Sempre partilhando com o grande artista Oscar a busca da surpresa arquitetural. Não faltam “afinidades eletivas” entre Oscar e Paulo Niemeyer: a compreensão de que arquitetura é invenção, a procura de novas formas de comunicação visual, a preocupação em harmonizar espaços cheios e vazios, a eleição pelas curvas, torna seu bisneto o herdeiro das curvas de Niemeyer. Foi em 2008 que Paulo Passou a se dedicar em projetos próprios, abrindo Niemeyer Arquitetos Associados. Em 2010, com seu bisavô, abre o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais – INPUC, instituição sem fins lucrativos, pessoa jurídica com direito privado.

Sobre a exposição de maquetes

A primeira parte, representando o passado da nossa arquitetura e o rico patrimônio cultural que herdamos, retrata a obra de Oscar Niemeyer pela perspectiva de estudantes selecionados em diversas universidades do Rio de Janeiro. Cada equipe escolheu, para representar em maquetes, um projeto do mestre, considerando mais a relevância social dos projetos do que os tradicionais critérios arquitetônicos. Essa era, assumidamente, uma prioridade para o próprio mestre, que sempre dizia que “o importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e esse mundo injusto que devemos modificar”.

Sobre Breton

Fundada em 1967, a empresa brasileira Breton possui hoje 400 funcionários e oito lojas: quatro em São Paulo, uma em Campinas, uma em São José dos Campos, uma no Rio de Janeiro e uma em Salvador. Sob direção familiar desde seu início, a marca é reconhecida pela qualidade, design exclusivo e inovação de suas peças. Em seu mix de produtos estão móveis para áreas internas, externas, linha corporativa e objetos de decoração.

Sobre o CasaShopping

Considerado o maior shopping da América Latina, com 70.000 m² de área bruta locável a céu aberto, o shopping de decoração, localizado no coração da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, reúne mais de 170 lojas para reformar ou tranformar qualquer ambiente. Oferecendo uma vasta diversidade de produtos para projetos de Arquitetura, construção e design de interiors. São 16 blocos que abrigam além de lojas de decoração, salas comerciais destinadas à escritórios e consultórios, lojas de conveniência. Além de ser uma ótima opção para o lazer, com restaurantes, lanchonetes e o Kid´s Park, para recreação infantil. O CasaShopping se tornou ponto de encontro para profissionais e amantes da decoração que encontram aqui as melhores soluções para seus projetos

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons