Nath finanças: o canal de educação financeira que está fazendo sucesso entre os jovens

Entenda como surgiu e o motivo do sucesso deste canal do YouTube.

A educação financeira precisa começar ainda na infância. Isso é algo que muitas pessoas já ouviram e vêm tentando aplicar com os filhos. Depois de certa idade, as crianças conseguem entender e ajudar os pais nas decisões que envolvem dinheiro.

Ainda assim, explicar finanças já é difícil quando falamos de um adulto. Imagine, então, ter que fazer isso para uma criança ou adolescente. Sem contar que os materiais mais populares sobre o tema são destinados às pessoas com renda elevada, que já têm um certo entendimento sobre o assunto.

Foi ao perceber que não existia nada que ensinasse como cuidar do dinheiro para pessoas de baixa renda que Natália Rodrigues encontrou uma oportunidade de mercado. Talvez, você a conheça por outro nome: Nath Finanças, o grande sucesso do YouTube dentro do tema “educação financeira para adolescentes e jovens”.

Pessoas de baixa renda precisam entender de finanças

Natália percebeu que as pessoas de baixa renda têm dúvidas sobre economizar dinheiro e aumentar rendimento. Mais do que isso, ela notou que os filhos destas famílias também querem aprender e ajudar seus pais.

Assim, em 2019, nasceu o canal “Finanças com a Nath”, em que a YouTuber buscava responder perguntas simples, ligadas aos cartões de crédito — inclusive, porque ela trabalhou em uma loja de calçados, em que os vendedores tinham que oferecer um cartão para seus clientes.

De maneira simples e prática, ela conseguiu mostrar que ter vários cartões de crédito não é um bom negócio. A partir disso, ela traz temas corriqueiros em seus vídeos, para quem possui renda mais baixa.

Em nenhum momento, Natália sugere, por exemplo, que quem a assiste deve guardar milhões de reais por mês. Ao contrário, ela mostra que R$ 20 poupados já são uma vitória. Ela também foca em apresentar a importância de quitar dívidas, ensinando como começar uma reserva de emergência, mesmo com pouco dinheiro disponível.

Pai foi uma das inspirações da YouTuber

A YouTuber contou que seu pai foi quem a inspirou a criar o canal e trazer dicas efetivas para quem ganha até um salário mínimo por mês. Natália percebeu que ele tinha dificuldades financeiras e aderia a vários cartões de crédito, mas não havia nenhum material que fosse direcionado para pessoas como ele.

Além disso, a experiência na loja de calçados foi essencial para que o canal no YouTube fosse criado. Por mais que fosse necessário bater metas, ao oferecer o cartão do estabelecimento, Nath procurava entender e orientar os clientes sobre a real necessidade daquele item.

Antes da criação do canal, o primeiro passo foi encorajar o pai a se organizar financeiramente. Ela o orientou a anotar seus gastos mensais, em vez de confiar apenas na memória, e diminuir o número de cartões de créditos. Aos poucos, ele começou a entender onde gastava e como poderia ajustar suas contas.

Como a dica funcionou com o pai, Natália percebeu que poderia ajudar várias pessoas como ele, que não entendia de finanças. Assim, nascia seu canal no YouTube.

Vocabulário simples atrai os jovens

A explicação para Nath ser um sucesso entre os mais jovens está em sua abordagem e no fato desta geração querer aprender a economizar. Em seus vídeos, a YouTuber procura ser direta e falar de temas que estão em alta.

Até a Black Friday já esteve em suas dicas com o vídeo “Black Friday vale a pena?”. Além disso, Natália evita a ideia de que organização financeira é o primeiro passo para a riqueza. Ela quer mostrar que isso pode ajudar você a viver bem e realizar o sonho de comprar um produto ou serviço, por mais simples que seja.

Instagram