Municípios investem em leis e práticas que incentivam a banda larga

Porto Alegre, São José dos Campos e Uberlândia destacam a importância de estimular  a transformação digital ao serem premiadas pela Telebrasil.

As cidades amigas da internet, premiadas pela Telebrasil com base em práticas e mudanças legais que incentivem a implantação de infraestruturas nos municípios brasileiros, destacaram nesta terça, 21/5, durante a abertura do Painel Telebrasil 2019, que medidas em prol da transformação digital melhoram a vida dos cidadãos.

“Normalmente, a gente tem dentro da máquina pública a palavra ‘não’, o ‘não pode’, o ‘não dá’. Mas aqui temos colegas de prefeitura que sempre disseram o como fazer em prol da sociedade. Este é o primeiro passo de uma mudança estrutural”, destacou o prefeito de Porto Alegre/RS, Nelson Marchezan Jr., capital que mais avançou no ranking, feito pela consultoria Teleco, graças a mudanças na legislação municipal sobre o licenciamento de infraestrutura.

Como apontou o secretário de Governança da prefeitura de São José dos Campos/SP, Anderson Ferreira, que representou o prefeito Felício Ramuth, a própria elaboração do Ranking das Cidades Amigas da Internet provê informações importantes para orientar as cidades. São José dos Campos ficou em primeiro lugar no ranking de 2019.

“É uma grande honra para São José dos Campos. Não há dúvida sobre a importância da ferramenta e da consultoria das telecomunicações, que permitem ao município ver dados que possam ajudar a melhorar e implementar em suas legislações. No primeiro ano éramos o 21o. Depois passamos para a quarta colocação. Agora fomos o primeiro. E temos o desafio de não deixar Porto Alegre, em crescimento meteórico, passar na nossa frente. Seguimos tentando inovar para melhorar a vida do cidadão”, afirmou Ferreira.

Inovação, como ressaltou o prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia/MG, é calcada na parceria entre governo e setor privado. A cidade, veterana de premiação como cidade amiga da internet, desta vez se destacou como aquela que mais oferece serviços digitais à população. “Sem parceria entre o Poder Público e empresários, certamente a gente não estaria aqui hoje”, insistiu.

Foto:Divulgação