Muito além de areia, sombra e água fresca

Todos que conhecem o litoral brasileiro sabem que existe uma grande quantidade de lixo. Mas alguém já se perguntou qual resíduo está lá presente em maior quantidade? Voluntários da ONU percorreram 124 km em praias de 10 estados brasileiros, coletando um total de 23,7 toneladas de lixo, e listaram os resíduos encontrados em maior quantidade.

O resultado mostrou que os resíduos encontrados são predominantemente plásticos, e segundo a ONU entre 60% e 90% do lixo encontrado nos mares é composto por diferentes tipos de plásticos, e que até 2050 a quantidade de plásticos nos oceanos superará a quantidade de peixes e que isso acarretará em grandes danos para a fauna marinha. Outro resultado alarmante é o líder desta pesquisa, as bitucas de cigarro, que além de poluir o meio ambiente, é a causa do tipo de câncer que mais mata pessoas no mundo, o de pulmão.

A lista conta com os 10 tipos de resíduos mais encontrados no litoral brasileiro, são eles: 1º- bitucas de cigarro; 2º- garrafas PET; 3º- canudos; 4º- garrafas plásticas; 5º- sacolas plásticas; 6º- embalagens plásticas; 7º- copos e pratos plásticos; 8º- garrafas de vidro; 9º- pedaços de isopor; 10º- talheres plásticos.

Imagem: Pixabay

 

Autoria: Gustavo Zielo

Revisão: Ciro Croce e Denis Caputo