Motos mais visadas e como protegê-las

Infelizmente o roubo e furtos de motos ainda são muito frequentes, principalmente no estado de São Paulo, onde acontecem cerca de 19 registros por hora – sendo então mais de 35 mil cidadãos sofrendo esse problema na região. Na grande maioria das vezes os roubos acontecem na parte da noite e os furtos durante a manhã ou tarde!

Além dos dados divulgados Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP-SP), que tem base nos boletins registrados, o Núcleo de Pesquisa da Fecap avalia o comportamento dos criminosos envolvidos nesses casos para identificar os períodos de mais furtos e mais roubos.

Os modelos mais visados atualmente são as motos da marca Honda – uma vez que é a que mais vende no Brasil – e também da Yamaha. Seguindo uma lista de 1 a 10, as mais visadas são Honda CB125 Titan, CG150 Titan, Honda CB250 Twister, Honda Biz 100, Yamaha YBR125, Honda Biz 125, Honda NXR150 Bros, Yamaha Fazer 250, Honda XRE300 e Honda Falcon!

Qual seria então uma forma de se proteger e continuar andando de moto? Nossa recomendação, principalmente se você tem um desses modelos, é instalar um rastreador para moto de uma empresa com referência no mercado de sistema de rastreamento de veículos.

Como funciona o rastreamento de veículos?

É comum que algumas pessoas se confundam achando que para instalar um rastreador de veículos basta adquirir o aparelho e colocar em qualquer lugar por conta própria.

Porém, por toda a eficiência do rastreador veicular e também da prestação de serviços que as empresas de rastreadores de veículos oferecem – inclusive com assistência 24h -, o mais certo é pesquisar sobre o mercado até encontrar o melhor rastreador para motos para atender às suas necessidades. Somente entrando em contato com as empresas que te interessa você conseguirá saber se cobrem as regiões que você costuma passar com a moto ou se atuam com cobertura nacional para atender clientes que trabalham e viajam com a moto!

Em geral, a tecnologia usada para o funcionamento dos melhores rastreadores para motos é semelhante ao sistema de telefonia celular! Isso quer dizer que basta ter o equipamento rastreador veicular feito com um “chip” que vai permitir a detecção de ignição e de monitoramento de hábitos de condução do motorista, servir para identificar alertas de pânico, identificar as distâncias percorridas pelo hodômetro, além de ter cerca eletrônica e acionamento de saídas.

Esse sistema pode funcionar com rastreador para moto via satélite ou rastreador GPS para moto (também encontrado como GSM). No primeiro, a tecnologia serve para localizar o veículo mesmo que esteja em regiões sem rede de telefonia móvel e envia os dados para a Central de rastreador e bloqueador para moto. No segundo, o dispositivo funciona com transmissão de dados via torre, sendo que o sinal pode sofrer interferências caso tenham obstáculos no sinal ou se acontecer alguma queda na cobertura da operadora – sendo que nesse caso as informações são armazenadas na memória e quando o sinal é recuperado, as informações aparecem normalmente no sistema!

Sabendo agora como funcionam, fica mais fácil de identificar qual seria o melhor rastreador para moto em seu caso e você pode então limitar sua busca a empresas de rastreador veicular via satelite ou rastreador GSM/GPS.

Porque instalar rastreadores em moto?

Seja um rastreador por satélite para motos ou por GPS, o importante é contar com serviços de rastreador e alarme para moto, já que é a melhor forma para saber sempre a localização exata da moto e monitorar esse seu veículo durante 24 horas, além de iniciar o processo de recuperação o mais rápido possível!

Para achar uma empresa nesse segmento, você deve analisar tudo que oferecem – inclusive diferenciais e exclusividades que a fazem se destacar e provar que tem o melhor rastreador para motos do mercado.

Não se preocupe tanto com o preço de início, porque encontrar um rastreador barato para moto não quer dizer que achou um rastreador ruim, assim como achar o mais caro não condiz necessariamente com o melhor serviço!

Ou seja, tenha base em outras questões ligadas a qualidade da empresa em geral e deixe o preço para último ponto que irá definir qual está de acordo com seu orçamento e corresponde às suas expectativas.

Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay