Mario Celso Lopes responde 19 perguntas e respostas para fazer você feliz, impulsionar seu bem-estar e fazer você se sentir positivo e motivado

O seu copo está meio vazio ou meio cheio? É uma das perguntas mais antigas que existem em torno do pensamento positivo, e a resposta a ele refletirá sua visão da vida, sua atitude e até mesmo sua saúde (bem-estar) conta Mario Celso Lopes.

Mudando o caminho , você olha para a vida, bem como as perguntas, respostas e declarações que você faz têm um enorme impacto no seu bem-estar, positividade, motivação e felicidade. Alguns estudos mostram que traços de personalidade como pessimismo e otimismo têm efeitos significativos no seu bem-estar e saúde. Por exemplo, o pensamento positivo que vem com otimismo é uma parte crítica do gerenciamento eficaz do estresse. E, como todos sabemos, o gerenciamento eficaz do estresse vem com inúmeros benefícios para a saúde. Então, o que de pessimismo?

Felicidade, motivação, bem-estar e positividade não significa que você mantenha a cabeça na areia e ignore todas as situações desagradáveis ​​da vida. Não, não é sobre isso. Positividade na vida significa abordar as situações desagradáveis ​​da vida de forma produtiva e positiva. É tudo sobre pensar que o melhor vai acontecer, independentemente de quão pior seja a situação atual.

A positividade geralmente começa com a auto-fala. A primeira coisa na conversa interior é fazer as perguntas certas e respondê-las corretamente. Essas perguntas e respostas são os pensamentos não verbalizados que passam pela sua mente. Já que somos humanos, esses fluxos de pensamentos não verbalizados podem ser negativos e positivos. Além disso, eles têm um grande impacto em sua vida.

Parte de sua conversa interior origina-se da razão e da lógica, enquanto outras conversas consigo mesmas podem surgir de conceitos errôneos que você cria em sua mente. Se mais da sua conversa interna for negativa, sua perspectiva de vida é considerada pessimista. Por outro lado, se a maior parte de sua conversa interna for positiva, provavelmente você é uma pessoa otimista.

Se você é mais uma pessoa de ciência, então há benefícios de saúde comprovados de ser positivo em sua vida. Aqui estão alguns dos benefícios para a saúde:

  • Maior vida útil
  • Níveis mais baixos de sofrimento
  • Excelentes habilidades de enfrentamento em momentos de estresse e dificuldades
  • Taxas mais baixas de depressão
  • Grande resistência ao resfriado comum

Não se desespere; Você também pode ter felicidade, motivação, positividade, bem-estar e benefícios para a saúde. Tudo começa com a sua conversa interna, que consistirá em uma série de perguntas e respostas. Primeiro, vamos dar uma olhada em algumas das formas negativas de auto-fala.

Polarização : Refere-se a ver as coisas apenas como ruins ou boas. Portanto, isso significa que não há meio termo para você. Muitas vezes você está cheio de pensamentos que você tem que ser perfeito; caso contrário, você é um fracasso total.

Filtragem: envolve filtrar todas as situações positivas e ampliar as partes negativas de uma situação. Por exemplo, você teve um dia maravilhoso no trabalho – você completou todas as suas tarefas e até foi elogiado pelo seu chefe. Naquela noite, quando você chega em casa, seu foco é fazer mais tarefas ao ponto de esquecer os elogios recebidos durante o dia.

Catastrofização: Você sempre prevê o pior de todas as situações. Você derrama seu café e automaticamente pensa que seu dia inteiro será um desastre.

Personalização: Quando você experimenta algo ruim, você se culpa. Por exemplo, seus amigos cancelam uma noite e você imediatamente começa a pensar que a mudança nos planos é porque ninguém quer estar perto de você.

Agora, que conhecemos algumas das formas negativas do diálogo interno, vamos dar uma olhada em algumas das perguntas positivas para nos ajudar a construir sua positividade, bem-estar e felicidade.

Quais são as áreas que você pode mudar?

Mario Celso Lopes: Se você quer se tornar mais positivo e otimista na vida, primeiro identifique as áreas em sua vida que geralmente fazem você se sentir negativo. É seu relacionamento, seu trabalho ou seu deslocamento diário? Identifique aquela situação ou parte em sua vida que faz com que você se sinta deprimido, deprimido ou menos motivado e a elimine de sua vida. Depois de fazer isso, comece focando em áreas que lhe dão uma vibração positiva.

Você se verifica durante o dia?

Mario Celso Lopes: Quando falamos de checagem, não é sobre sua aparência. É tudo sobre checar o seu interior. Periodicamente durante o dia, reserve um tempo e avalie o que você está pensando. Seus pensamentos são negativos ou positivos? Se eles são todos negativos, tente descobrir uma maneira que você possa dar um giro positivo nos pensamentos para você restaurar sua felicidade e bem-estar.

Você está aberto ao humor?

Mario Celso Lopes: Independentemente de quão difícil a vida possa ser, tente e sorria. Durante os momentos difíceis, dê a si mesmo permissão para rir ou sorrir, pois isso ajuda muito a administrar a situação. Além disso, quando você ri, você se sentirá menos estressado.

Qual é o seu círculo (amigos) composto de?

Mario Celso Lopes: Na vida, certifique-se de cercar-se de pessoas positivas e de apoio com as quais você pode contar para lhe oferecer conselhos e feedback motivadores. Isso é muito importante, pois pessoas negativas tendem a aumentar seus níveis de estresse e, portanto, roubam sua positividade, bem-estar e felicidade.

Como você pode se cercar de pessoas que o encorajam?

Mario Celso Lopes: Todos nós sabemos a frase “pássaros de uma pena voam juntos”, certo? Os problemas com o pessimismo começam com o bando de pássaros em que você se cercou. Em outras palavras, você não tem o bando certo de pássaros para se cercar.

Mario Celso Lopes: Para você se cercar de pessoas, que podem construir seu bem-estar, positividade e motivação, comece por descobrir como ou onde você vai começar a conhecê-las. Um bar não pode ser um bom lugar para conhecer essas pessoas. Pense em lugares como o salão comunitário em sua área.

Você pratica conversa interior?

Mario Celso Lopes: É uma regra simples que ajuda muito a garantir que você é positivo na vida. Nunca diga algo para si mesmo que você não diria a outra pessoa. Seja encorajador e gentil consigo mesmo em todos os momentos. Sim, os pensamentos negativos podem surgir em sua mente, mas isso não deve impedi-lo de praticar uma conversa interna positiva. Nessa situação, avalie racionalmente o pensamento negativo e responda a ele com afirmações boas para você.

Quais atividades podem fazer você se sentir bem consigo mesmo?

Mario Celso Lopes: Todos nós temos algo que amamos fazer. Essas atividades fazem você se sentir bem, feliz, motivado e positivo sobre a vida. É escrever, exercitar ou ajudar os outros? Obter uma atividade que faz você se sentir confortável em sua própria pele. Você também precisa ter cuidado com a atividade escolhida. Uma atividade que faz você se sentir bem mas prejudica seu bem-estar, então essa não é uma boa atividade. Sempre escolha uma atividade que contribua para o seu bem-estar, felicidade, positividade e motivação. Não deixe um deles fora.

Você confunde pensamentos com fatos?

Mario Celso Lopes: Pensamentos e fatos confusos são uma das principais coisas que levam à negatividade. O fato de você acreditar que algo é verdade não significa que seja absolutamente verdade. Para você evitar isso, sempre pergunte a si mesmo se o seu pensamento se levantará quando um fato for dado.

Mario Celso Lopes: Por exemplo, seu amigo não sorriu para você como de costume. Se você é uma pessoa negativa, então seu pensamento será, devo ter feito algo errado. Isso pode não ser verdade. O que pensar de que pode ser seu amigo tinha algo mais em sua mente? Se você confundir entre um pensamento e um fato, muitas vezes você se encontrará com muita negatividade.

Você gosta de tirar conclusões precipitadas?

Mario Celso Lopes: Você se inscreveu para uma promoção, mas infelizmente não conseguiu. Se você é um pessimista, provavelmente pensará que não é bom o suficiente e conclui que é uma pessoa terrível. Ao concluir isso, sua positividade e auto-estima serão perdidas. Sim, você não conseguiu a promoção, porque não olhar para as vagas que estavam lá antes de fazer qualquer conclusão.

Mario Celso Lopes: Tirar conclusões precipitadas é causado principalmente pelo que você pensa com base em pouca evidência. Quando as pessoas ficam deprimidas, muitas vezes acreditam que os outros estão pensando nelas. Nenhum de nós é um leitor de mentes; portanto, você não pode saber o que eles estão pensando. Sim, você pode estar certo sobre eles pensando em você, mas não tire conclusões precipitadas. Sempre se atenha ao que você sabe, e se você não sabe nada sobre isso, descubra como descobrir isso.

Você se pergunta questões que não têm respostas?

Mario Celso Lopes: Preencher sua conversa consigo mesmo com perguntas que não têm respostas, muitas vezes roubará sua felicidade. Por exemplo, perguntas como “por que não sou diferente?” “Como posso desfazer o passado?” “Por que isso sempre acontece comigo?” Nunca terá uma resposta positiva.

Mario Celso Lopes: Chocar-se com essas questões é garantia de se deprimir. Sempre tente e transforme essas perguntas em respostas. Se você não puder, não perca sua felicidade e tempo fazendo a si mesmo essas perguntas.

Você se condena com base em um único evento?

Mario Celso Lopes: A questão se refere ao que é conhecido como julgamento geral. A vida nunca será como pão e manteiga. Tem suas próprias voltas e reviravoltas. Portanto, se uma única situação lhe deu um grande golpe, não há necessidade de se condenar totalmente. Não se esqueça completamente de uma única situação.

Mario Celso Lopes: Por exemplo, você é um pai e uma manhã em particular, e você estava tão irritado com as crianças. Nesse cenário, se seus pensamentos se basearem em um julgamento geral, você pode se condenar a ser um pai terrível.

Mario Celso Lopes: Você estava irritado com seus filhos naquele determinado momento e em determinadas circunstâncias. Não se condene ou escreva-se completamente em tal cenário, pois isso não ajudará você a ser mais gentil com seus filhos no dia seguinte.

Você se concentra na sua fraqueza e esquece seus pontos fortes?

Mario Celso Lopes: Quando as pessoas ficam deprimidas, muitas vezes ignoram os desafios anteriores com os quais lidaram com sucesso. Na vida, você não perderá todas as suas batalhas. Você vai ganhar alguns e perder alguns no final do dia. Mude seu pensamento e comece a focar nas batalhas que você ganhou.

Mario Celso Lopes: Concentrar-se nos seus pontos fortes, em primeiro lugar, fará com que você se sinta motivado. No entanto, você se sentirá pronto para vencer qualquer desafio que enfrentar. Pense em como você lidou com dificuldades semelhantes ou passadas e prepare-se para enfrentar o problema atual.

Você está se culpando por algo que não é realmente sua culpa?

Mario Celso Lopes: Você não tem que assumir a culpa por tudo que acontece em sua vida. Quando estiver deprimido, não se culpe nem critique a si mesmo por estar deprimido. Às vezes, observe atentamente a situação em que você se encontra e, muitas vezes, você descobrirá que não é sua culpa.

Mario Celso Lopes: No entanto, muitas pessoas ainda vão colocar a situação à falta de força de vontade. Quando você está em depressão, culpar a si mesmo não o ajudará; em vez disso, você ficará mais deprimido. Portanto, analise cada situação e veja se realmente é sua culpa.

Você toma coisas que têm pouco a ver com você pessoalmente?

Mario Celso Lopes: Personalizar as coisas não é uma coisa ruim; no entanto, até certo ponto, torna-se perigoso. Algumas das coisas que acontecem, você pode simplesmente deixá-los ir, em vez de personalizá-los ou segurá-los. Sim, o atendente do drive-through não o atendeu corretamente e você tem todos os motivos para ficar louco. Acalme-se e pergunte-se se esse pequeno incidente vale a sua felicidade o dia inteiro. Para o bem da sua felicidade, não permita que tudo entre na sua coragem.

Você espera que você seja perfeito?

Mario Celso Lopes: Nós somos humanos, e cometer erros é um tapinha de nós. Na vida, não é possível acertar tudo o tempo todo. Se você se considera um perfeccionista, muitas vezes você estabelecerá padrões muito altos para si mesmo. O problema surge quando você não alcança seus objetivos ou comete erros ao longo do caminho. Você começará a se culpar e, no final, ficará deprimido.

Mario Celso Lopes: Independentemente de você ser perfeccionista ou não, aprenda a aceitar que não pode ser perfeito em todos os momentos. No entanto, isso não significa que você desista de tentar fazer as coisas bem novamente. Aprenda com os erros e dificuldades, em vez de ficar paralisado e chateado com eles.

Você presta atenção apenas ao lado negro das coisas?

Mario Celso Lopes: Toda moeda tem dois lados. Às vezes a vida pode ficar muito difícil para você que você não vê chance de ser feliz novamente. O dia pode ser pior, mas sempre haverá algo positivo. Por exemplo, você pode ter muito trabalho em seu escritório, fazendo você se sentir sobrecarregado. No entanto, não se esqueça de que seu chefe elogiou você por ser uma pessoa trabalhadora no início do dia. Em todo desafio, sempre há algo pelo que sermos gratos; portanto, não se concentre apenas no lado escuro da história.

Você superestima as chances de um desastre?

Mario Celso Lopes: Um pessimista sempre pensará que, se as coisas derem errado, um desastre certamente se seguirá. Bem, isso não está certo. É porque isso deixa você com medo. A incerteza na vida, por si só, deixa muitas pessoas com medo do que está no futuro; Portanto, superestimar as chances de as coisas ruins acontecerem só vai deixar você assustado e não motivado na vida.

Você segue um estilo de vida saudável?

Mario Celso Lopes: Um estilo de vida saudável desempenha um papel importante em mantê-lo longe do estresse e da negatividade. Um dos estilos de vida saudáveis ​​para se colocar em jogo é o exercício. Tente e exercite pelo menos trinta minutos por dia. Exercício pode ajudar muito você a chutar as vibrações negativas. Além de se exercitar, tente dormir o suficiente para ajudar você a se refrescar de um dia longo e cansativo.

Você assume que sua visão das coisas é o único caminho possível?

Mario Celso Lopes: Tudo não deve ir do jeito que você quer ou da maneira que você planejou. Você pode ser um especialista no que faz, mas isso não significa necessariamente que cada movimento que você fizer estará certo. Quando você se concentra nisso e não consegue se exercitar, muitas vezes você se sentirá triste e abatido. Peça ajuda aos outros e peça conselhos às vezes, pois isso ajuda muito a fazer com que seus planos funcionem.

Pensamentos finais

Mario Celso Lopes: Se você tende a preencher sua auto-fala com muita negatividade, então não espere se tornar feliz, motivado e otimista da noite para o dia. Isso requer que você pratique e, eventualmente, perceberá que sua auto-fala contém mais auto-aceitação e vibrações positivas e menos autocrítica, personalização, catastrofização e pensamento polarizado.

Mario Celso Lopes: No entanto, quando você se faz as perguntas certas, você será capaz de lidar com qualquer situação difícil que você enfrente de forma mais construtiva. Além disso, você terá os benefícios declarados para a saúde. Lembre-se de que pensar e insistir na conversa interna negativa pode fazer com que você caia no estresse e na depressão. Portanto, pratique um diálogo interno positivo usando uma dessas dezenove perguntas para se ajudar a aumentar sua positividade, felicidade, bem-estar e motivá-lo.