Mario Celso Lopes fala sobre Produtividade

O que é produtividade?

Mario Celso Lopes: A produtividade está usando menos esforço e tempo para alcançar os resultados desejados. Você também pode descrever a produtividade como uma eficiência ao concluir uma tarefa. É mais a saída de qualidade e não a quantidade, independentemente do que você está trabalhando.

O que desencadeia a necessidade ou o desejo de ser produtivo?

Mario Celso Lopes: Muitos fatores despertam a produtividade em cada indivíduo, dependendo da personalidade, experiência e ambientes da maioria das pessoas. Alguns dos gatilhos são:

Mario Celso Lopes: Metas e identidade futura: olhar para sua projeção e o que você deseja realizar é um motivador que aciona muitas pessoas. Se você se vê bem sucedido, então você age quando coloca mais energia com um apego identitário. Trabalhar para um final feliz é o que a maioria das pessoas vai. É como caminhar por um túnel certo de que há uma saída no final. Um pouco de luz é para fazer com que alguém pule de pé e comece a trabalhar.

Mario Celso Lopes: Vantagem intrínseca : Isso se aplica se você ou seu cliente adoram o que você está fazendo e se sentem engajados e satisfeitos ao fazê-lo. As pessoas têm altos níveis de motivação pessoal quando se envolvem em atividades que lhes dão alegria em trabalhar em algo, independentemente do resultado, pois consideram as tarefas recompensadoras.

Mario Celso Lopes: Custo: O que você arrisca desistir ou perder? Interesse competitivo e a batalha para equilibrar o que valorizamos afetam o nível de produtividade. O preço que você paga para conseguir alguma coisa é um gatilho de motivação. Enquanto alguns acham que o preço é muito pequeno e, portanto, motivados para realizar uma tarefa, outros podem associar um custo mais alto à riqueza. Seja qual for o caminho, a implicação do custo é um gatilho para a produtividade.

Mario Celso Lopes: Valor utilitário: Você pode querer participar de algo ou tomar uma ação quando tiver certeza de obter algo dele, seja externo ou interno. A recompensa provoca a produtividade.

Mario Celso Lopes: Tempo: Tempos de atraso maiores podem desmotivar um para fazer algo, portanto, suprime a produtividade. Tarefas e atividades que demoram menos tempo são geralmente interessantes para se fazer, já que a conclusão vem com satisfação imensa e, em alguns casos, recompensas físicas. Quanto menor o tempo de execução das tarefas, mais rápida será a recompensa.

Mario Celso Lopes: Apoio: Quando as pessoas acreditam em você, você pode fazer o que você não pode imaginar. Existe um imenso poder de apoio social que leva à anseio por resultados positivos. Em alguns casos, você pode encontrar a força para empurrar a falta de apoio. A falta de apoio pode fazer com que você queira provar um ponto para outras pessoas, portanto, acionar a produtividade.

Mario Celso Lopes: Disponibilidade de recursos: Dependendo da tarefa em questão, você pode precisar de recursos como talento, dinheiro, mão de obra ou mais para atingir uma meta. A disponibilidade de recursos é um ótimo gatilho.

Mario Celso Lopes: Autonomia: Acreditar que você tem o poder e a experiência para assumir a tarefa que leva ao resultado desejado é uma motivação inata.

Como alguém pode melhorar sua produtividade?

Mario Celso Lopes: Assim como a felicidade, você pode trabalhar para melhorar sua produtividade. Existem várias maneiras comprovadas de aumentar sua produção no trabalho e em qualquer tarefa. Enquanto algumas pessoas medem a produtividade pelo número de horas que dedicam, é a quantidade de trabalho que você coloca nas horas que importam.

Mario Celso Lopes: Enfrente a tarefa mais importante primeiro: desenvolver um hábito permanente de lidar com as principais tarefas – a primeira coisa que acontece todas as manhãs é um dos ingredientes do sucesso. Se você tiver mais de uma tarefa desafiadora, comece com o mais desafiador. Brian Tracy chama isso de “comer a técnica do sapo” , com o sapo se referindo à tarefa mais importante que você pode facilmente arquivar em outro momento. O orador da motivação acredita que essa técnica funcionou para os CEOs e empresários de maior sucesso. Tudo o que você precisa fazer é cultivar a disciplina. Objetivo de persistir e se esforçar até que a tarefa esteja completa. Comer o sapo todas as manhãs é a chave para atingir altos níveis de produtividade e desempenho.

Mario Celso Lopes: Regra de dois minutos: Consultor de produtividade e autor do livro best-seller Getting All Things David Allen aconselha a realizar tarefas pendentes que possam ser concluídas em dois minutos. Fazer sua cama, lavar a louça, responder a e-mails pode parecer pequeno, mas tirá-los do caminho é uma ótima estratégia de gerenciamento de tempo. Estes também ajudam a eliminar a procrastinação, o que faz com que você complete mais tarefas em um único dia. Ter as coisas pendentes assombrando você no fundo de sua mente o torna menos produtivo, pois dificulta sua eficácia em outras tarefas. A regra dos dois minutos é uma forma experimentada e testada de aliviar o estresse para garantir que sua mente esteja livre e , portanto , mais produtividade.

Mario Celso Lopes: Uma tarefa de cada vez: Estudos de várias instituições revelam que a multitarefa reduz a produtividade em cerca de 40%, pois os seres humanos não estão preparados para lidar com mais de uma tarefa de cada vez. Alternar entre muitas tarefas prejudica a memória de trabalho, limita seu foco e aumenta a fadiga mental e o estresse. Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Ferramentas como Timeular e RescueTime garantem que você não perca de vista no processo. Evite comprometer-se demais e confira suas prioridades com frequência para evitar que se queime.

Mario Celso Lopes: Planeje seu dia uma noite antes : As listas de tarefas são ótimas ferramentas de produtividade, pois ajudam a manter a organização e o foco. Todas as noites, o ex-CEO da American Express, Kenneth Chenault, anota três coisas que ele planeja fazer no dia seguinte. Enfrentar um novo dia com uma lista de tarefas lhe dá uma vantagem a cada manhã. Mantenha-o curto, realista e simples. Os especialistas recomendam limitar a dois ou três itens, pois a inclusão da lista o deixará sobrecarregado e desorientado, reduzindo, em grande medida, sua produtividade.

Mario Celso Lopes: Utilize o seu tempo de deslocamento: se você trabalha fora de casa e passa algum tempo viajando, use as preciosas horas para se tornar melhor para adquirir conhecimento. Leia um livro, artigos instigantes ou ouça um podcast em vez de passar o tempo nas redes sociais. Aplicativos como o Lingvist e o Curious são ótimas ferramentas de aprendizado que você pode usar para utilizar o tempo da sua comunidade e aprender algo novo e construtivo. Como alternativa, responda a e-mails ou planeje tarefas cruciais durante esse período.

Mario Celso Lopes: Organize-se: a pesquisa indica que, se você tiver um espaço de trabalho confuso, será menos eficiente e provavelmente mais frustrado do que seus correspondentes com espaços de trabalho organizados. A desordem limita sua capacidade de processar informações e reduz sua concentração. Por sua vez, isso leva ao aumento dos níveis de estresse e fadiga. Declutter seu espaço para aumentar sua saúde mental e melhorar a eficiência do trabalho. Livre-se de todos os itens não essenciais e atribua um lugar para tudo.

Mario Celso Lopes: Uma dica para manter seu espaço organizado é tentar limpar ou arrumar antes de sair de sua mesa ou ir para a cama.

Mario Celso Lopes: Elimine a distração digital : as pessoas gastam cerca de um quarto do seu dia de trabalho nas mídias sociais envolvidas em atividades que não são relacionadas ao trabalho. Não é uma coisa ruim ocasionalmente navegar pelo seu feed de notícias do Instagram , Facebook ou Twitter para acompanhar. No entanto, passar longas horas e a maior parte do dia em páginas de mídia social é um assassino de produtividade. Tenha autodisciplina e defina uma quantidade de tempo que você gasta na internet.

Mario Celso Lopes: Como as mensagens de alerta constantes distraem você, mantenha o telefone em modo silencioso ou desative a notificação do aplicativo para evitar distrações.

Mario Celso Lopes: Definir prazos e metas: Trabalhar dentro dos limites de tempo é uma ótima maneira de gerenciar seu tempo. Enquanto algumas tarefas vêm com prazos, outras não. Preparar as crianças para a escola é um exemplo de tarefas que estão vinculadas ao tempo; para tarefas e projetos abertos, dê a si mesmo um prazo e cumpra-o. Embora os prazos sejam estressores, o nível administrável de estresse imposto a si mesmo mantém você concentrado e ajuda a atingir suas metas. Você ficará surpreso ao ver como o relógio o tornará produtivo.

Mario Celso Lopes: A realização de grandes projetos é marcada pela conclusão de pequenas tarefas e metas. Ter pequenos objetivos administráveis ​​é como subir uma escada, um de cada vez. Depois de atingir seus objetivos e cumprir seus prazos, comemore os ganhos, independentemente de quão pequeno você os veja.

Mario Celso Lopes: Faça intervalos: de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, os artistas de elite trabalham em intervalos de 90 minutos. O estudo confirma ainda que os indivíduos com melhor desempenho não trabalham mais do que 4,5 horas por dia.

Mario Celso Lopes: Independentemente do seu campo e experiência, a regra dos 90 minutos é crucial. Exceções se aplicam a trabalhos especiais como cirurgiões que podem ser pegos em operações que levam mais de 90 minutos em uma cirurgia complicada, ou pilotos voando por muitas horas. No entanto, uma regra geral para produtividade é fazer pausas independentemente da sua profissão.

Mario Celso Lopes: Tenha sono suficiente e de qualidade : garanta que você dorme de sete a nove horas. Mais de 30% das pessoas entre 20 e 39 anos e 40% das pessoas entre 40 e 59 anos recebem menos do que o valor recomendado para o sono, de acordo com a American Sleep Association. Um relatório de Harvard confirma que a privação do sono reduz a eficiência à medida que você se torna mais propenso a cometer erros. Por outro lado, um indivíduo bem descansado é mais criativo com baixos níveis de estresse, tem bom humor e registra boa memória. No estado estabelecido, pode-se realizar mais. Você também experimentará um foco mais aguçado e melhorará sua capacidade de fazer um bom julgamento e uma decisão rápida.

Mario Celso Lopes: Sua cama deve ser confortável e o quarto limpo para desfrutar de uma boa noite de sono . Invista em boas camas e colchões. Mantenha suas roupas limpas e livres de desordem.

Mario Celso Lopes: Estabeleça uma rotina matinal saudável, pois é um impulsionador vital da produtividade.

Quais são alguns dos sugadores de produtividade que devem ser observados?

Mario Celso Lopes: As dicas mencionadas anteriormente como impulsionadores de produtividade reduzem significativamente a produção de uma pessoa por outro lado. Mais algumas coisas sugam a produtividade são :

Mario Celso Lopes: Maus gerentes ou clientes: Um bom chefe pode não ser a razão pela qual você fica em um emprego, mas um mau chefe faz a maioria das pessoas desistir. Se você administra uma empresa e emprega gerentes, garanta que eles tratem bem seus subordinados. Os funcionários reprimidos e estressados ​​registram baixos níveis de produtividade em comparação àqueles que trabalham com bons chefes.

Mario Celso Lopes: Embora todas as empresas estejam atrás dos clientes, alguns clientes são muito tóxicos e drenariam a maioria das pessoas pacientes. Evitar pessoas tóxicas é uma boa maneira de manter sua produtividade no lado mais alto. Tente e evite pessoas tóxicas por todos os meios possíveis.

Mario Celso Lopes: Inaptidão: o exercício é parte integrante da saúde física e mental. Estar em má forma afeta sua memória, concentração, auto-estima e foco em grande medida. Pessoas inaptas também estão doentes com mais frequência, o que reduz a produtividade, já que muitos dias o absenteísmo se traduz em menos tempo de entrada.

Mario Celso Lopes: Escolhas alimentares ruins: Você é o que você come. Evite alimentos processados ​​e delicie-se com frutas frescas e vegetais. A dieta desempenha um grande papel no funcionamento do cérebro e nos níveis de energia. Uma dieta pobre, portanto, se traduz em baixos níveis de produtividade.

Mario Celso Lopes: Exames médicos regulares são cruciais para garantir que se mantenha saudável e apto para tarefas e trabalho.

Mario Celso Lopes: Ambiente de trabalho precário: quer você seja uma dona de casa, seja pai ou mãe ou trabalhe em uma empresa, o ambiente é um fator crucial que afeta a produtividade. Má iluminação, má ventilação e locais sujos dificultam o trabalho de qualquer pessoa.

Mario Celso Lopes: Falta de habilidade e conhecimento : é difícil executar o que você não conhece. A falta de habilidades e o know-how para empreender um projeto comprometerão a qualidade do resultado e a velocidade necessária para executar qualquer coisa.

Mario Celso Lopes: A confiança é crucial ao executar uma tarefa. A falta de conhecimentos e habilidades deixa você menos confiante, o que resulta em menos produtividade.

Mario Celso Lopes: Nenhuma ferramenta ou equipamento errado: Trabalhar com o equipamento errado, ou sem eles, reduz a produtividade. Imagine lavar cargas de roupa manualmente. Você não só gastará um tempo considerável lavando as roupas, mas o resultado poderá ser menos satisfatório. As chances são de que as roupas não serão tão limpas quanto deveriam.

Mario Celso Lopes: Cadeiras e estações de trabalho abaixo do padrão darão dores nas costas, pescoço dolorido e fadiga em posições erradas. Invista nas ferramentas e equipamentos certos para torná-lo mais produtivo e melhorar sua eficiência.

Mario Celso Lopes: Má comunicação : A comunicação é fundamental para todas as facções da sociedade. A má comunicação pode prejudicar o casamento e a capacidade de organização de funcionar. Quando não há políticas de comunicação adequadas, as coisas cruciais podem não ser feitas. As pessoas também podem ficar confusas sobre o que devem realizar. Organizações, onde o fluxo de comunicação é comprometido, experimentam muitas lutas e confusões. Quando as pessoas não sabem o que se espera delas, elas não entregam como deveriam. Se você está lidando com um cliente, chefe ou cônjuge, entender o que eles querem realizar é crucial, pois uma comunicação deficiente resultará em conflitos desnecessários.

Mario Celso Lopes: Desafios para a saúde: Enquanto algumas pessoas que lutam contra doenças que ameaçam a vida, como o câncer, conseguiram permanecer positivas, é difícil funcionar como qualquer outra pessoa. Um desafio de saúde é um grande retrocesso e uma fonte de estresse imenso. Como você se mantém motivado e otimista para trabalhar quando está enfrentando uma condição de risco de vida? O que é motivador sobre trabalhar para um amanhã que você não tem certeza de que verá? A sensação de desesperança ao enfrentar a morte é um assassino de produtividade.

Mario Celso Lopes: Outras condições, como depressão e doenças mentais em geral, dificultam a tomada de decisões simples ou até mesmo se concentram na execução de pequenas tarefas.

Qual a importância da produtividade?

Mario Celso Lopes: A produtividade é importante em muitos aspectos do que muitas pessoas imaginam. Aumento da produção não só beneficia indivíduos em um nível pessoal, mas também uma nação inteira.

Mario Celso Lopes: A renda adicional dos indivíduos ajuda a melhorar os padrões de vida das famílias. Há sempre algo que você pode fazer com algum dinheiro extra que vem na forma de bônus, comissões ou incremento salarial. Além de comer bem, mais renda permite que você viva no bairro de sua escolha, aprenda novas habilidades e torne a vida de seus dependentes mais confortável.

Mario Celso Lopes: Melhor produtividade também dá aos indivíduos a satisfação que vem com as tarefas realizadas. As pessoas produtivas são mais felizes e registram menos níveis de estresse. O efeito a longo prazo é que ajuda a melhorar a qualidade de vida em geral e as relações com os outros.

Mario Celso Lopes: Além da boa gestão de recursos, os governos precisam de cidadãos habilidosos. Quando as pessoas são produtivas, as indústrias crescem, os impostos aumentam e o governo tem mais recursos para diferentes projetos. Como resultado, os indivíduos melhoraram a produtividade, resultando em uma melhor economia e melhores padrões de vida.

Qual é a sua última palavra em produtividade?

Mario Celso Lopes: Todos devem sempre se esforçar para dar o melhor em tudo que fazem. A produtividade tem imensos benefícios para os indivíduos e para a sociedade como um todo. Se todos prestarem mais atenção e aplicarem as dicas acima para melhorar sua produtividade, o efeito cascata será imenso.

Mario Celso Lopes: Além disso, crie um equilíbrio perfeito com tempo suficiente para descansar. A vida é mais que trabalho e ganha alguns dólares. Sempre haverá pessoas à sua frente a qualquer momento. Trabalhe para cumprir a tarefa ou dever cumprido com absoluta perfeição. Os benefícios da execução eficaz de tarefas e deveres superam os agregados familiares e as famílias individuais, passando ainda para o governo. Assim como a maioria das habilidades, você pode praticar e aumentar sua eficácia imensamente.

Instagram