Mais que estética: funcionalidade no ambiente de trabalho!

Docente do Senac São José dos Campos dá dicas para melhorias no espaço corporativo

Muitos brasileiros passam mais tempo no escritório do que em casa, totalizando uma longa jornada ao fim do dia. Já que o local de trabalho acaba se tornando uma segunda casa para muitas pessoas, a adoção de algumas técnicas do design de interiores pode deixar o espaço mais harmônico, aconchegante e funcional, além de proporcionar mais qualidade de vida.

De acordo com Marianna Mar, docente da área de arquitetura e urbanismo do Senac São José dos Campos, um local de trabalho bem planejado favorece a produtividade e criatividade dos funcionários. “Para isso, o investimento em móveis ergonômicos com regulagem de altura das cadeiras e mesas, por exemplo, auxiliam no conforto e flexibilidade, além de beneficiar a saúde e bem-estar dos funcionários”.

Outra dica da docente é a escolha da iluminação adequada para cada ambiente, buscando sempre aproveitar a luz natural que também trará uma economia de energia elétrica para a empresa. “A iluminação natural pode ser aproveitada de diversas maneiras, seja pela lateral, que é proveniente de janelas, seja pela zenital que proporciona a penetração da luz natural nos edifícios por meio de claraboias, telhas de vidro, domos de vidro, plástico ou acrílico. Geralmente, esse tipo de iluminação zenital é utilizado quando a iluminação lateral está deficiente”, destaca Marianna.

Ainda no quesito iluminação, a docente do Senac São José dos Campos explica que as lâmpadas com luz amarela são mais quentes e deixa o ambiente mais aconchegante, enquanto as luzes brancas, mais frias, ajudam as pessoas a se concentrarem e são ideais para locais de leitura. As cores das paredes também desempenham um papel essencial no ambiente de trabalho, além de ser uma forma rápida e barata para dar uma repaginada no local. Os tons de marrom, bege, cinza e areia são clássicos e indicados para ambientes mais formais, já as cores como amarelo, roxo, verde e laranja são mais alegres e, normalmente, usados em empresas com jovens profissionais.

Marianna também lembra da importância de se investir em um local de convívio social para os funcionários, como um café, sala de jogos, biblioteca, área de descanso, entre outras diversas opções. “Essas alternativas garantem a criação de um vínculo positivo entre os ambientes e os funcionários e, consequentemente, o rendimento das pessoas que ali trabalham pode ser melhorando quando se tem em mente que nesses espaços podem se criar vínculos, bem-estar e harmonia”.

Por fim, a docente do Senac São José dos Campos reforça a importância de se procurar por profissionais especializados no assunto na hora de repaginar os espaços. “Atualmente, cada vez mais, aqueles que percebem a verdadeira importância de ter um espaço cuidado por especialistas estão em busca de um designer de interiores. Os ambientes pensados por estes profissionais proporcionam um conjunto de soluções estéticas e funcionais para um melhor usufruto deles”, finaliza Marianna.

 

             Formação na área

Para os interessados em conhecer mais sobre a área e se especializar, o Senac São José dos Campos está com inscrições abertas para o curso Técnico em Design de Interiores, que prepara o aluno para elaborar e executar projetos para espaços residenciais, comerciais e promocionais, considerando as necessidades e especificidades do cliente na criação de ambientes funcionais, agradáveis e voltados para o bem-estar e a qualidade de vida.

Carga horária: 800 horas

Data: 7/5/2018 a 31/8/2019

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas

Para mais informações e inscrições, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/sjcampos. A unidade fica na rua Saigiro Nakamura, 400, na Vila Industrial.

 

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons