Mais energia e disposição: 3 alimentos que afastam a fadiga

Dieta balanceada é a chave para manter o ritmo pré-isolamento social

Quase quatro meses depois que as quarentenas começaram a ser decretadas no Brasil, o isolamento social ainda é mantido nas principais cidades do país. No início, a recomendação de ficar o máximo de tempo em casa e sair apenas para realizar atividades essenciais não parecia complicada, mas, com o passar de dias, semanas e meses, a sobrecarga psicológica ficou cada vez maior. Assim, muitos têm enfrentado uma queda na disposição e energia nas tarefas do dia a dia, que outrora eram desempenhadas normalmente.

Nesse sentido, a alimentação balanceada pode ser uma aliada na rotina. É através do consumo de comida que o corpo poderá – ou não – distribuir energia de modo focalizado, oferecendo mais disposição ao longo do dia. Mesmo assim, esse processo pode ser o inverso, caso a ingestão de frituras ou doces em excesso seja feita.

Além de manter um cardápio variado, fugir das dietas restritivas – como a low carb – também é essencial. Isso porque esse modelo de alimentação irá restringir componentes importantes para o funcionamento do corpo, como o carboidrato, que é a primeira fonte de energia para o organismo e, ao ser retirado do prato, pode agravar a sensação de fadiga. Quanto à ideia de que o macronutriente engorda, depende do tipo de consumo realizado.

“Os carboidratos integrais e ricos em fibras (como as raízes e os grãos) são ótimos para garantir energia, porque seus índices glicêmicos são mais baixos do que os dos carboidratos simples (farinha branca, por exemplo). Desse modo, eles evitam os picos de glicemia no sangue, conhecidos por gerar uma disposição inicial, mas em pouco tempo provocam cansaço”, diz Gabriella Cilla, nutricionista da Clínica Nutricilla.

Veja abaixo outros alimentos que são capazes de aumentar os níveis de energia no organismo.

  1. Açaí

Típico da região Norte do país, o açaí possui versões diferentes para consumo dependendo do local. O alimento é rico em vitaminas C e E, que atuam como antioxidantes, e combate os radicais livres. Também é uma boa fonte de fibras, carboidratos, ácidos graxos essenciais, vitaminas, cálcio, manganês, potássio e fósforo. Todos esses componentes geram aumento de energia no organismo.

Muita gente se questiona se o açaí engorda pelo fato de ser um alimento calórico. Entretanto, o consumo moderado não afeta diretamente no peso. Por ser fonte de energia com um baixo índice glicêmico – quando ingerido sozinho e sem o acompanhamento de doces –, ele pode ser um importante aliado das pessoas que praticam atividades físicas.

  1. Banana

Rica em carboidratos, a banana promove mais energia ao organismo. Ela também possui triptofano, um composto importante para melhorar o humor, já que se transforma em serotonina quando absorvido pelo organismo. Sendo assim, o alimento é responsável por melhorar a disposição e os sentimentos de bem-estar e alto astral.

  1. Abacate

O abacate é fonte de vitamina E, gordura monoinsaturada e beta-sitosterol, que juntos são fontes de energia. O alimento também ajuda a diminuir pressão arterial, colesterol e cortisol, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino e do coração.

Foto: Divulgação

Instagram