Mais 1.880 novos educadores são contratados pela Prefeitura em 2019

Um total de 1.880 novos professores serão contratados pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, no decorrer deste ano de 2019.

Os educadores deverão preencher os cargos vagos por aposentadorias e abertos em razão da criação de novas salas de aulas, com as construções de novas unidades escolares, ampliação e reforma de outras unidades. A contratação prevê ainda suprir as necessidades temporárias e eventuais nas unidades escolares da rede municipal.

Durante essa semana, profissionais contratados por prazo determinado (I e II) participam do processo de atribuição de aulas no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana. Na atribuição, os professores se submetem à escolha de vagas e são encaminhados para exame médico.

Além de ensinar, a pedagoga Aline de Faria classifica a nova fase também como um aprendizado. “A gente ensina e aprende muito, estou com a expectativa de adquirir novos conhecimentos com os meus alunos”.

Grace Chavi citou o processo de formação, oferecido pela Prefeitura durante o período de HTC (Horário de Trabalho Coletivo), como uma oportunidade para agregar conhecimento. “Estar em contato com a sala de aula e com as formações oferecidas sobre a nova base enriquece o currículo. Visualizo, neste contrato, uma oportunidade de crescimento profissional e trocas”, afirmou.

O professor Wilson Miranda, que vai lecionar em 2019 para alunos do 5º ano, falou sobre os valores que a profissão de educador proporciona. “Ser professor é uma dádiva, você precisa gostar de ensinar, transmitir conhecimento. Vejo essa profissão como uma missão”, disse.

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, os novos servidores irão reforçar o time de educadores de São José dos Campos, garantindo assim a continuidade dos serviços de qualidade prestados aos munícipes.

A contratação dos servidores segue processo seletivo e concurso realizado em 2017.

Mais educadores

Serão contratados 980 profissionais por prazo determinado (I e II) para atuarem nas licenças e afastamentos superiores a 30 dias.

Ao longo do ano, outros 600 professores irão atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no curso regular da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos afastamentos inferiores a 30 dias.

A rede de ensino municipal de São José dos Campos passa a contar também com mais 300 educadores efetivos. A convocação dos professores efetivos teve início em novembro do ano passado.

Durante essa semana, profissionais contratados por prazo determinado (I e II) participam do processo de atribuição de aulas no Cefe (Centro de Formação do Educador) – Foto: Charles de Moura/PMSJC