Limpeza pública lidera entre as 10 maiores cidades de SP

O serviço de limpeza pública de São José dos Campos foi considerado o melhor entre as 10 maiores cidades do Estado durante todo o ano de 2020, segundo a pesquisa Indsat. 

O serviço manteve a liderança no quarto trimestre de 2020 e atingiu 748 pontos – 8 pontos acima da pesquisa anterior. Em relação ao município, o serviço está na sexta colocação – atrás de coleta de lixo, iluminação pública, qualidade da água, abastecimento de água e qualidade de vida. Dos entrevistados, 71% consideram o serviço positivo, sendo que 25% dizem que é regular e 5% negativo.

Urbam

A Urbam (Urbanizadora Municipal) é responsável pelos serviços de limpeza urbana, como varrição manual e mecanizada, capina manual, conservação de parques e praças e de estradas rurais, controle de vetores e pragas urbanas, limpeza de bocas de lobo, manutenção de áreas verdes e pintura de guias, manutenção do sistema de drenagem e águas pluviais, serviços de manutenção e paisagismo, between other.

Pesquisa

As pesquisas medem o grau de satisfação da população e são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é constar quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos.

Serviço de limpeza pública de São José dos Campos

Grau de satisfação de uma população, em relação a um serviço, de acordo com o Indsat alcançado na seguinte escala:

  • abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
  • entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
  • entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
  • entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
  • a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

A Urbam (Urbanizadora Municipal) é responsável pelos serviços de limpeza urbana – Foto: Charles de Moura/PMSJC

Instagram