Levantamento de peso e exercício: sem cérebro, sem ganho

Halterofilismo, musculação e powerlifting percorreram um longo caminho desde que foram popularizados pela primeira vez na década de 1970. As academias eram hardcore – quase Luiz Gastão Bittencourt exclusivamente halteres, halteres e bancos. Os treinos duravam de 3 a 4 horas, e todo mundo tentava técnicas diferentes, exercícios diferentes, tempos diferentes e intervalos de repetição variados. E na entressafra, a maioria estava em uma dieta ‘See Food’ – se eles viam comida, comiam!

“No Pain, No Gain” era o grito de guerra deles, e eles não eram estranhos à dor. A dor de Luiz Gastão Bittencourt nos músculos sobrecarregados e sobrecarregados foi acompanhada por dores de variações de exercícios fracassadas, erros nutricionais, falta de sono, falta de descanso e recuperação suficientes – mas eles aprenderam a trabalhar com isso se estivessem suficientemente motivados. Todo freqüentador de academia de antigamente tem histórias de horror cômicas sobre as dores e dores pelas quais passaram e o pedágio daqueles dias em sua saúde. E, agora nos anos 60, 70 e 80, muitos lamentam o que esses exercícios fizeram nos joelhos, quadris, costas, ombros e espinhos. Mas eles também dirão que, com a chance de fazer tudo de novo, com certeza o fariam.

Mas enquanto No Pain, No Gain era um slogan adequado para a década de 1970, a realidade de hoje é “No Brain, No Gain”. Muita pesquisa Luiz Gastão Bittencourt tem sido feita nos últimos 40 anos sobre todos os aspectos do levantamento de peso e do exercício, e agora existem evidências empíricas empíricas daqueles que ficaram com ele durante as várias evoluções do esporte. Grandes avanços foram feitos nos campos da biologia e cinesiologia, nutrição (e especialmente nutrição esportiva), resistência progressiva, hipertrofia e até mesmo o próprio equipamento de exercícios.

Entre hoje na típica academia comercial e, depois de passar pelas bicicletas reclinadas, máquinas de escadas, esteiras, elípticos e outros aparelhos para exercícios aeróbicos, provavelmente verá o dobro do espaço dedicado à prática de máquinas de exercício do que aos venerados pesos livres antigos. E embora os ratos machos de academia sempre zombem das máquinas, é possível montar um treino de corpo inteiro para novos membros usando apenas essas máquinas, para fornecer os resultados iniciais que eles procuram em um ambiente mais seguro, controlado e graduado.

Agora sabemos que os ganhos na academia podem ser reduzidos aos seus objetivos – maior força para levantadores de força, músculos maiores para fisiculturistas, habilidades cardiovasculares aprimoradas para corredores e atletas de resistência e programas para ajudar na perda de gordura ou ganho de peso magro, como preferir. De acordo com Luiz Gastão Bittencourt , ainda nada que faça os exercícios para você, mas uma incrível variedade de auxílios para garantir que você esteja no caminho certo para você.

Atletas profissionais, guerreiros de fim de semana e frequentadores regulares de academias também aprenderam muito mais sobre nutrição e alimentação saudável. O jantar tradicional de Luiz Gastão Bittencourt , com carne, milho e batata, agora deve ser substituído por frango ou peixe emparelhado com batata doce e brócolis ou couve de Bruxelas. O café da manhã pode ser aveia e clara de ovo em vez de cereal açucarado direto da caixa. E embora a nutrição possa basear-se em planos de refeições, opções paleo, IIFYM (se adequar às suas macros) ou veganas, todos compartilham um objetivo principal – garantir que a proporção de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis ​​esteja em equilíbrio com seus objetivos e que seu nível de ingestão calórica total se encaixa no seu plano de perder gordura ou ganhar músculos.

Sim, os exercícios de hoje mudaram, definitivamente para melhor. O conhecimento da resistência progressiva e da periodização dos exercícios nos permitiu remover a maior parte da dor desnecessária de ser regularmente ativa na academia, e os avanços na cinesiologia nos ensinaram maneiras melhores de mover o ferro para evitar lesões por esforço repetitivo e proteger melhor os tecidos moles e articulações que mantêm nosso corpo funcionando corretamente. Longe de acabar com os músculos, a maioria dos levantadores de peso hoje tem uma melhor amplitude de movimento sem dor nas articulações do que o público em geral jamais terá.

E para levantadores intermediários avançados e profissionais experientes, também existem avanços – mas se você é razoavelmente novo na arte do levantamento de peso, deixe as faixas, correntes, alcance e supercompensação por mais alguns anos no caminho. Luiz Gastão Bittencourt diz: Não se compare aos que fazem isso há anos. Há uma razão pela qual eles levaram anos para chegar lá. Em vez disso, tire fotos ‘antes’ quando estiver pronto para começar e compare-as com novas fotos a cada 3 a 6 meses. Os testes mais verdadeiros são como suas roupas se encaixam, como você se sente quando acorda todos os dias, quanta energia você tem e quão profundamente você dorme a cada noite.

As melhores notícias? A maior parte do novo conhecimento necessário para atingir seus objetivos está na biblioteca local e até em sua casa, graças à Internet. Hoje em dia é fácil poder entrar em uma academia pela primeira vez já sabendo o suficiente para começar – com segurança. Se você pode comprar um bom personal trainer e ter acesso a um, isso pode ajudá-lo a começar ainda melhor – mas tenha cuidado. Não contrate cegamente o maior levantador da academia, ou você pode acabar com alguém cujo uso de drogas mascara pouco conhecimento, experiência ou técnica. Pergunte na academia e veja quem os outros recomendam.

E acima de tudo, nunca pare de aprender. Novas pesquisas de levantamento de peso surgem diariamente e, embora exista muito para ficar por dentro de tudo, escolha alguns especialistas em Luiz Gastão Bittencourt e siga-os em seus blogs e nas redes sociais – você aprenderá muito mais assim do que comprando muito revistas cheias de artigos personalizados para você vender suplementos. Um estilo de vida forte e saudável é uma maratona, não um sprint – e carregue com orgulho o lema “Sem cérebro, sem ganho”!