Leitura Flutuante com Jeferson Fernandes :O que é a vida?

Um pequeno garoto se dá conta da vida, então ele se pergunta:

– Que que é a vida?

O pequeno garoto brinca com seus coleguinhas e lhes pergunta: Pra que serve a vida? E um de seus coleguinhas responde: “Pra viver, ué!”. Insatisfeito, ele ignora aquela resposta estúpida e continua a brincar…

O pequeno garoto, agora um adolescente, perde sua mãe e com tristeza pergunta para o padre: Porque a vida acaba? E o padre lhe responde: “porque Deus quer!”. Insatisfeito com aquela resposta insípida, o adolescente vai embora…

O adolescente apaixonado loucamente, perde seu amor para um outro adolescente. Desesperado olha para o céu e pergunta para Deus: “Porque a vida é assim?”.

Deus, não lhe responde. Com ódio daquele silêncio, o adolescente grita para Deus: “a vida é ruim, só serve pra machucar, não quero mais viver!”. O adolescente observa mais uma vez o silencio no céu e sai…

O adolescente, agora um homem se casa e tem filhos. Um dia, o  homem olha para sua mulher e diz: “Nossa vida é maravilhosa!”. A mulher acena com a cabeça e lhe responde: “Sim, mas poderia ser melhor”. Inconformado com a resposta, o homem sai e no caminho pensa: “Por que minha vida não é melhor?”.

O homem, faz sucesso na empresa do dia para noite e se torna um grande homem, um grande homem que descobre que tem um pequeno tempo de vida…

Agora em seu leito de morte ele pensa… “A vida é uma coisa diferente pra cada um, ela serve para ensinar, mas agora que eu sei, o que faço com meu aprendizado? Talvez a vida seja um ciclo, mas se estou nesse momento do ciclo, qual será o próximo? A vida é assim, porque é do único jeito que poderia ser, quando tudo está ruim não queremos mais viver, não é melhor nem pior, é do jeito que eu deixei ser e agora que sei tudo isso, sinto como se não soubesse nada e o pior: em toda essa minha existência sinto com muito mais força, o mais angustiante e louco desejo por viver, mas no entanto, a vida pra mim chega ao fim…”.

Então, o que é a vida?

– Eu não sei!

 

Por Jeferson Fernandes

 

Jeferson Fernandes- Jornalista, radialista e psicanalista em formação