Jardim do Golfe terá projeto sustentável assinado pelo Atelier O’Reilly Architecture & Partners

0
37

‘Casa Sustentável Jardim do Golfe’ nasce para ser referência e servir de inspiração para os moradores do condomínio; projeto é assinado pelo escritório Atelier O’Reilly Architecture & Partners

O empreendimento Jardim do Golfe, em São José dos Campos, e o Atelier O’Reilly Architecture & Partners são parceiros na construção da chamada ‘casa do futuro’ — uma das primeiras do país.

A “Casa Sustentável Jardim do Golfe” contará, na construção, com materiais ecológicos, certificados e reciclados; os sistemas de abastecimento e de energia serão sustentáveis, utilizando-se do sol e das chuvas; os ambientes vão ser climatizados naturalmente; os resíduos serão reaproveitados; o paisagismo priorizará o ambiente nativo, possibilitando real interação com o jardim e o pomar; o telhado será verde; a piscina, tratada sem produtos químicos.

A “Casa Sustentável Jardim do Golfe” é uma iniciativa do empreendimento, pioneiro no Brasil ao incentivar e oferecer infraestrutura inovadora para que as residências sejam inteligentes e sustentáveis.

O projeto, concebido para ser referência na região e no país, será executado em uma área de 450 metros quadrados a partir de uma filosofia sustentável que começa antes mesmo das obras, ao minimizar o impacto no entorno e no meio ambiente por meio do uso de materiais ecológicos. Pronta, a casa contará com eficiência térmica, acústica e energética para atingir excelência em desempenho, conforto e qualidade de vida.

“Essa casa nasce para integrar qualidade de vida, segurança, luxo, conforto, praticidade e sustentabilidade”, afirma o CEO da Desenvolvimento Jardim do Golfe S/A, Emerson Marietto.

Quem assina o projeto é o escritório Atelier O’Reilly Architecture & Partners, que tem no comando a arquiteta urbanista Patrícia O’Reilly, mestre em Arquitetura e Meio Ambiente – Integração das Energias Renováveis na Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha.

Entre outros reconhecimentos, o escritório já foi premiado com o AsBea, o Oscar da arquitetura; com o prêmio de sustentabilidade GreenBest; e foi o primeiro lugar no Saint-Gobain de Sustentabilidade – Edição 350.

Patrícia explica que se utilizou de um software desenvolvido na Universitat de Barcelona para atingir excelência no projeto da “Casa Sustentável do Jardim do Golfe”, adequando-o às condições de vida em São José.

“Foram realizados, por exemplo, estudos com os dados climáticos da região, como insolação e ventilação, para definir soluções que gerem melhor conforto térmico para reduzir consumo energético, e recursos que melhorem a questão da umidade relativa do ar”, afirma.

Casa do Futuro

Com fachada imponente e robusta, também pensada no conforto térmico, a “Casa Sustentável Jardim do Gofe” contará com captação de águas pluviais de acordo com o índice pluviométrico da cidade; estação de tratamento de água; cozinha com composteira – gerando adubo no mesmo dia; energia solar para calefação, aquecimento de água e geração de energia elétrica; piscina sem cloro, tratado com ozônio; paisagismo nativo, com pomar para interagir com a fauna local e horta; cobertura verde; cinco quartos com janelas para assistir ao famoso pôr do sol do Jardim do Golfe; acesso a uma área da cobertura para observação das constelações.

“Concebido para ser referência quando o assunto é morar bem, com localização estratégica, próximo aos principais centros de esporte, educação, lazer, compras e entretenimento, e ao mesmo tempo rodeado pelo verde, o Jardim do Golfe é pioneiro ao trazer o que há de mais moderno e tecnológico do primeiro mundo ao Brasil”, explica Marietto. “‘A Casa Sustentável’ tem esse objetivo: ser um modelo para mostrar que morar bem é um conceito em alta em todo o mundo e que já é possível viver, hoje, o amanhã.”

A construção da “Casa Sustentável do Jardim do Golfe” está programada para começar entre maio e junho deste ano.

Sobre o Jardim do Golfe
O Jardim do Golfe é um empreendimento de alto padrão na região mais privilegiada e valorizada de São José dos Campos, que fica a 90 quilômetros de São Paulo, de Campos do Jordão e do Litoral Norte. A região do loteamento conta com refinadas alternativas de lazer, instituições de ensino renomadas e hospital referência na região, proporcionando ao morador do Jardim do Golfe conveniência e comodidade.

Sobre Atelier O’Reilly Architecture & Partners
O Atelier O’Reilly Architecture & Partners é um escritório de arquitetura comprometido com o meio ambiente, com o âmbito social e econômico. Composto por uma equipe de profissionais especializados em arquitetura, urbanismo, paisagismo, meio ambiente, sustentabilidade e energia, o grupo está conectado a uma rede crescente de universidades, centros tecnológicos e centros de pesquisas nacionais e internacionais, sempre com o objetivo de desenvolver projetos e criar soluções inovadoras.

Sobre Patricia O’Reilly
Patricia O’Reilly, arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade Belas Artes. Pós-graduada em Ecologia da Paisagem pela FundaciòVS, Barcelona, Espanha. Mestre em Arquitetura e Meio Ambiente – Integração das Energias renováveis na Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha. Membro fundadora do Sustainable Reference no Brasil, Ibero-American Broadcasting Company, consultoria e estudos de arquitetura sustentável, e proprietária do Atelier O’Reilly Architecture & Partners com sede em São Paulo.

Patricia Oreilly_PremioSaintGobain
Patricia Oreilly_PremioSaintGobain
Emerson Marietto
Emerson Marietto

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here