ITI realiza primeiro encontro de ACs da ICP-Brasil

Pela primeira vez em sua história, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI reuniu as principais Autoridades Certificadoras – ACs da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, para debates e proposições de melhorias para o setor. O primeiro Encontro de ACs da ICP-Brasil foi realizado nesta quarta-feira, 17, na sede do ITI em Brasília, e reuniu empresas do setor público e privado para debates de propostas normativas com foco na modernização do Sistema Nacional de Certificação Digital.

O diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, iniciou o encontro destacando que esse será um evento realizado sempre que for necessário debater assuntos relevantes, analisar questões prioritárias ou avaliar propostas importantes para o setor de certificação digital. “Vamos trabalhar em conjunto para massificar o uso do certificado digital. Temos que perseguir o censo populacional, esse é o mercado que queremos atingir”, explicou Buz.

No encontro foram debatidas atualizações normativas que possibilitem a oferta do certificado de forma mais prática e menos onerosa para população, ampliando a segurança necessária para operação da ICP-Brasil e das assinaturas digitais. Foram convidadas para reunião as ACs de 1º nível e as de 2º com maior capilaridade.

Estiveram presentes no encontro a AC CEF, AC Certisign, AC CNDL, AC Defesa, AC Digitalsign, AC Doccloud, AC Imprensa Oficial, AC Instituto Fenacon, AC Jus, AC Link, AC OAB, AC Online, AC PR, AC RFB, AC Serasa, AC Serpro, AC Sincor, AC Soluti e AC Valid.

Foto: Ascom/ITI