Internet das “pessoas“ é tema de palestra no IT Fórum X

 Com o contínuo crescimento e concentração das grandes cidades e aumento populacional, automatizar a sociedade em busca de eficiência nos serviços e economia no uso de recursos é um dos maiores desafios do Século XXI. Esse será o grande benefício da integração entre a internet das coisas e a neurociência aplicada, segundo Souvenir Zalla, CEO do Edge Group, pioneiro do eBusiness no Brasil e um dos principais analistas do país sobre neurociência aplicada por meio de tecnologias interativas e colaborativas.

“A soma entre a internet das coisas e a inteligência artificial vai orquestrar tudo nesse contexto, levando à internet das pessoas. Equipamentos do nosso dia a dia, fazendo uso da neurociência, vão nos acompanhar passo a passo e de forma personalizada, nos ajudando de forma eficiente, medindo nossas condições fisiológicas, sensibilidade ambiental, até mesmo a conexão com familiares para ampliar a segurança do indivíduo”, explica Zalla, um dos palestrantes do IT Fórum X, organizado pela IT Mídia. “A inovação chega rapidamente, de forma progressiva e colaborativa. A internet das coisas já está integrada na sociedade e a integração da neurociência, mesmo pouco percebida, é ainda maior. O que interessa é o que essa convergência traz de útil e positivo para o ser humano,” pondera o executivo.

Neurociência Aplicada

As pesquisas sobre a neurociência são muito antigas, mas a palavra surgiu na década de 1960. Nos últimos 20 anos, em paralelo ao desenvolvimento tecnológico, o tema vem ganhando escala rapidamente, com os Estados Unidos e a China na liderança das principais pesquisas. “O Brasil está entre os 20 melhores colocados no ranking mundial de produção científica, aparecendo na 15ª posição, mesmo diante das dificuldades que o país enfrenta nos últimos tempos. Apesar delas, temos uma progressão significativa também no Brasil nesta área de conhecimento,” constata Zalla.

IT Fórum X

Um dos principais encontros voltados para a inovação e o avanço tecnológico realizados no Brasil, o IT Fórum X se apresenta como um evento para pessoas que já entenderam que ‘tecnologia é o negócio’. As 220 palestras e debates vão examinar as mudanças que impactam a sociedade e particularmente os negócios. Na medida em que novidades disruptivas surgem, velhos padrões vão desaparecendo. Os organizadores ponderam que ‘alguns já se ligaram e outros saberão em breve’, argumentando que profissionais em todos os níveis de decisão querem compreender o que há de novo e quem poderá atender a suas demandas. E concluem: ‘Eles precisam encontrar respostas para perguntas que nem sabem que têm’.

A palestra de Souvenir Zalla, sobre o tema ‘Internet das Pessoas’, realiza-se na quarta-feira, 16 de outubro, das 11:00 às 11:30 hs, no palco neXT do IT Fórum X.

EVENTO: IT Fórum XDATAS: Dias 16 e 17 de outubroLOCAL: Transamérica Expo Center, São PauloAv. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo, SPINSCRIÇÕES: http://itforumexpo.com.br/

NA WEB:IT Fórum X – Souvenir Zallahttp://itforumexpo.com.br/palestrante/souvenir-zalla/Edge Groupwww.edgegroup.com.br 

SOUVENIR ZALLA

Fundador do Edge Group, é diretor de Experience e responsável por todas as pesquisas e consultorias realizadas pela empresa. Pioneiro no Brasil em eBusiness, B2C e B2B, é um dos principais analistas no país e no exterior sobre ECR (Efficient Consumer Response), com destaque para tecnologias interativas e colaborativas com consumidores, apresentadas em eventos da IQPC (International Quality & Productivity Center) de Nova York e da Tobii Technologies, da Suécia. Entre diversos cargos executivos que ocupou, foi Country Manager e responsável pelo lançamento da Forrester Research no Brasil, posicionando a empresa entre as líderes do mercado local. Foi diretor de consultoria na Arthur Young, Ernst & Young, B.I.G., CIO na italiana Ferrero Rocher e VP de Operações no Grupo Helios Carbex. Liderou iniciativas regionais e internacionais de marketing e consumo junto à Unilever, Cargill, Nestlé, Ferrero Rocher, UDV, Grupo VR, Sky e vários bancos.  É expert em “Fatores Humanos” (Human Performance) e na aplicação de tecnologias neurossensoriais, nesse campo, bem como em “Inovação Colaborativa”, tendo desenvolvido métodos de colaboração e de neuroergonomia e neuro produtividade.  Formado em Tecnologia da Informação pela FATEC – UNESP e pós-graduado MBA – Administração de Empresas, pelo INAGE. Tem especialização em Neurociência pela Duke University e atua como Coordenardor de Neurotecnologia e pesquisador do Laboratório ECLab. ESPM-EdgeGroup.

 EDGE GROUP

 Consultoria em digitalização e pesquisas do comportamento humano nos processos dos negócios por meio da mensuração (“tangibilizar”) só possível com métodos e tecnologias biométricas da neurociência aplicada,  que melhoram a performance das pessoas nos processos produtivos, em pesquisa e desenvolvimento dos produtos, nas interfaces dos profissionais com máquinas e inteligência artificial e ainda, no entendimento do comportamento consumidores para um marketing mais assertivo.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay