Importância das Habilidades de comunicação explicadas por Sidney de Queiroz Pedrosa

De acordo com Sidney de Queiroz Pedrosa: “A identificação é um dos principais ingredientes de uma comunicação impressionante e eficaz. O fato é que seus ouvintes podem se identificar com o que você está dizendo e também entender com a maneira como estão dizendo, eles não devem receba e entenda sua mensagem “.

Comunicação refere-se à troca de pontos de vista, idéias, pensamentos, crenças e sentimentos com a intenção de transmitir informações do remetente ao destinatário, por meios verbais ou não verbais.

Nós nos comunicamos por várias razões, como compartilhar informações, aprender, consultar, conectar, escrever regras, regulamentos, dar conselhos, compartilhar valores e missão, ensinar, expressar expectativas, criatividade, filosofia, nosso trabalho de pesquisa, para vender produtos ou serviços, para fins de publicidade, manutenção de relações públicas e publicidade, trabalho em rede com pessoas de interesse comum e até com a fonte interna e externa da organização.

Estudo

Um estudo realizado pela North Carolina State University concluiu que, na maioria das organizações, as habilidades de comunicação eram consideradas mais importantes que o conhecimento técnico ou o conhecimento em informática. Isso por si só transmite a importância da comunicação no local de trabalho. Muitos especialistas explicam a

Comunicação como ‘fundamento de todo relacionamento,’ sangue vital de uma organização ” ” sangue vital para uma equipe de sucesso ‘etc.

A importância da comunicação é explicada em mais detalhes:

  • # O sucesso de qualquer tipo de negócio depende de um sólido relacionamento profissional entre as partes e a comunicação desempenha um papel importante na construção, aprimoramento e manutenção de tais relações.
  • # Comunicação não significa troca de palavras, mas também ouvir, entender e interpretar são parte principal da comunicação.
  • # Recursos humanos (RH) é o elemento importante em qualquer empresa / organização. Gerenciar ‘Man’ é um dos maiores desafios para qualquer organização.

A comunicação é como um lubrificante que mantém o recurso em movimento em todo o maquinário organizacional, pois envolve uma comunicação eficaz em todos os níveis – Horizontal / Vertical / Paralelo / Lateral e Diagonal.

Sidney de Queiroz Pedrosa diz: Muitas pesquisas revelaram que os gerentes passam grande parte de seu tempo de trabalho em comunicação; eles geralmente dedicam horas em comunicação, o que envolve comunicação escrita e oral.

> A comunicação fornece instruções / orientações eficazes aos funcionários, informando-os sobre os deveres, autoridades, responsabilidades e poder que eles têm enquanto executam a tarefa.
> Dar os valores organizacionais, missão, visão, metas, objetivos à força de trabalho.
> Comunicação para implementação das metas de curto e longo prazo.
> A comunicação possibilita o fluxo adequado de informações para a tomada eficaz de decisões e a solução de problemas.
> A comunicação fornece uma maneira pela qual os funcionários podem trocar idéias, opiniões, sugestões, suas opiniões e feedbacks, etc., para o crescimento e desenvolvimento da empresa / organização.
> A comunicação permite que a organização obtenha feedback sobre seus produtos / serviços dos clientes.
> No caso de nenhuma comunicação ou mesmo falta de comunicação, há chances de confusão e mal-entendidos levando a resultados indesejáveis, mau desempenho e diminuindo o moral dos funcionários.
> A gerência explica seus planos financeiros, estrutura operacional, expectativas de trabalho, ética no trabalho, responsabilidades sociais corporativas, sistema de remuneração, regras, regulamentos e políticas e ainda fornece treinamento e desenvolvimento para o nível médio e baixo da hierarquia.
> A comunicação permite que várias mensagens cheguem aos clientes / público-alvo e obtenham o feedback necessário deles.
A seguir, são apresentados os motivos pelos quais a comunicação é necessária para fontes externas:

  • -> Encontrar potenciais investidores.
  • -> Obtenção de permissões / licenças.
  • -> Lidar com compradores / agentes / revendedores e fornecedores.
  • -> Construir relacionamentos de longo prazo com os clientes / clientes existentes.
  • -> Encontrar novos possíveis clientes / clientes.
  • -> Construir relacionamentos saudáveis ​​com agências / órgãos / organizações governamentais.
  • -> Melhorar o relacionamento com a mídia e ONGs (Organizações Não Governamentais).
  • -> Construir um relacionamento agradável com as partes interessadas e a sociedade em geral.

Deve haver cultura organizacional de portas abertas, compartilhamento colaborativo e gerenciamento de suporte, que é a melhor maneira de se comunicar com a fonte interna e externa e também ajuda a criar um ambiente seguro e saudável.

A capacidade de se comunicar é uma ferramenta essencial no seu caminho de objetivos, seja com sua família, sua organização, seus colegas de trabalho ou seus clientes. “

É derivado da palavra latina “Communicare” significa compartilhar. É um processo de transferência de sinais / mensagens entre remetente e receptor.

A comunicação pode ser feita através de vários métodos, que podem ser orais (usando palavras), escritos (na forma de mídia impressa ou digital, como livros, revistas, sites ou e-mails), visuais (que podem ser vistos e exibindo algumas informações, usando logotipos, mapas, tabelas ou gráficos), mesmo que não seja verbal (como usar linguagem corporal, gestos, tons e tom de voz). As habilidades de comunicação não se referem apenas à maneira como nos comunicamos; na verdade, envolve vários outros elementos, como linguagem corporal, gesto, expressão facial, postura, habilidades de escuta, tom e tom de voz.

No mundo competitivo de hoje, boa habilidade de comunicação (oral ou escrita) é uma obrigação. De acordo com Robert Anderson, “Comunicação é um intercâmbio de pensamentos, opiniões ou informações, através da fala, escrita ou sinais”. Comunicação escrita é a comunicação por meio de símbolos escritos (impressos ou manuscritos).

Esta é uma maneira que usamos para estabelecer e modificar os relacionamentos não apenas no mundo dos negócios, mas em todos os aspectos de nossa vida. A comunicação ajuda o relacionamento a se desenvolver ao longo de boas linhas e ajuda a evitar – pensamentos / insultos, argumentos e muitos conflitos. Hoje, a habilidade de comunicação se tornou um fator predominante / importante, mesmo ao contratar e selecionar qualquer candidato. Ao entrevistar os candidatos, muitos dos entrevistadores julgam com base nas habilidades de comunicação.

Especialistas

Segundo Sidney de Queiroz Pedrosa: A maioria dos especialistas acredita que boas habilidades de comunicação podem melhorar / aumentar sua produtividade, eficiência e relacionamento interpessoal, não apenas dentro da equipe / departamento, mas também com toda a organização e com o público externo. Mesmo se você olhar para qualquer anúncio de emprego, a maioria deles menciona que o candidato deve ter boas habilidades de comunicação.

Em qualquer entrevista, uma boa habilidade de comunicação ajuda a criar uma vantagem sobre os outros, pois as qualificações técnicas provavelmente são mais ou menos as mesmas para todos os candidatos.

Observa-se que as promoções são fáceis para os candidatos, aqueles que podem se comunicar de maneira impressionante e eficaz, independentemente da natureza do trabalho ou das habilidades, designação ou departamento, ou seja, do nível sênior ao nível mais baixo da gerência.

A importância das habilidades de comunicação também aumenta na carreira; a capacidade de falar, ouvir, questionar e escrever de maneira clara e concisa é essencial para todo gerente e líder.

Comunicador

Um bom comunicador identifica pontos positivos / pontos fortes e pontos fracos em sua comunicação, que são um meio de transmitir sua mensagem de maneira eficaz. Eles identificam o motivo e tentam descobrir soluções para o mesmo.

Boas habilidades de comunicação ajudam qualquer indivíduo não apenas em sua vida profissional, mas em todos os aspectos de sua vida. No mundo empresarial moderno de hoje, a capacidade de comunicar informações de maneira eficaz, precisa e clara não é aceita apenas pelo esperado em qualquer organização e, portanto, não deve ser negligenciada.

Capacidade de falar de forma impressionante / adequada com várias pessoas, mantendo contato visual, uso de vocabulário, personalizando nosso idioma para se adequar ao público, apresentando nossas idéias de forma adequada, ouvindo ativamente, escrevendo de forma concisa, ser um jogador da equipe são os critérios mais importantes. deve ser considerado por cada indivíduo para uma comunicação impressionante / eficaz.