Boa FormaSaúde

Hipertrofia: veja como ganhar massa muscular com treinos e alimentação

Entenda as bases necessárias para o treino ideal na busca do crescimento de massa magra

A musculação tem inúmeros benefícios para seus praticantes. O desenvolvimento de músculos ajuda a emagrecer, provém a força necessária para manter o físico saudável ao longo dos anos e ainda melhora a autoestima e confiança. Existem muitas formas de se treinar para conseguir músculos admiráveis, e tudo que é necessário é um planejamento completo.

Apenas frequentar a academia regularmente e dedicar-se aos exercícios que desenvolvem a musculatura não é o suficiente. Quem deseja se dedicar inteiramente ao crescimento muscular deve entender a fundo o funcionamento do corpo e seus processos.

Hipertrofia

Esse é um processo biológico que leva tempo e exige estímulo constante. A hipertrofia é o aumento da massa magra, ou do músculo esquelético, através do crescimento das fibras musculares.

Ela ocorre quando o corpo, estimulado por atividades físicas, percebe a necessidade de curar microlesões nas fibras, causadas pelo estresse muscular, e torná-las mais fortes para aguentar mais carga.

O ideal é que o estímulo seja constante e cada vez mais intenso, mas também é essencial manter uma saúde geral, garantindo que o corpo tenha os recursos necessários para regenerar as fibras, fortalecê-las e aumentar sua quantidade.

Exercícios

Todo mundo tem um corpo diferente e necessidades diferentes, mas existem dicas que se aplicam para quase todos quando o assunto é levantamento de peso e estímulo ao crescimento dos músculos.

Uma das mais populares dicas é utilizar pesos que permitam até 8 repetições por série. Essa proporção estimula os músculos de maneira intensa, saudável e que traz resultados em prazos relativamente curtos. Também é essencial treinar de 3 a 6 vezes por semana, mantendo a frequência do estímulo.

Realizar os exercícios de forma lenta impede que haja impacto nas articulações e executa melhor os microrrompimentos nas fibras musculares. Alterar as séries de exercícios a cada 4 semanas evita o engessamento.

Alimentação

A alimentação é outro aspecto importante. O ideal é falar com um nutricionista para ter certeza de tudo que pode ser consumido, de acordo com seu corpo e seus objetivos. Não adianta se encher de frango e batata-doce; é essencial saber quais são as refeições certas, com os nutrientes certos.

Também é necessário ter um entendimento do seu metabolismo e de que tipo de suplementos devem ser utilizados para manter a massa muscular e ajudá-la a se desenvolver.

Por fim, nenhum músculo se desenvolve bem sem sono, sem autocuidado e sem descanso.

Imagem de Luciana Ottoni Lu Ottoni por Pixabay 

Instagram