Grupos Renault e Jiangling se unem em joint venture por veículos elétricos na China

Os Grupos Renault e Jiangling (JMCG) concordaram em trabalharem juntos para expandir suas participações no mercado de veículos elétricos na China, que é o maior do mundo. Em comunicado divulgado na quarta-feira, 17, a Renault informa que aplicará o equivalente a € 128,5 milhões (RMB 1 bilhão em moeda local) na joint venture JMEV, subsidiária da Jiangling criada em 2015 e dedicada à produção desses modelos com a marca Eveasy. Com isso, a marca francesa se tornará acionista majoritário da joint venture, com 50% do capital.

Um primeiro acordo entre as duas companhias foi divulgado ainda em dezembro de 2018, quando as empresas confirmaram seu interesse em trabalhos conjuntos na China para o segmento de veículos elétricos. Com a cooperação, agora formalizada, enquanto a Renault será capaz de ampliar sua atuação no mercado chinês, a JMCG será beneficiada pela integração e dos recursos, promovendo seu crescimento para o futuro.

“A China é um mercado chave para o Grupo Renault e esta parceria no negócio de veículos elétricos com a JMCG irá apoiar o nosso plano de crescimento no país e em nossas capacidades para com veículos elétricos. Como pioneira e líder no mercado europeu de veículos elétricos há mais de 10 anos, vamos capitalizar nossa experiência em P&D, produção, vendas e serviços”, declarou o vice-presidente sênior do Grupo Renault na China, François Provost.

Por sua vez, o presidente da JMCG, Qiu Tiangao, reforça o pioneirismo da companhia em ser uma das primeiras empresas chinesas a introduzir parceiros estratégicos internacionais para a produção e desenvolvimento de veículos elétricos: “Em parceria com o Grupo Renault, a JMEV será capaz de elevar sua competitividade a um novo patamar e penetrar no mercado de veículos elétricos da China”, disse.

 Grupos Renault e Jiangling (JMCG)

Fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/29558/grupos-renault-e-jiangling-se-unem-em-joint-venture-por-veiculos-eletricos-na-china