GPA e Leroy Merlin buscam startups para programa de aceleração

Liga Retail, programa da Liga Ventures, está com inscrições abertas até o dia 24 de Março e busca inovações para a área de varejo

 

Primeiro ciclo do programa contou com mais de 400 inscritos

 

A Liga Ventures – aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes corporações – fechou parceria com o GPA – um dos principais grupos varejistas do Brasil, controlador das bandeiras Pão de Açúcar e Extra – e a Leroy Merlin – rede de lojas de materiais de construção e decoração fundada na França em 1923 – com o objetivo de acompanhar inovações e tendências do mercado de varejo, além de buscar novas ideias e oportunidades de negócio para o segmento.

 

As duas corporações farão parte do Liga Retail (https://liga.ventures/retail) – programa que prospecta, seleciona e acelera startups com soluções para otimização de lojas, inteligência artificial, uso de dados e big data. As inscrições para as startups que desejam fazer parte do programa estão abertas e irão até o dia 24 de Março.

 

Para Rogério Tamassia, co-fundador da Liga Ventures, a participação das duas empresas gera grandes expectativas ao programa. “A parceria de gigantes como o GPA e Leroy Merlin permite que o programa de aceleração Liga Retail fique ainda mais interessante para as startups e para o setor de varejo, já que permitirá mais oportunidades de negócios, conhecimento e network”, comenta.

 

Do outro lado, participar da aceleração permite que as  corporações contribuam ainda mais para o desenvolvimento de inovações que devem revolucionar o mercado de varejo, além de buscar soluções que alavanquem os negócios da companhia.

 

Programa de Aceleração Liga Retail  

As inscrições para o programa de aceleração podem ser feitas pelo site  http://liga.ventures/retail/, até o dia 24 de março. Após o encerramento, serão selecionadas quatro startups que tenham inovações relacionadas à IoT aplicada ao Varejo, redução de perdas, gestão de estoque e inventário, logística reversa, automações, satisfação do cliente, smart picking, entre outras. No último ciclo com a participação do GPA, ocorreram mais de 400 inscrições, sendo que as startups Numenu, Menu.com.vc, Saffe e SEED Digital foram as escolhidas para participar do programa.

 

Durante 4 meses, os empreendedores poderão explorar oportunidades de negócios com as duas grandes empresas participantes, receber mentoria de executivos da Liga Ventures, além de acessar um amplo networking com parceiros e possíveis investidores. Nenhuma contrapartida em participação societária ou propriedade intelectual é exigida das startups aceleradas.

 

Sobre a Liga Ventures

Criada em 2015, a Liga Ventures (http://liga.ventures/) é uma das maiores aceleradoras de startups do país e pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate ventures, com parceiros como BNDES, GPA, Brink’s, Porto Seguro, Embraer, Mercedes-Benz, AES Brasil, Intel, TIVIT, Eaton, WebMotors, Sascar, Cateno, Saint-Gobain, Unilever, Cartão ELO, Ticket Log e Vedacit. Além disso, possui mais de 11 mil startups em seu banco de dados. Só em 2017, foram realizadas mais de 3 mil inscrições nos programas de aceleração, na qual a Liga é responsável desde o processo de seleção das startups até o acompanhamento dia a dia com os empreendedores. A Liga também já acelerou mais de 100 startups em seus ciclos de aceleração e criou estudos inéditos por meio do projeto Liga Insights, apontando startups que estão inovando nos setores de AutoTech, Retail, Tecnologias Emergentes, HR Techs, Health Techs, IT, Real Estate, Eleições 2018 e Martechs.

 

Sobre o GPA

O GPA, uma empresa do Grupo Casino, é a maior companhia varejista do Brasil, com mais de 2 mil lojas em todas as regiões do país: 22 estados, além do Distrito Federal, com operação de lojas físicas e e-commerce. O grupo é o maior empregador privado do país em sua área de atuação, com mais de 130 mil colaboradores. Com diferentes modelos de negócio, operações em lojas físicas e no comércio eletrônico, o GPA está sempre acessível ao cliente, oferecendo o que ele quiser, onde estiver, proporcionando um amplo poder de escolha.

Suas unidades de negócios reúnem algumas das marcas e redes mais conhecidas do varejo alimentar e não alimentar: Multivarejo (Extra, Minimercado Extra, Pão de Açúcar,  Minuto Pão de Açúcar e Aliados CompreBem), Assaí Atacadista, Via Varejo (Casas Bahia e Pontofrio e e-commerce), postos e drogarias, além do GPA Malls (gestão dos ativos imobiliários do GPA, administração e expansão das galerias comerciais).  O GPA tem ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York desde maio de 1997.

 

Sobre a Leroy Merlin

Instalada no país desde 1998, a Leroy Merlin é especializada em construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem. A excelência em atendimento e variedade de produtos fazem com que a empresa seja a principal referência do setor de Varejo de Materiais de Construção. Segundo os dados da Revista Anamaco (órgão ligado à  Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – ANAMACO), a Leroy Merlin é líder do mercado varejista da Home Center. São mais de 80 mil itens divididos em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Hidráulica, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração, Iluminação e Cozinha.

Hoje são 41 unidades espalhadas por dez estados brasileiros mais o Distrito Federal, além do e-commerce/Marketplace, que atende todo o país. As lojas são equipadas com serviços especiais como mesa de bricolagem, fábrica de cores, espaço projeto, corte de madeira e vidro, coleta seletiva e drive-thru e Bricolabs ligados à inovação.