Governo do Canadá e governo do Québec apresentam série de atividades on-line em celebração pelo Mês da Francofonia

Destaque para festival AnimaCanadá que chega a sua 4º edição com produções inéditas e gratuitas

Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Canadá no Brasil traz para o Mês da Francofonia uma semana inteira de animações canadenses on-line e de graça! O festival AnimaCanadá na Francofonia acontece entre os dias 08 e 14 de março na página do Governo do Canadá no Brasil no Facebook (facebook/canadanobrasil).

Nessa edição, há produções de alunos da Universidade Laval, além de curtas independentes que trazem reflexões sobre nossas ações no dia a dia, pandemia, nossa relação com o meio ambiente, e mais. Cada filme ficará disponível por 24h.

Mês da Francofonia

Abrindo o festival no dia 08/03, o curta “Un Sacré Mariage”, dirigido por Francis Papillon, conta a história de uma freira que acaba tirando uma soneca durante um casamento e cria uma baita confusão na cerimônia. O curta, fez parte da Seleção Oficial do Festival Internacional de Animação de Ottawa em 2013 e foi o vencedor do prêmio “Menção Especial do Júri” no Festival de Animação BASA da Universidade Laval também em 2013.

Governo do Canadá

Destaque também para os curtas “Crac!” de Frédérick Back que levou o Oscar de Animação em 1981 e “Quarantine life” de Laura Venditti que retrata, de forma divertida, os desafios de uma mulher durante a pandemia da Covid 19.

A programação completa, assim como a biografia das produções, pode ser acessada no link a seguir: https://www.facebook.com/events/903619417057186/ 

Além do cinema

No mês de março o chef, Walter Velazquez, responsável por comandar a cozinha da residência oficial da Embaixada do Canadá em Brasília, vai ensinar ainda ao público como fazer uma típica receita franco-canadense: a tourtière. A apresentação on-line contará ainda com a participação da Embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May.

Québec: noites de literatura e de circo

Para dar inicio às atividades do mês da Francofonia, O Escritório do Québec em São Paulo (BQSP) está organizando, no dia 25 de fevereiro, uma « Rencontre littéraire croisée : langues maternelles et identités » com o escritor, cantor e fotógrafo nativo de Quebec, Samian. Continuando, no dia 20 de março, o espetáculo circense “Blizzard” da Flip Fabrique vai transportá-lo a um universo insano, poético e afetuoso em pleno inverno. Um momento para se fascinar. Para todos os detalhes sobre a programação das atividades do BQSP, siga o nosso Instagram: Québec no Brasil (@quebecbrasil)

Francofonia

Atualmente, 300 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue française. No Canadá, a população francófona é de 7,2 milhões de habitantes. A data é celebrada em todo o mundo sempre no dia 20 de março com centenas de atividades culturais para manter a herança linguística, cultural, gastronômica e de valores sempre viva. Festejar a data é, sobretudo, mostrar que a francofonia é pluralista e moderna, compartilhando sinergia com os valores francófonos.

Festival de Cinema Online AnimaCanadá na Francofonia – 4º edição

De 08 a 14/03

08/03 – “Un Sacré Mariage” – Francis Papillon (2013)

2min e 19s | Sem diálogo

Um casamento comum se transforma no acontecimento do ano quando a freira responsável pela música toca acidentalmente o CD errado!

09/03 – “Crac!” –  Frédérick Back (1981)

15 min | Sem diálogo

A história segue as experiências de uma cadeira de balanço, desde sua criação a partir de uma árvore até a época em que era membro de uma família de agricultores canadenses e sua inclusão em uma mostra dentro de um museu. O filme nos faz refletir sobre a nossa relação com os objetos, seus simbolismos e nosso consumismo cotidiano.

O filme levou o Oscar de Melhor Animação em 1981

10/03 – “Home Sweet Home” – André Michaud (2013)

2min e 39s | Sem diálogo

Joe Green acorda no meio de uma terra de ninguém quando seu precioso abrigo é tirado dele. Então ele começa sua busca por um novo lar. Este curta-metragem em stop-motion é o primeiro estrelado por Joe Green, uma tartaruga sem-teto que se esforça para permanecer viva neste mundo impetuoso.

11/03 – “L’Escapade” – Anthony Labrecque (2020)

51s | Sem diálogo

Sr.Baza sai em uma fuga de motocicleta, mas suas grandes ambições podem levar a eventos inesperados.

12/03 – “Wackatdooo” – Benjamin Arcand (2015)

5min e 40s | Sem diálogo

Não é tão fácil quanto parece ser um gatinho nesse mundo agitado – mas nada melhor do que um pouco de música para animá-lo.

13/03 – “Astrosinge” – Maxime Decelles (2019)

5min e 40s | Sem diálogo

Quando mais um dia de trabalho começa no Centro Espacial Astrosinge, as maiores mentes simiescas de nosso mundo estão finalizando os procedimentos de decolagem para sua missão de estreia. Na confusão caótica habitual, Steve, também começa seu trabalho no centro sem notar sua interferência desastrosa na missão.

14/03 – “Quarantine Life” – Laura Venditti (2020)

11s | Sem diálogo

Nesse filme biográfico, e divertido, Laura reflete sobre os desafios do dia a dia durante a pandemia e sua relação com a rotina, o trabalho e seus hobbies.

AnimaCanadá

AnimaCanadá
Instagram