Governador do Paraná apresenta Plataforma de Inteligência Artificial (PIÁ) no Smart City Business Brazil 2019, em São Paulo

O segundo estado mais inovador do Brasil compartilhará os resultados do uso da tecnologia para gestão pública durante o evento

Segundo o ranking FIEC, o Paraná é o estado o segundo Estado mais inovador do Brasil e um dos que mais investe em ciência e tecnologia. As iniciativas que já estão em uso pela população paranaense serão apresentadas pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior e o  vice-governador, Darci Piana, para outros municípios brasileiros durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019 reunirá as principais empresas de tecnologias, prefeitos, secretários, governadores e todo ecossistema de cidades inteligentes em São Paulo.

As autoridades serão acompanhadas pelo Presidente da Cia de Tecnologia da  Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), Alan Costa e do Presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Eduardo Bekin para fomentar a palestra “Governo 4.0.  Paraná o Estado da Inovação”, sobre o trabalho realizado para transformar o Estado no mais inovador do País.

“Os esforços neste sentido já foram acelerados, com mais incentivos à pesquisa acadêmica e maior aproximação com startups, inclusive com incursão ao Vale do Silício, com a criação de novas soluções que facilitem a vida do cidadão (govtech) e de tecnologias digitais que estimulem a produção do campo (agrotech), setor que representa uma das maiores alavancas da economia paranaense”, explica o vice-governador, Darci Piana.

Este tipo de iniciativa coloca o Estado dentre os principais incentivadores do conceito de Smart Cities, baseado em inovação e práticas disruptivas. Nesse sentido, os smartphones têm sido ferramentas para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e de empreendedorismo, através dos aplicativos mobile – como o Paraná Serviços, que ajuda a aproximar pessoas que necessitam de serviços domésticos de profissionais autônomos. Além de APPs para acionar as forças de segurança e para ajudar a polícia no registro de ocorrências.

O governo do Estado ainda promove a plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), lançada neste ano, reúne quase 400 serviços. “A PIÁ permite a interação com o usuário que busca atendimento em diversas áreas do Poder Público. Inovar na gestão é uma prioridade do atual governo que também promoveu o ThinkinG, que trouxe ao Paraná referências internacionais no ramo de inovação para disseminar o uso de inteligência e inovação na administração pública”, finaliza Piana.

Smart City Business America Congress & Expo 2019
Data: 22 a 24 de julho de 2019
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Foto: José Fernando Ogura/ANPr