Genética GENEX é líder do programa Qualitas e se destaca nos sumários PMGZ e ANCP

O trabalho desenvolvido pela GENEX (antes CRI Genética) no melhoramento genético do gado Nelore ficou evidente após os resultados das últimas avaliações do Programa Nelore Qualitas, do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Além do líder no sumário Qualitas, outros touros ficaram em destaque nas avaliações.

No Qualitas o 1º colocado na avaliação ficou com o QLT Nero e a 6ª colocação com o touro Jacamim da Bela. Leonardo Souza, diretor da Qualitas Melhoramento Genético, explica que o QLT Nero foi o reprodutor com maior Índice Qualitas do sumário 2018. Foi selecionado para Teste de Progênie em 2015 e após ser utilizado em 12 rebanhos e produzir 302 filhos, alcançou o topo do sumário. “Transmite as características ideais para a pecuária lucrativa como baixo peso ao nascimento, perfeito para inseminação de fêmeas de 14 meses, alto peso de desmama, fortíssimo para ganho de peso após desmama, ótimo perímetro escrotal e excelente em qualidade de carcaça, muita costela, muita carne e ótimo acabamento”, detalha.

Para Guilherme Pontieri, criador do touro, o QLT Nero possui uma genealogia muito completa e que dá sustentação aos números de avaliação genética que ele tem no Qualitas. “É um animal top 3% no seu peso de desmama, top 2% no perímetro escrotal e nas outras características é top 0,1%, como o peso sobreano, ganho de peso pós desmama e a musculosidade. A Agropontieri trabalha com genética desde 1996, e com o Qualitas desde 2000. Posso falar muito tranquilamente que o Nero é, dentro desse tempo que nós estamos vivendo o melhoramento genético, o melhor touro que a Agropontieri produziu até hoje”, salienta.

Publicada durante a ExpoZebu, a nova avaliação genética do PMGZ tem dois touros GENEX entre os 10 primeiros, em 6º lugar o D4478 da MN (Bilhete) e em 7º o Lúdico da Bela, além dos touros Angico MAT e Zapp Beabisa, muito bem colocados. “O Lúdico da Bela, que também é líder do sumário de touros da reprodução programada, pela ANCP, representa muito bem a seleção da Bela Alvorada – Nelore Zan, por ser um reprodutor de altíssima avaliação genética com aprumos muito fortes e carcaça moderna. Visa atender quem procura fazer pecuária de ciclo curto, característica destacada no portfólio de touros da GENEX e que nos motivou a incrementar nossa parceria com mais este touro de sucesso”, ressaltou Flavio Aranha, proprietário do touro.

No sumário da ANCP, os resultados são ainda mais abrangentes, com touros em evidência em vários critérios: Lúdico da Bela – Líder do Sumário de touros da Reprodução Programada, que é o teste de progênie oficial da associação; nos líderes para Peso de Carcaça Quente (PCQ) a GENEX fez o 2º e o 3º colocados, Tornado Mat e Horista KA, respectivamente. Nos líderes para marmoreio ficaram na 5ª colocação o Mármore do Golias e nos líderes para Perímetro Escrotal aos 365 dias, a 9ª colocação com o Coronel da MN.

“Os resultados mostram a consolidação do trabalho da GENEX no Nelore, raça tão importante para a pecuária nacional. A GENEX vem trabalhando com muito critério técnico na escolha dos reprodutores, mas o mérito é dos criadores que produziram os touros e vêm realizando um trabalho de seleção genética focada em eficiência produtiva”, destaca Juliana Ferragute, gerente de produto corte da GENEX.

Sobre a GENEX

É uma das empresas líderes no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, e atua com foco na venda de qualidade genética nas raças taurinas e zebuínas voltadas para a produção de leite e carne. Como subsidiária da Cooperative Resources International, segue a mesma filosofia da matriz americana: entregar excelência, inovação e valores por meio dos produtos e serviços oferecidos a seus clientes. Estabelecida no Brasil desde junho de 2005, a GENEX (antes CRI Genética Brasil), traz para o país a genética dos melhores touros americanos – com destaque para as raças Holandês, Jersey e Angus – e segue a mesma linha na seleção das raças zebuínas, com foco na produção, na fertilidade e na busca de uma genética diferenciada. Sediada em São Carlos (SP), possui filiais nas cidades de Belo Horizonte (MG), Castro (PR), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

Mais informações: www.genexbrasil.com.br.

QLT Nero – 1º Colocado no Sumário Qualitas 2018
Divulgação GENEX
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons